terça-feira, 16 de março de 2010

MÉDICO BANDIDO




Jornal do Almoço, 16 mar 2010, aproximadamente 12 horas e 30 minutos.


O repórter Cléber Pizzamiglio da RBS CENTRO OESTE, trás como reportagem a denúncia de que o Dr. Sérgio Rodriguez, boliviano radiacado na região há anos, ginecologista e obstrétra, estava assediando pacientes em seu consultório médico.
Cléber em belíssima reportagem, com muita personalidade e postura Ética, trouxe inclusive uma das vítimas (devidadamente resguardada) para relatar os momentos de horrores que passara em uma consulta de rotina com o tal profisssional. Para ela um choque, um trauma, para nós: revoltante.Palavras dela: "ele veio me tocando, passando a mão em mim, em meus lábios, dizendo que precisava de mim, que queria aquilo de mim, estava me forçando..." A voz dela era trêmula ao fazer o relato para a televisão.
Na reportagem o médico é apontado como reincidente, já que pelo mesmo motivo fora denunciado em 2008, porém nada aconteceu. O promotor de Justiça, Dr. Protásio de Campos, afirmou ao Jornal do Almoço que todas as medidas serão tomadas desde a denúncia, apuração e fechamento deste caso e conclamou todas as possíveis vítimas a procurar o Ministério Público e fazer sem medo a denúncia, pois suas identidades serão mantidas em segredo absoluto.
Na mesma reportagem o Dr. Élcio Bonnamigo do CRM, também incumbiu-se de investigar o caso, abrir sindicância e tomar as devidas providências.
Cléber tentou contactar o advogado de defesa do médico em 2008, mas esta afirmou que na ocasião abandonou o caso e Dr. Rodriguez, até ao presente momento está sem advogado de defesa.
Logo ao término desta reportagem que relatei aqui, entrou o comentário do contundente Luíz Carlos Prates, que nada teme e fala o que tem que ser dito. Falou que considera a Medicina um Sacerdócio, tanto em curar, como no sigilo do que se passa nas consultas entre médico e paciente, porém quando o profissional deixa de lado sua postura sacerdotal e passa a ser um bicho, animal, a vítima não pode ser conivente e calar-se; tem que denunciar, pois se não o faz a impunidade reina, domina e em sua veemência declarou: " eu confio no Ministério Público, porém se este vier a falhar, é hora de um MACHO, MACHO MESMO tomar a vez e levar este médico à uma rua escura destas e demonstrar como se faz, o que não pode é mulher em pleno século 21 ser molestada, forçada a fazer o que não quer, muito menos em consultório médico que deve ser sagrado." Tudo bem Sr. Prates... entendo sua revolta, asco, desprezo, mas devemos lembrar aqui que violência não se responde com violência, vamos sim confiar no Ministério Público que irá sem "sujar as mãos, ou qualquer coisa que o Sr. ensinuou," para fazer Justiça.
O que quero deixar claro neste espaço feito para vigiar a mídia, é que como estudante de Comunicação Social - Jornalismo - irei acompanhar este caso de perto, quero ver o quanto a mídia local é capaz de manifestar-se, investigar junto, emitir os fatos como são. Pelo que apurei até agora, somente o Jornal do Almoço manifestou-se, mas e os jornais e mídia eletrônica, cadê, onde estão??? Quero fazer um apelo aos meus colegas de curso que trabalham nas rádios locais e que acompanham o blog, se o fato foi divulgado nas mesmas.
A mídia é nossa, de qualquer cidadão brasileiro, portanto nós como formadores de opinião temos o dever de vigiá-la e manter a população bem informada pra que fatos lamentáveis como este, que geram repulsa, revolta, medo e maltrata seres humanos inocentes, não tornem-se corriqueiros e banais.
Parabéns ao Amigo e Colega Cléber Pizzamiglio. Trabalho Perfeito!!!



POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica do Curso de Comunicação Social - Jornalismo - da UNOESC-JBA.

12 comentários:

  1. Parabéns Madrinha!!!!
    Parabéns Cléber Amigão Véio...
    Concordo com Prates: "Medicina é Sacerdócio, mas discordo sobre sua sugestão."
    Aqui neste caso, como no do famoso médico de Sampa, a JUSTIÇA deve ser feita sim, MAS POR CAMINHOS LEGAIS.
    Beijoooo Madrinha, Nosso Orgulho E SEM MÁSCARA VERMELHA QUE ENGANA TROUXAS E A QUEM NÃO DEVERIA SER TROUXA...
    Te Amo
    Ronnie

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos meus Colegas da Rádio que passaram a informação com idoneidade.
    A mídia eletrônica, tambem colabora, afirma que o Dr. Rodriguez encontra-se foragido, detalhes aqui: Ginecologista suspeito de molestar pacientes em Joaçaba é procurado pela polícia. Médico, que tem dupla nacionalidade, não é encontrado desde sexta-feira. Por: Darci Debona.
    Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a2839016.htm&section=Geral. Acesso 16 mar 2010.

    A preocupação reside em o médico ter duas cidadanias, mas vamos aguardar e crer no Ministério Público de ambos os países. Crime é Crime em qualquer lugar do mundo.

    ResponderExcluir
  3. O Médico Ginecologista Dr. Rodriguez, está com a a prisão preventica desde sexta feira, 12 mar 2010 e segundo entrevista dada ao repórter Clebér Pizzamiglio, hoje ao Jornal do Almoço, 17 mar 2010, aproximadamente 12 horas e 15 min., o novo advodado de defesa contituído, nega as acusações sobre seu cliente, afirma ter provas e já entrou com pedido de Habeas Corpus, mesmo seu cleinte não estando foragido, "ele está em viagem de férias com a esposa, programada desde junho de 2009."
    Porém o Ministério Público, teme que o mesmo fuja para a Bolívia, mas o delegado Maurício Pretto acredita que ele se apresente espontaneamente segunda feira próxima, caso contrário estenderá o mandado de prisão para todas as Comarcas.

    ResponderExcluir
  4. Segundo declarou ao Jornal Diário Catarinense, o delegado está recebendo denúncias de fatos como este, praticados pelo mesmo infrator há 30 anos, mas que nada mais pode fazer, mas que enxerga como um estímulo para as vítimas denunciarem sem medo e ajudar nas investigações, ja que o médico fora indiciado por estupro de vulnerável.
    Mais informações: Polícia | 16/03/2010 | 18h47min
    Ginecologista suspeito de molestar pacientes em Joaçaba estaria na Argentina. Filha do médico disse que ele está em um cruzeiro marítimo no país vizinho. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a2839878.htm&section=Geral. Acesso 17 mar 2010.

    PARABÉNS AOS COLEGAS DA IMPRENSA RÁDIO, JORNAL IMPRESSO E ELETRÔNICO E A RBS TV CENTRO OESTE.
    PARABÉNS COLEGA CLÉBER!!!

    Ivete Depelegrim Ribeiro

    ResponderExcluir
  5. ATUALIZANDO:
    Ao que apuramos o médico ainda suspeito de cometer os crimes citados continua foragido e seu prazo para apresentação expontânea, expira segunda feira dia 22, próximo.
    E apresentaram-se ao Ministério Público mais vitimas fazendo mais denúncias. As demais vítimas as quais já tiveram a perda do prazo para denúncia, deixando os crimes prescreverem, uma fonte revelou-nos que estas poderão ser ouvidas como testemunhas de acusação.
    Cabe a nós, vigiar a mídia para que esta não se cale ou venha a distorcer os fatos, mas confiamos no Ministério Público e imprensa local que demonstrou-se até apresente data, muita competência na cobertura dos fatos.

    ResponderExcluir
  6. Aguardamos com ansiedade amanhã segunda dia 22 de março 2010, que o médico suspeito de molestar pacientes (inclusive grávidas) em seu consultório, apresente-se expontaneamente ao Ministério Público com as provas que as quais seu advogado diz ter em mãos que inocenta seu cliente.
    Continuamos a vigília na mídia e no Ministério Público, certos que farão um bom trabalho.

    Ivete Depelegrim Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Como filho de Advogado, espero que este caso venha mesmo à tona e seja resolvido da melhor forma, se bem que as evidências são fortíssimas contra ele, "mas todos são inocentes até que se prove a culpa." CF de 1988.
    PARABÉNS MADRINHA!!!
    TE AMOOO
    RONNIE.

    ResponderExcluir
  8. Jornal do almoço, 22 de mar 2010, aproximadamente 13:00h.
    Apresentou-se acompanhado por dois advgados o médico giencologista, Dr. Sergio Rodriguez, acusado de assédio em seu consultório e de molestar pacientes, inclusive grávidas.
    O mesmo já enconta-se detido na penitenciária em sela especial na Comarca de Joaçaba, onde aguarda a revogação da prisão preventiva e as demais resoluções judiciais pertinentes ao caso.
    Estamos vigiando a Midia local e também ao Ministério Público, confiando em seu Melhor Trabalho.

    Ivete Depelegrim Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Ele foi muito perspicaz na sua escolha... agora vamos ver o que vem pela frente, Habeas Corpus, prisão ou não, prisão semi aberta, relaxamento de prisão, responder em liberdade... este é o país da impunidade mesmo.... Mas como já disse: " Todos são inocentes até que se prove a culpa." CF 1988
    Mesmo se a culpa for bem evidente...
    Beijooooo Madrinhaaa
    Te Amoooo
    Ronnie

    ResponderExcluir
  10. Ginecologista suspeito de molestar pacientes deixa o presídio em Joaçaba
    O ginecologista Sérgio Rodrigues Torrico, suspeito de molestar pacientes durante consultas em Joaçaba, no Meio-Oeste, deixou o presídio regional na cidade na noite dessa segunda-feira — um dia após se apresentar à polícia. Ele responderá ao processo em liberdade. A prisão temporária do médico, de 66 anos, foi revogada na segunda-feira pelo juiz Ademir Wolff, da Vara Criminal da cidade. O advogado do suspeito, Daniel Meira, ressalta que seu cliente alega inocência. Ele deve apresentar uma defesa prévia em até 15 dias. O ginecologista é suspeito de molestar duas pacientes durante as consultas. Uma das mulheres está grávida. Ele era investigado pelo Ministério Público desde 2008 e teve a prisão preventiva decretada no dia 12 de março, depois que uma paciente afirmou à polícia ter sido vítima de atos libidinosos, em janeiro. A mulher teria flagrado o médico masturbando-se enquanto fazia o exame ginecológico. Na semana passada, ele prestou depoimento e negou todas as acusações. O médico, que é boliviano e tem nacionalidade brasileira, atua há 35 anos em Joaçaba.

    : Rádio: Nova FM | : Data: 24/03/2010 | : Hora: 10:48



    Disponível em: http://www.sistema103.com.br/novafm/index.php?page=noticia2&tipo=novafm&noticia=1815

    Acesso em: 25 mar 2010

    ResponderExcluir
  11. E AGORA O QUE DEVEMOS AGUARDAR DA JUSTIÇA E DA MÍDIA???? AS PROVAS SÃO CONTUNDETES... SÃO ANOS DE ABUSO... ESTAMOS NA COLA... E VAMOS COBRAR.



    Ivete Depelegrim Ribeiro

    ResponderExcluir
  12. IMPORTANDO DO RECANTO DAS LETRAS...


    OOOOOOOOOO POUCA VERGONHA, TUDO EM NOME DO DINHEIRO... EU CANTEI ESTA PEDRA AQUI A POUCOS DIAS ATRÁS... ESPERAMOS JUSTIÇA, AS PROVAS SÃO FORTES, QUASE IRREFUTÁVEIS, EU POSSO SER MEIO UTÓPICO, (CRER EM PAPAI NOEL) MAS ACREDITO NO MINISTÉRIO PÚBLICO. TORQUATO, OBRIGADO POR CEDER O ESPAÇO DO RECANTO DAS LETRAS COM ESTE MESMO TEXTO, PRA TUA NOIVA, ESTA MATÉRIA É DE UTILIDADE PÚBLICA E FAÇO UM APELO À TODAS MULHERES QUE VIEREM LER ESTE ARTIGO, SE ESTIVEREM PASSANDO POR ESTA SITUAÇÃO, OU CONHEÇA ALGUÉM, DENUNCIEM, AJUDEM DENUNCIAR, NEM SEMPRE, O DINHEIRO VENCE E AQUI NESTE CASO SEI QUE NÃO HÁ DE VENCER. MULHERES SÃO FORTES, FAÇAM VALER ISTO E DENUNCIEM, O MINISTÉRIO PÚBLICO GARANTE SIGILO NA DENÚNCIA. FAÇAM SEM MEDO. ABRAÇO PAI TÓR PARABÉNS MADRINHA!!! AMO AMAMOS VOCÊS!!!

    RONNIE E FERNANDO

    ResponderExcluir