sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

FELIZ 2010 JORNALISTAS E COM MUITO TRABALHO PELA FRENTE...

Já passaram-se alguns meses que o famigerado ministro do STF, tentou por argumentos fracos e absolutamente ridículos, extinguir a classe jornalística, tentando impor uma censura disfarçada; que sempre fez parte da história deste Brasil com muitos fatos a serem contados, como o atual projeto do governo analfabeto aonde propõe 27 novas leis a serem incorporadas aos Direitos Humanos, mas que na verdade, faz campanha eleitoral fora de época e novamente tenta censurar a imprensa criando um suposto órgão para fiscalizar o conteúdo da imprensa para ver se esta não fere os Direitos Humanos, impondo penalidades, cassações para os veículos de comunicação, segundo o que noticia o Portal G1: "O programa foi criticado também pela Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (Abert). O plano propõe criar uma comissão para monitorar o conteúdo editorial das empresas de comunicação. Há previsão também de penalidades como multas, suspensão da programação e cassação para empresas de comunicação, que o governo considerar que violam os direitos humanos.
“Qualquer iniciativa que visa criar uma comissão que controle, que acompanhe ou que interfira no conteúdo editorial das empresas de rádio e televisão é, do nosso ponto de vista, uma forma de censura e uma forma de interferência na liberdade de expressão e na liberdade de imprensa”, afirma o presidente da Abert, Daniel Slaviero.
Com base nas reações dos setores da sociedade, a oposição já faz também suas críticas à proposta. "É mais do que uma intervenção do governo. É uma intervenção absolutamente antidemocrática e contra as liberdades fundamentais”, diz o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE)." http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1439214-5601,00-PROGRAMA+NACIONAL+DE+DIREITOS+HUMANOS+RECEBE+CRITICAS+DE+DIVERSAS+AREAS.html. Acesso em 08 jan 2010.
Paulo Coelho, escritor, possui uma frase que considero perfeita: " O Diabo reside em pequenos detalhes."
Se analisarmos esta frase e a aplicarmos na atual conjuntura, percemos que a manobra do Supremo ao tentar "dar um cala boca" na imprensa em geral em agosto de 2009 e ainda não publicando o Acórdão sobre a decisão da não obrigatoriedade do diploma para jornalismo, antes por decisão fomentada pela mídia especulativa e veículos de comunicação que possuem donos, extinguir a Lei de Imprensa, que apesar de arcaica, protegia os jornalistas e a Sociedade dos abusos que jornalistas com diploma ou sem viessem a causar, nada mais é que uma Nova Ditadura nascendo e nos moldes de Chavez e Evo que não suportam críticas aos seus governos déspotas e mentirosos, falsos paternalistas e assistencialistas tal como o nosso.
Jornalistas do Brasil, Acadêmicos de Comunicação Social, nosso "Alerta Vermelho" deve estar em pleno funcionamento neste momento, quanto mais despreparado for um jornalista, quanto mais cega e omissa for a imprensa, mais prejuízos nosso país terá, não é divulgando meias verdades (até porque meias verdades, são mentiras) que constrói-se um país. Se fosse mesmo verdade que nosso país não merece crítica, porque as filas intermináveis e a total falta de dignadade imposta aos pais pobres que desejam que seus filhos estudem em uma escola pública, muitas vezes sem condições de receber alunos, mas é a única que possui sendo "gratuita?"
Por que o Sr. Presidente importa-se em incorporar aos Direitos Humanos o cerceamento da imprensa e a discussão das invasões dos Sem Terras em fóruns montados por eles mesmos? Não resta dúvida: um grande interesse escuso (talves nem mais tão escuso; HÁ)
É hora de revermos conceitos, retomarmos pensamentos do passado, reciclarmos e combartemos esta provável ameaça concreta ao nosso país, à nossa classe que em cem (100) anos de luta nos trouxe muitas glórias, orgulho e também tristezas, sendo pelo mau jornalista, ou por fatos que nos envergonham no cotidiano.
2010 começou... e que com ele comecem e recomecem as lutas contra o despotismo, o absolutismo burro, a cegueira da população comprada por amores bandidos das novelas em horário nobre e as bolsas esmolas, que geram um grandioso e útil "curral eleitoral."

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Estudante de Comunicação Social - Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário