sexta-feira, 25 de junho de 2010

O EXCESSO DE IGNORÂNCIA E CARA DE PAU REALMENTE ANDAM JUNTOS

"Na coletiva, o presidente disse ainda que os governos federal e estaduais têm "obrigação moral de reconstruir" os municípios afetados pelas chuvas. 'Foi irresponsabilidade no passado deixar as pessoas morarem na beira do rio e será muito mais irresponsável deixar essas pessoas voltarem'.
O presidente calçou botas, colocou os pés na lama e se emocionou com o que viu em Palmares, a 118 km de Recife (PE). Lula, que chegou a chorar durante a visita, foi abraçado e aplaudido pelos moradores da cidade."

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/756970-nao-pode-ter-limite-de-solidariedade-diz-lula-sobre-tragedia-no-ne.shtml
Acesso em: 25 jun 2010.

E o festival do sensacionalismo barato espúrio e da cara de pau da classe política continua... e a mídia nacional demonstrando futilidades, expondo e aproveitando-se da dor de uma tragédia para manipular dados, pesquisas eleitoreiras, e a fé depositadas em quem deveria ter feito algo de útil em quase oito anos de Governo
e NÃO fez. Melhor, fez sim em aproveitar-se de iniciativas de Governos anteriores que cumpriram à risca Acordos Internacionais, portando sendo intranferíveis, com prazos para findar-se e apartidários (se o PT e demais siglas não sabiam, o que lhes é peculiar, FICARAM SABENDO AGORA), para a melhorar de condições de sobrevivência e encaminhamento escolar, dizendo-se ser de sua autoria e com isto prender estas pessoas que na ignorância abraçaram e aplaudiram um ator canastrão e falastrão.
Muito além de dever moral, reconstruir Alagoas e Pernambuco é um dever Constitucional caso o sr. presidente não saiba. Fica fácil agora entender porque é melhor manter um índice baixo em escolaridade no Brasil, mantendo inclusive um sistema de ensino tanto público quanto particular, ineficientes, que mesmo estudando muito mantém o povo na ignorância total e absurda.
Já relatei aqui anteriormente em Alagoas a tragédia era anunciada sendo que deveria ter sido desde o ano passado ter se tomado medidas de prevenção, pelo que apurei não houve um alerta para a população que choveria abundantemente na região atingida (falaram em fortes chuvas apenas, portanto a informação foi passada de forma vaga, errônea) e pior, não alertaram que os rios poderiam subir além do nível, que com isto barragens poderiam romper-se causando o caos que causou e vem causando. Somente isto é motivo para processar-se os Governos (municipal, estadual e federal), obrigando-os a reconstruir tudo, devolvendo tudo, absolutamente tudo o que a população perdeu com o desastre natural e sem as habituais desculpas que estamos re-ouvindo agora, pois é sempre o mesmo discurso.
Não se deve desrespeitar uma autoridade presidencial, mas o abraço e o aplauso para Lula deveriam ter sido guardados. Sua interpretação cênica, não convence a ninguém, ao menos que o medo de perder mais alguma coisa fale mais alto. Mas não há mais o que perder e sim ganhar e a população tem o direito a informação. Cabe a mídia seguir o Código de Ética do Jornalista, lembrando aqui aos senhores editores, que diz em seu "Capítulo l - Artigo 1 - "O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação." Artigo 2 - "Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:" - Parágrafo 1 - "a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas; - Parágrafo 2 - a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público; - Parágrafo 3 - a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão; - Parágrafo 4 - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, deve ser considerada uma obrigação social." CÓDIGO DE ÉTICA DO JORNALISTA BRASILEIRO - 2007."
E para o sr. Lula parar de encenação deplorável lembro aqui: "PREÂMBULO - Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL -
TÍTULO II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais - CAPÍTULO I - DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS - Artigo. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: INCISO I-LXXVIII (1-78) CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL - 1988."
Senhor Lula e colegas da Imprensa, sigam a Constituição Federal, poupem-nos da falta de Ética de vossa parte, da cara de pau de falastrão chorando diante da desgraça gerada pela incompetência e pela falta da Gestão Pública por parte de quem jura em cima da Constituição mas não tem a ousadia de abrí-la pra lê-la e aplicá-la em seus mandatos os quais pensam ser para seus interesses, mas a mesma Constituição diz: Artigo. 1º - Parágrafo único. "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição." Portanto: SOMOS NÓS QUEM MANDAMOS NOS SENHORES E NÃO AO CONTRÁRIO, O NOSSO VOTO FAZ COM QUE SEJAM ELEITOS E AGORA COM O FICHA LIMPA FICA BEM MAIS FÁCIL E MELHOR A NOSSA ESCOLHA PRESTEM ATENÇÃO.
Senhores DONOS DA MÍDIA A MESMA CONSTITUIÇÃO SERVE PARA OS SENHORES, JUNTAMENTE COM O CÓDIGO DE ÉTICA DO JORNALISTA E EM BREVE A NOVA LEI DE IMPRENSA, QUALIDADE E SERIEDADE NA INFORMAÇÃO É DIREITO ADQUIRIDO. MAIS VERACIDADE E TRANSPARÊNCIA, MENOS SENSACIONALISMO QUE GERA MANIPULAÇÕES DESNECESSÁRIAS À POPULAÇÃO E NECESSÁRIAS À MANUTENÇÃO DA PSEUDO DEMOCRACIA BRASILEIRA.


POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo. (Acreditando em uma MÍDIA MELHOR).

3 comentários:

  1. Ninguem no Brasil, mas ninguem mesmo se atreveu a escrever assim!!!!!! dar parabens a Categorizada Jornalista é pouco, é insignificante.
    Um tapa na cara dos políticos e "donos" da mídia de concessão pública, isto quer dizer que funciona porque os representantes do Publico autorizou. Mas essa do Lulla vai ser difícil Doutora em Indignação, O Povão não sabe de seus direitos embora desconfie nas reclamações de botequim, Os pseudos Intelectuais do Brasil nunca leu a constituição a não ser parágrafos que lhes interesse de perto, Os Estudantes Universitários tão NEM AÍ, as representações estudantis são compradas a peso de latas de tintas para colorir a cara em regime de emergência do pagante. Resta então, para visualizar bem claro a situação tragicômica do Sr. Presidente, NÓS OUTROS, mas nós fomos preparados em nossa educação familiar, muitos de nós nem tem o ensino médio completo (EU POR EXEMPLO), mas não ficamos cegos aos atores deste drama político que no Brasil se Desenrola desde que os Europeus vei ensinar SACANAGENS aos tupiniquins, de lá aprendemos lições valiosas importadas desde os primeiros marginais deportados, aos corruptos membros da comitiva de D. João VI, e até os ensinamentos publicitários da Alemanha Nazista. Portanto Lulla filho do mais puro Sindicalismo Bandido, não podia se esperar outra coisa que não atuar. OS BRASILEIROS QUE SE DANEM feijão a boca o meu primeiro, como eu já disse, ou nós abrimos os olhos ou não enxergaremos nem a porteira do nosso curral ser devidamente lacrada.

    ResponderExcluir
  2. Deuses... o que foi que ela fez aqui??? Vestiu-se para festa e dançou o baile de máscaras, porém DESMASCARANDO ESTES SENHORES QUE HABITAM EM "UM PAÍS DE TODOS, O VERDADEIRO CURRAL ELEITORAL DAS AMÉRICAS." E AOS DONOS DA NOSSA MÍDIA JÁ QUE É DE CONCESSÃO PÚBLICA.
    É SOMENTE O JUDICIÁRIO E OS JORNALISTAS BOTAM ORDEM NESTA ZONA QUE VIROU O BRASIL. BASTA QUERER E FAZER VALER A LEI.
    BEIJO PARA A MODERNA JOANA, A JORNALISTA: IVETE
    Mais um Afilhado Orgulhoso
    Ronnie

    ResponderExcluir
  3. Nossa... fico vermelha assim. Gente, falta muito pra me formar, eu fiz o que minha consciência mandou. Calar é cometer o absurdo da cumplicidade.

    Beijos para os Dois.
    Amo os dois.

    Ivete

    ResponderExcluir