domingo, 7 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

"8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)."http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm Acesso em 07 mar 2010.

Diante do texto acima pergunto: estamos mesmo comemorando o Dia Internacional da Mulher? Qual mulher? Que mulher é esta?
Acima o texto nos revela vítimas que pagaram com suas vidas por sonharem a terem uma melhor qualidade de vida, abrindo mão de muitos ideais, quebrando barreiras.
Mas e hoje o que mudou? NADA. Como nada? A nova mulher trabalha fora, a nova mulher vota, faz parte da política, chefia família, gere grandes empresas, estudam, são pós doutoras que continuam ganhando menos que seu colega homem com o mesmo grau de Educação e muitas são infelizes porque mesmo sendo afortunadas deixaram algum sonho para trás como a maternidade e não tem o gosto de gerir seu próprio lar, onde moram sós e que gastaram fortunas para decorar colocando para isto em seu lugar uma mulher pobre, assalariada inferiomente; a nova escrava com ou sem carteira assinada, que em sua ignorância para algumas o luxo, outras nem sabem para que serve, se serve para algo, mas que fique claro: EMPREGADAS DOMÉSTICAS SÃO MULHERES BATALHADORAS E SEU TRABALHO É DIGNO, HONESTO.
As mais pobres, as novas escravas, domésticas, faxineiras, diaristas, vendedoras nos sinais, prostitutas e tantas anônimas (sem sonhos, perspectivas e/ ou com vidas pela metade), precisam de quatro a seis conduções lotadas para chegarem ao trabalho, pouco ou nenhum estudo, possuem mais de três filhos, algumas possuem maridos violentos que bebem e as espancam, sofrem caladas para não ficarem com má fama e muitas vezes tem dupla ou tripla jornada de trabalho sem acréscimo financeiro para isto, sendo seu salário mensal baixíssimo, não podendo nem contar com serviços básicos como saúde (materninadade), educação, creches públicas as quais o Governo deveria oferecer e não faz. Devemos comemorar isto? A DESIGUALDADE DE UM ÚNICO SER, UM ÚNICO SER FEMININO INDEPENDENTE DE CLASSE SÓCIO-CULTURAL-ECONÔNICA?
Dia da Mulher... dia de comprar presentes e perfumes.. DIA DA HIPOCRISIA. Dia da Mulher é TODO dia, da mulher avó, da mulher mãe, da mulher filha, pobre ou rica A ESSÊNCIA É UMA, A ALMA É UMA. Delicadeza, Sensibilidade, Amor Incondicional, Firmeza;(e porque não um pouco de fragilidade?) estes são nossos nomes. Desde Creta Somos Assim. E foi uma mulher pobre, humilde, pura de coração, Maria, esposa de José, o carpinteiro, que foi escolhida e gerou, trouxe ao mundo - JESUS - que quase todas as religões o Veneram com Salvador do Mundo e da Humanidade.
Não somos apenas mulheres, somos a Senhora do Destino, somos nós as Guardiães que Geramos Vida e por este motivo SIM; MERECEMOS RESPEITO E COMPREENSÃO (ESTES SIM NOSSOS MELHORES PRESENTES) HOMENTAGENS E FLORES TODOS OS DIAS por sobrevivermos na Garra e na Força, por mesmo sofrendo e nos calando, levarmos a vida adiante sonhando com Vitórias, nos Reerguendo nas derrotas, Trazendo ao mundo Esperança no Sorriso de Nossos Filhos e Brilho de Orgulho nos Olhos de Nossos Amados, Noivos, Namorados, Maridos, Amigos, Parentes... QUEM DE FATO NOS RESPEITAM POR SERMOS O QUE SOMOS REALMENTE E REPRESENTAMOS e não por uma data comercial, hipócrita e dissimulada.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - UNOESC-JBA.

2 comentários:

  1. Madrinha!!! Divino!!!
    Parabéns!!!
    Vocês mulheres sempre enxergaram além de nós pobres, limitados e arrogantes homens. Me curvo em louvor a vocês Todas.
    Te Amo
    Ronnie

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Querido Afilhado
    Somente quem tem sensibilidade como você e Fer, conseguem entender que poderemos comemorar o Dia da Mulher quando esta for AMADA PELO O QUE É, SIMPLESMENTE, MULHER, com seus defeitos e qualidades, humana e não objeto para comércio, ou qualquer tipo de aproveitadores mesmo que representados em figuras femininas.
    Beijo
    Também te amo
    Madrinha Ivete

    ResponderExcluir