quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Alberto Dines e suas Reflexões

"O que nos espera em 2010 - mais do mesmo? Muito mais, certamente, os processos não se interrompem, só tendem a encorpar e algumas circunstâncias de ontem, hoje são mais agudas e prementes. Hora de perguntar: para onde vamos?" Alberto Dines - OinaTV(1/6) Reflexões para 2010 - 22 dez 2009 - http://www.observatoriodaimprensa.com.br/oinatv.asp - Acesso em 13 jan 2010.

Com este parágrafo final o senzato, veterano e competente jornalista Alberto Dines fecha seu texto/reflexão sobre o que ele imaginava vir em 2010. Nem bem o ano terminava e a "bomba do Governo" fora lançada na mídia omissa. Ler o texto na íntegra de Dines ou assistir ao programa no OinaTV, é como se este ser humano dotado de alta sensibilidade e dignadade, pressentisse o "Golpe" da nova Lei dos Direitos Humanos totalmente desumana, ditatorial e autoritária quase dando plenos poderes aos guerrilheiros do passado e garantia aos baderneiros do presente e cerceando a voz de uma nação: a imprensa.
Um país sem liberdade de expressão não é um país soberano, independente, democrático, tão pouco quando a imprensa deste país segue a tendência de ser parcial,comprada, manipulada, omissa porque tem donos e estes donos são os detentores do poder institucional e governamental, submisso a um sistema mundial que na sua arrogância tem como pensamento e fundamento, "defender o seu," mesmo que invadindo, matando, corrompendo, manipulando para que ninguém perceba nada, para demonstrar ao mundo que a força é maior que a inteligência.
No caso da nova Lei dos Direitos Humanos é vice-versa, aqui querem aliar a inteligência à força, retrocedendo no tempo, rementendo-nos a um novo tempo de barbáries dos "coronéis do poder" juntamente com os "coronéis da mídia" que pouco faz em prol dela mesma, pois que moral tem um veículo de comunicação vendido ao sistema???
Faço a mesma pergunta do Sr. Dines: para onde vamos??? e qual será o final desta triste história que começa a ser escrita em 2010, um ano de eleições presidenciais???

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo pela UNOESC-JBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário