quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA DO MUNDO E ELEIÇÕES

Eleições é um assunto muito sério e como tal deveria ser tratado. Copa do Mundo é um evento com muitos países participantes sem relevância real para o teleespectador, ouvinte em casa. Quem joga futebol são os jogadores, quem leva o prêmio em milhões são os jogadores e a nós resta- nos apenas um contentamento burro, alienado, fazendo-nos incapazes de ver que a mídia usa e sempre usou uma copa mundial para desviar o assunto principal, além de um rombo no orçamento devido a gastos desnecessários para comemorar uma vitória que não é nossa.
Nossa vitória será alcançada no dia em soubermos nossos direitos reais e palpáveis e de posse disto sabermos de fato escolher para bem votar.
Cidadão não é o indíviduo que vive em Sociedade e paga imposto em seu país como nos era ensinado no segundo grau. Cidadão é o ser humano que conscientemente conhece seus direitos e deveres, é aquele que conhece bem o Artigo 5° da Constituição Federal Brasileira e reporta-se a ele, guia-se por ele.
Cidadania tem que ser incluida como disciplina desde o maternal até as Universidades para que a população aprenda desde a tenra idade a diferenciar acontecimentos, teorias que fazem parte de sua formação humana e de posse de conhecimento busque o que lhe é necessário para sua existência. Qual é o sentido de ensinar cálculos supérfluos de química, físíca, matemática em uma escola? Os Educadores afirmam "são necessários para fazer as crianças pensarem." Pensarem no que?
Ensinar cálculos inúteis porque uma vez decorados serão facilmente esquecidos tão logo acabe o semestre e uma copa de futebol mundial tem o mesmo objetivo, desviar o foco do que acontece, não deixando espaço para análises, crítica, questionamento e bom senso. A diferença é que de um fato e outro, um acontece diariamente e o outro cada quatro anos e disfarçado de entretenimento com falso patriotismo.
Em ano de eleição observar candidatos deve ser a prioridade. Ver como agem, ouvir o que dizem, ler o que é publicado sobre eles. É a oportunidade única de saber nossos direitos e cobrar-lhes.
Enquanto o povo vibra a cada jogo (e diga-se de passagem jogo ruim por parte da Seleção Brasileira) os candidatos articulam-se, viajam, forjam dossiês, compram apoio, compram seu voto que você vende em troca da cerveja, da cachaça bebida durante a exibição do jogo dos "pernas de pau do Dunga." E você nem liga sobre o que tal candidato disse ou fez, mesmo que no futuro ele tire um direito seu e você diga: como? mas ele em campanha afirmou que faria.
Copa do Mundo é um grande evento, merece sim respeito, não idolatria excessiva que cega. Deveria ser feito ano após eleiçõs, pois este sim é o maior de todos os eventos. É aquele que rege nossas vidas por quatro anos.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo.

2 comentários:

  1. Sei que pega mal, mas que "show de bola" este texto!!!!
    Caraca... mesmo estudando Comunicação Social deixei de me atentar para o momento copa e eleição, perfeito!!! é isto mesmo.... e nós somos mesmos uns alienados, mesmo.

    Madrinha
    Ficou lindo este novo designer!!! Parabéns!!!!
    Bjo
    Te Amo
    Ro

    ResponderExcluir
  2. Show de bola não. MAS QUE GOLEADA ESTE TEXTO!!!!!
    Sim somos condicionados a isto, à midia, a um individualismo que é derrotado por um pseudo patriotismo na copa, quando o real patriotismo está em sermos cidadãos e lutarmos através do voto por um país melhor, por uma mídia melhor.


    Parabéns minha gata Madrinha Linda!!! Duplamente parabéns!!! o Layout está maravilhoso e o texto divino!!!

    Fer

    ResponderExcluir