sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ALAGOAS - MACEIÓ - BRASIL: BELÍSSIMA, MAS CHEIA DE HORRÍVEIS CONTRADIÇÕES, MAS AINDA COM ESPERANÇAS

Maceió creio eu que se houve o Éden, deve ter sido por aqui, pois não há palavras para descrever tanta beleza, abundância de alimentos, árvores e flores, cheiros, sabores, pessoas simples, bonitas, acolhedoras, porém o pior dos animais reside aqui, diz ser humano, mas não passa de um ser arrogante, que pensa somente em si e na população em época eleitoral.
Apesar da aura mágica desta cidade, onde o mar é verde, os coqueiros imponentes, a cidade é turística, capital, mas sua gente é em sua grande parte analfabeta funcional, ou totalmente analfabeta, tendo um dos índices mais baixos de escolaridade, muitos dependem da "bolsa-esmola" do governo porque a desigualdade é muito grande, o emprego é escasso e a renda baixíssima, resultado de um descaso enorme com a Educação que não forma cidadãos conscientes que pensem, unam-se e juntos façam algo para mudar esta cidade que possui esgoto a céu aberto em todos os lugares, inclusive os mais badalados pelo turismo. A saúde é precária, a malha viária para uma cidade turística muito procurada por brasileiros e estrangeiros, não oferece condições de deslocamento seja por carro particular, seja por ônibus que a população utiliza para trabalho e estudo, ou mesmo para o turista que também utiliza este meio de transporte.
Ontem 21/01/2010 moradores de um bairro pobre, esquecido por todos os que foram eleitos por eles, reuniram-se para ouvir, um homem simples, porém com ideais fortes, sonhos possíveis, um guerreiro solitário que ainda acredita em mudar pelo menos o local onde reside. Mas eram poucos os reunidos e nitidamente percebia-se que muitos nem sabiam o que de fato faziam naquele local. O mais triste foi que em determinado momento saí comprar uma água, na volta da venda ouvi: "você não vai na reunião???" e a resposta foi: "eu não, perder meu tempo com política e eu não ganhar nada com isto?? eu não." E este mesmo homem estava com uma lata de ***Pitú nas mãos bebendo no meio fio do calçamento.
Este é o resultado de uma população sem Educação Social, que comentaram pouco antes em Direitos Humanos apenas referindo-se que estes "malditos" iriam proteger os assassinos de uma chacina que ocorreu em outro bairro. Se estas pessoas tivessem Educação de Qualidade, Educação Social que a Mídia deveria oferecer ao invés de pregar descaradamente "o amor bandido," que adolescentes sem um mínimo de discernimento idolatram e creem ser lindo e possível, o resultado desta pequena reunião poderia ter sido outro, mais positivo.
Mas ainda há esperança... há ainda pelo menos um sonhador idealista que não conforma-se apenas em assistir calado os desmandos da mídia comprada, de um governdo federal podre, de uma administração local omissa e interesseira em votos para votos para um indivíduo ser doutor deputado mesmo não tendo capacidade para tal. Ainda haverá esperança em mudança concreta, mas o mais importante é que como este solitário guerreiro aprendeu, a população deve aprender que a melhor mudança é a de dentro pra fora, através da Educação Global que fornece o combustível para as lutas e a consciência para ver que a mídia é comprada, vendida, FALSA E HIPÓCRITA.

***Pitú - Marca de Cachaça muito popular e consumida no nordeste pelo seu baixo preço.


POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário