sexta-feira, 26 de março de 2010

"TOU COM ANDRÉ, VOU POLEMIZAR"




Sujeito enigmático era André, fã incondicional de filmes de bang bang, faroestes como diziam meus amiguinhos da meninice, André, Regatiano doente, com seu boné e seu copo de cerveja de um lado e de caninha do outro, sempre, falando em George Montgomery, Randolf Scott, os Billy the Kid de duas armas vomitando fogo ao mesmo tempo com perfeita pontaria, acertando o mesmo buraco na testa adversária.
Mas o forte de André ainda era o humor cáustico, salgado como um bom tira gosto.
E estava ele relembrando a piscina baiana onde o Novo Bispo Edir dava sermões comerciais aos seus discípulos, ensinando como conseguir ludibriar os idiotas dos irmãos egoisticamente cegos pela ignorância e poder de morar no céu perto da quadra mais cara por metro quadrado, lugar da morada dos mais santificados astros tais como Moisés, Jesus e etc... entre risadas e exemplos próprios, o Edir maior que ainda não era astro mundial e nem tinha redes de TV nacional e etc... em férias eternas naquele luxuoso lugar, ria-se da ingenuidade humana e dava lições de como administrar e orientar esta ingenuidade em benefício próprio e da dita Igreja. Quando um parceiro que nem sei o nome, revoltado e torcendo pela Universal, desde que parece, todos da família contribuía semanal, mensal e ainda via correio para o engrandecimento financeiro de Deus, citou como vingança, a pedofilia da Igreja Católica culminando em Arapiraca.
Este eterno dilema da Humanidade: Deus versus Deus se desfilou diante dos meus olhos, ouvidos e coração. Qual Deus de qual facção religiosa era o mais ético? Qual Deus era o mais bondoso e qual era pernicioso, malvado etc... Uma canseira manos...
Mas André não deixava por menos, em determinado momento citou as proibições absurdas (para leigos e não leigos) da Igreja Católica como uso de camisinhas, anticonceptivos, abortos e células troncos, arrematou: É para que nasçam mais crianças abusáveis.
Bigode, cuja tradição de não se meter em assuntos polêmicos da clientela foi-se fumaçando pelos poros de sua pele tradicional de família católica praticante, e esposa Evangélica praticante.
- “Pere aí pior é a Igreja Fulano de Tal que proíbe tratamento, transfusão de Sangue, outra proíbe até TV e música....”
Verdade manos, cada Deus tem um regulamento e um estatuto, dependendo dos seus seguidores, ou melhor, da cabeça de cada qual, ou do estágio de humanidade espiritual de cada um.
Só me resta a decepção da COMPROVAÇÃO.
Precisamos mesmo de religião, melhor não seria EDUCAÇÃO??

Torquato
Publicado no Recanto das Letras em 25/03/2010
Código do texto: T2159393


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

POR: José Torquato de Barro Filho, Escritor Aamdor, Publicitário, residente em Maceió/AL.

3 comentários:

  1. Mano/Pai Tór
    Já cansei de dizer aqui, no blog Criticando, que não sou cristão, MAS DE CORAÇÃO, RESPEITO MUITO QUEM O É DE CORAÇÃO, COM VERDADE. DEUS É UM. DEUS NÃO TEM REGULAMENTOS E NEM PEDE SACRIFÍCIOS. DEUS É LUZ, DEUS É AMOR. O QUE FALTA AO HOMEM NÃO É EDUCAÇÃO, AO HOMEM FALTA TUDO, PRINCIPALMENTE HUMANDIDADE QUE PERDEU AO CORROMPER-SE, DETURPANDO O PRÓPRIO DIVINO, PROFANOU O SAGRADO, ELE MESMO, CRIATURA DO CRIADOR.
    ABRAÇO PAI, MEU , NOSSO ORGULHO.
    RONNIE

    ResponderExcluir
  2. Torquato Paizão
    Precisamos DOS TRÊS: FAMÍLIA, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO.
    ESTA É A BASE DA SOCIEDADE SAUDÁVEL. SEM EXCESSO, FANATISMO, CEGUERIA, DOMINAÇÃO E ALIENAÇÃO....
    BEM LEMBRADO RO, DEUS É LUS E AMOR INCONDICIONAL.
    PARABÉNS PELO TEXTO!!!!
    ABRAÇO
    FERNANDO

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo texto Noivo!!!! Belíssima Análise!!! Suave Veneno na Medida Certa!!!! Certametne será mais um record no Blog, Criticando a Mídia!!! PARABÉNS COM AMOR DE UMA NOIVA ORGULHOSA E FELICÍSSIMA, com mais esta riqueza!!!!
    Beijossss
    Te Amoooo

    Ivete D. Ribeiro


    P.S.: Trouxe do Recanto das Letras.

    ResponderExcluir