sábado, 13 de março de 2010

A FÁBRICA

Manasés negrão dobrado com cara de poucos amigos e coração de manteiga, emborcou a “Odete” cana misturada “Deus sabe com quê...” preparado especial do Bigode. Esfregou a boca com a manga da camiseta do CSA, e gritou para o vizinho da mesa que estava num papo animado com mais três “atletas de fim de semana:”
- Pode meu time ser “não sei se há” tá na quarta divisão, ou divisão nenhuma, mas sou CSA, nasci CSA e vou morrer CSA, É o time do povão, e nada demais ta acontecendo com o CSA que não seja o retrato de sua torcida."
O Bom do buteco é que se me aparecem pensamentos e filosofias que só um bom boteco produz, esperei para ouvir mais uma do Negão.
- Como assim? Apressei-me em perguntar:
- Ora cara, todo país de segunda no qual tal qual o Brasil, é uma fábrica de pobre, se antes era incômodo, a elite preparava guerras para os por de bucha de canhão, hoje tem de se produzir mais pobres inconscientes, para que, para que?
- Para quê?
- Ora para consumir, vira uma criança, enche-a de bê-á-bá malafrojado, torna-se um adulto alheio, desligado, para consumir, ou você acha que uma TV por casebre é o quê? Existe mais TV que Geladeira. Aí se o pobre sonha mais alto, eles vem depressa dá uma rasteira, tem de continuar continuo, servente de pedreiro, motorista de patrão. Sei... diz levantando as manzorras, que vais me exemplificar pessoas que “venceram” na vida, venceram mesmo e com muitos méritos, desde a sarjeta queimando as pestanas, até a faculdade, mas não se enganem, é a exceção que confirma a regra, eles deixam um e outro só para levantar a moral e porque já precisam de consumidores em outra faixa de renda. E grita: - Ou Você acha que doutores filósofos, jornalistas e etc. neste Brasil aprova as marolas do PT porquê? Porque estão certos de cima de sua pretensa cultura? Que nada mano, continuam uns desligados, ignorantes de pai e mãe no geral.
Mas Manasés o que isto tem a haver com a torcida do CSA?
“É constituído por pobres na sua grande maioria, todos na linha de miséria, todos sem condições financeiras; a nenhum deles falta a compreensão do que está passando o CSA, esta é a vida deles, acostumaram a perder com isso o Brasil está perdendo. Com a convicção da maioria esmagadora dos brasileiros pobremente conformados com a derrota da vida. E o comercial grita na TV comprem, comprem...”
Quer queira ou não queira mano, quando passa uma vizinha grávida eu penso:
"Lá vai a operária da Fábrica de Pobres do Brasil."

POR: José Torquato de Barros Filho, Escritor Amador, Líder Comunitário, Publicitário, residente em Maceió/AL.



Torquato
Publicado no Recanto das Letras em 13/03/2010
Código do texto: T2136760


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Um comentário:

  1. Querido Noivo
    Quanto maior índece de analfabetos, ou analfabetos funcionais, que tem somente a TV como instrumento de lazer, mais esta massa vai acreditar em fama e enriquecimento instantâneos, amores bandidos possíveis e sem danos e não vão atentar-se que não é uma Bolsa Esmola que edifica uma Nação e a "fábrica de pobres" infelizmente vai continuar.
    Esta é a nossa dura e cruel, atual realidade.
    Jorge amado em 1931, ao escrever O País do Carnaval, "profetizou" a nossa atual conjuntura em sua obra, ainda bem que ele não está mais entre nós para constatá-la.
    Beijo
    Amo-te
    Ivete

    ResponderExcluir