quarta-feira, 31 de março de 2010

O HOMEM É UM SER CORRUPTO



Aula do ***Prof. Dr. Nodari, disciplina Legislação e Ética em Jornalismo, dia 31 de março de 2010.

A exposição, orientação, e debate refería-se ao Capítulo 5º da Constituição Federal de 1988, o que muito se afirma em Direito, "a primeira e a última Lei, a Carta Magna do Brasil." Ou como prefere dizer o professor: "O MANUAL DE INSTRUÇÃO DO POVO BRASILEIRO."
Segundo o professor nossa vida deveria ser regida através do Título II, Dos Direitos e Garantias Fundamentais, CAPÍTULO I, DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; (que juntamente com mais 50 parágrafos, incisos e ígnias compõe a lição de cidadania que devemos exercer e levar conoco por toda a vida, deixando como herança aos que virão).

Porém o que vemos, percebemos e constatamos com tristeza, que nosso Mestre está correto quando afirma: " a Contituição Federal é o Manual do Povo Brasileiro, mas o povo brasileiro não gosta de ler, muito menos manual, compra um eletro 110 e liga em 220, detona-o, porque deixou de ler o manual."
Mas afinal qual a mensagem que ele queria nos passar?
Somos sim um povo que não lê, não importa-se com CULTURA e sim o que pensam ser cultura como a bisbilhotisse de um programa chulo de televisão chamado BBB, aonde um ser acéfalo ganha um milhão e meio de reais afirmando em cadeia nacional e até para fora do país que "AIDS não dá em heteros," deixando bem claro que além de burro é preconceituoso, mas que importa? Ele "é lindo!!! autêntico..." E ficou rico facilmente, mesmo parecendo um rato de laboratório.
Se o povo brasileiro lesse e lesse o Artigo 5º da CF, não venderia seu voto, mas saberia o motivo do voto e saberia votar, saberia o que é Direito e como cobrar, não esperaria nada "cair do céu," mas iria à luta, saberia vigiar a quem ele elegeu e certamente teríamos mas Universidades, escolas com qualidade desde cedo ensinando o que é CIDADANIA, DEMOCRACIA e não o que somente o que alguns poucos sabem e por serem 1% da população e terem acesso ao Ensino Superior (já que escolas em geral não tem em sua grade curricular nada referente ao que escrevo aqui), pouco ou nada podem fazer, CONSTRUIR MAIS ESCOLAS E UNIVERSIDADES E MENOS PRESÍDIOS.
Sem demagogia barata a Constituição Federal de 1988, é de fácil acesso, encontra-se em qualquer banca de revistas, é barata E O MELHOR, DE FÁCIL COMPREENSÃO. NÃO É PRECISO SER DOUTOR, ACADÊMICO, BASTA TER VONTADE DE LER, QUERER APRENDER, QUERER MUDAR, mesmo que mais de vinte anos de imposição de cegueira pela ditadura tenha-nos tirado este prazer, ESTE DIREITO SAGRADO - EDUCAÇÃO SOCIAL, que a mídia corrompida pela podridão do poder, do dinheiro fácil, do somente "ter e ter" influenciando através de uma péssima programação diária, que demonstra sensacionalismo, corrupção, violência e declarações absurdas de "celebridades" que alimentam a mente distorcida das pesssoas e as alienam, manipulam, fazendo-as crer que a corrupção acontece somente na política partidária,
aproveitando-se que estas não possuem um senso crítico apurado para analisar-se de que é UM SER CORRUPTO E ANTIÉTICO quando, não devolve o troco que recebeu a mais no caixa, vota no cara que prometeu algo, ou simplesmente deixou um envelope com a foto e algum dinheiro dentro, diz ao filho no Ensino Básico: - "Filho, passa de ano e o pai te dá um presente..." isto é corrupção!!! A criança tem que aprender a estudar, aprender a ser Cidadão e não mais um corrupto que segue a "LEI DE GERSON: levar vantagem em tudo", só Educação e Esforço constroem uma PESSOA, EDUCAÇÃO EM CASA, NA ESCOLA, NAS IGREJAS... EDUCAÇÃO SOCIAL NA MÍDIA.
O que me dói, não é somente analisar a Sociedade, pela sua conduta, ninguém quer participar dos Conselhos Municipais,Estaduais, Associações que construam algo de bom, cobrem um escola com um bom ensino, porque é muito mais interessante deixar de ler algo bom lá e ficar em casa "sentando a lenha" em políticos e governos tomando cachaça vagabunda e vendo a novela do amor bandido. Até nesta hora conseguimos er corruptos, traimos a nós mesmos pela nossa comodidade imposta por meios de comunicação públicos, NOSSOS, mas que possuem donos espúrios que defendem somente o seu, o interesses DELES e o povo nem percebe... tudo ruindo, e ninguém percebe, somente quando precisa do serviço público, mas a única saída que encontram é o lamentar. E não há desculpas, eu andei em uma região linda, mas pobre no Nordeste que oferece cursos diversos gratuitos e tanto lá quanto aqui no Sul do Brasil o povo é o mesmo, desinteressado, relapso consigo mesmo porque depender do Governo é fácil, basta ter filhos matriculados na escola.
SOMENTE A EDUCAÇÃO MUDA ESTE PAÍS, TORNA-O DE FATO DEMOCRÁTICO E LIVRE, SOMENTE O POVO LENDO E APLICANDO O MANUAL DO BRASIL QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS APARTIDÁRIAS, PASSARÃO A VALER E FAZER DESTA COLÔNIA, UMA GRANDE NAÇÃO.

***Professor Dr. Ricardo Nodari, é advogado criminalista, professor e Doutor em Direito, adminstra aulas em Comunicação Social na UNOESC-JBA.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UNOESC-JBA.

4 comentários:

  1. Não nascemos corrupto, mas o dia a dia mesmo inda criança nos faz entender a sabedoria dos nossos pais, esta sabedoria de sabidos ignorantes sociais. È vero o que falas sobre a não participação da sociedade nos Conselhos Municipais e Estaduais e não só nos conselhos mas em qualquer entidade Social, Estas sim formada por heróis sonhadores que sem nenhum tostão, banca com recursos próprios estas entidades e ainda são estigmatizados, persequidos e imcompreendios pelos seus conterrêneos, não teem solidariedade e nem participação, mas tem descofiança e falta total de apoio moral e financeiro. SOU Presidente e criador, fundaor da Associação de Pais de Alunos da rede Publica no estado de Alagoas, estamos em lutas constantes, mas sem nenhum NENHUM MESMO apoio, nem dos pais. Mas numa hora de greve política como Faz o SINTEAL em Alagoas anualmente, os pais aparecem a lamentar a falta de organização deles mesmo. e o SINDI PT disfarçado em sindicato, completamemnte arrumado, está construindo um auditório circular de fazer inveja a Federação das industrias. Greve e prejuízos aos alunos? perda de anos de vida das crianças? Instrução de imcompetentes que se fizeram professores nas Coxas de retalho? Nem pensar, o que vale são as contribuições mensais sindicais ou não. O Brasil e os Brasileiros que vão pastar, já que são Gados de manobra mesmo. Querem ser, foram FABRICADOS PARA SEREM.

    ResponderExcluir
  2. Conheço tua luta Noivo... eu acompanhei bem de perto, fui testemunha ocular, me lembro do dia da reunião do seu bairro as barbáries que ouvi antes da reunião, como o exemplo que citei em um texto aqui sobre Maceió...agora não me recordo qual, mas lembro: "sentado com uma lata de pitú, no meio fio dizia, não vo pra reunião, é política e não me interessa," é mais ou menos assim, mas é isto, ele preferiu a cachaça, paga certamente com a Bolsa Esmola, do que ir discutir sobre a rua onde mora que necessitava de reparo. Mas falar mal, sabia...
    Em setembro me recordo da greve dos professores, só baderna e logo ao acabar a nota divulgada na imprensa local "agradecendo ao PT pelo apoio que os pais venceram ao apoiar a boa Educação oferecida aos alunos." Tão boa Educação que vi o quanto teus filhos penaram devido a esta maldita greve.
    É revoltante sim... mas o que mais desanima é saber que o povop quer isto, que foi condicionado a isto e aceita, crendo em BBB, Fazenda, comerciais que induzem a você ter algo porque certamente senão tiver, estarás excluído, sendo que já É EXCLUIDO, QUANDO NÃO SE TEM EDUCAÇÃO, SENSO CRÍTICO, QUANDO UM POVO NÃO SABE E NÃO FAZ VALER O QUE É SEU E ASSINA UMA PROCURAÇÃO EM BRANCO, VENDENDO SEU VOTO POR QUALQUER MISÉRIA, ELE SE ANULA, ELE DESTRÓI O QUE SUPOSTAMENTE CHAMAMOS DE DEMOCRACIA. ELE MESMO SE EXCLUI, NÃO É O GOVERNO, QUE MUITO COLABORA PORQUE LHE É CONVENIENTE, É ELE MESMO. Depois reclama: " não temos saúde, não temos Educação, ganhamos mal, moramos mal..." mas esquecem-se que ao vender o voto, perdem a razão, perdem o direito a cobrança.
    "Sim gado de manobra, fabricados pra isto." Triste, porque enquanto houver um Sistema Podre que compra mídia para manter este povo gado, todos nós vamos continuar pastando... todos nós.
    No passado queimamos nossos sutiãs, lutando por Liberdade, fomos mortas nas fogueiras por dizer a Verdade, hoje eu confesso: "Tenho vontade de rasgar a Constituição senão fosse Crime, já que ninguém sabe ler, finge não saber, ou não quer ler mesmo." Eu também me revolto e digo com licença, parodiando De Maistre, "cada povo tem o Governo que merece, e a mídia também."


    Ivete Depelegrim Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Minha Nossa!!!
    o pau comeu por aqui???
    Mas é verdade, não nascemos corruptos Torquato, mas ao praticar o suborno passivo em uma criança para que a mesma passe de ano, estamos a tornando corrupta, ou vá lá na venda e me traga tal coisa que te dou 0,50 centavos, também, ou adolescentes "olhe, não conta pro pai.... eu te dou meu DVD," e as demais atitudes que ao longo da vida vamos sem nos dar conta incluindo em nossas vidas, vamos nos corrompendo e espalhando este mal, tendo em mente ser absolutamente legal e normal, Ético.
    A mídia é corrompida, o Poder e Sistema também, nossa Educação, religião... somos sim seres corruptos, ignóbeis.
    E pior... conformados, acomodados.
    Deuses nos Perdoem... mas somos culpados e PAGAMOS A FATURA DO PASSADO QUE SE FAZ PRESENTE E DEUSES NOS LIVREM, CREIO QUE CONTINUAREMOS PAGANDO FUTURAMENTE...

    ABRAÇO AOS DOIS QUE AMAMOS

    Fernando e Ronnie

    Madrinha... fiquei pasmo... queria ter tido esta aula com este cara, deve ser FERA, porque lembra, tivemos com Mestre Ronnie e ele era o CARA no Art. 5º.

    ResponderExcluir
  4. Vim corrigir...
    Roni Edson Fabro. Desculpe Mestre.
    Abraço
    Ronnie Marco

    ResponderExcluir