sábado, 10 de julho de 2010

ATENÇÃO ALAGOAS E PERNAMBUCO

Todos sabem que a população Alagoas e Pernambuco sofreram com as enchentes e agora sofrem o pós enchente.
O Blog Criticando a Mídia abre mais uma vez espaço para a solidariedade cumprindo a função social do jornalista, informar com qualidade e responsabilidade.
Agora que as águas baixaram o risco de contrair doenças é muito alto. Cuidados com a higiene são fundamentais por isto separamos aqui algumas dicas importantes:

* Lavar sempre as mãos, várias vezes ao dia, quando sair do banheiro, ao voltar da rua, ao preparar alimentos, com bastante sabão, tomando cuidados com as unhas, entre os dedos e se tiver anéis.
* Fazer a higiene da casa utilizando água e água sanitária para desinfecção do ambiente. É importante o uso de luvas, caso não as tenha use sacolas plásticas para a improvisação das mesmas. Prenda também sacolas plásticas nos pés para evitar a contaminação com a água suja.
* Se você tem dúvidas sobre a qualidade da água a ser consumida, ferva-a e após fria pingue duas gotas da solução hipoclorito de sódio em dois litros de água. Pode usar água sanitária (aquela de limpeza, mas sem odor, por exemplo, lavanda; dever ser pura) na mesma proporção, lembrando que esta água pode e deve ser utilizada para preparo de sucos, mamadeiras, cozinhar.
* Não deixe lixo acumulado, o pós enchente trás animais peçonhentos como o escorpião e ratos que não são peçonhentos mas através de sua urina proliferar a lepstospirose, uma doença grave. * Mantenha vasilhames tampados e/ou bem limpos (como os bebedouros de animais domésticos) para evitar a proliferação de mosquitos como os da dengue.
* Não permita as crianças brincarem em poças de água e que andem descalças, há o riscos de cortes e perfurações por objetos que transmitam tétano.
* Dê uma busca na casa e elimine caramujos, pois estes são vetores de doenças.

Pedimos também a todos que nos lerem que procure uma unidade do Hemocentro mais próxima seja em Alagoas ou Pernambuco e doe sangue. Os hospitais e pacientes que necesstiam com urgência, agradecem. Neste Blog tem um artigo com endereços e telefones, basta consultar.

POR : Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo.

3 comentários:

  1. Eu acho as matérias publicadas por Ivete tão marcantes, que faço o que está ao meu alcançepara divulgá-las, agora mesmo publiquei ass duas no http://recantodasletras.uol.com.br/autores/supertor4, para que os leitores dali possam ter acesso. Além do mais é destes textos de que nos valemos para discussões públicas entre pessoas com senso crítico social e político, naturais socializadores de Ivete Depellegrim, acho que em breve ela terá seu fã clube.
    abraços do
    Torquato Alagoano

    ResponderExcluir
  2. Endereços dos Hemocentros Alagoas e Pernambuco:

    http://criticandoamidia.blogspot.com/2010/06/o-blog-criticando-midia-faz-um-apelo.html

    e mais dicas para quem deseja doar sangue sem medo e com segurança, acesso o link acima copiando e colando em seu navegador.


    Ivete

    ResponderExcluir
  3. Reforçando o pedido?


    VAMOS DOAR SANGUE. A POPULAÇÃO DE ALAGOAS E PERNAMBUCO QUE NECESSITA DE HOSPITAIS NECESSITAM E MUITO. INDEPENDENTE DO TIPO SANGUÍNEO, DOE.


    Ronnie

    ResponderExcluir