sábado, 19 de dezembro de 2009

MÍDIA PRECONCEITUOSA

Nesta semana toda ouviu-se e leu-se muito a respeito de um menino de dois anos de idade, que foi barbaramente torturado com agulhas espetadas em seu corpo em um suposto ritual de magia negra, na Bahia.
Não há dúvidas que é um crime hediondo, um crime contra a humanidade.
A mídia cumpriu seu papel em denunciar o fato, porém errou ao demonstrar seu total desconhecimento pelas seitas e religiões que fazem parte da composição do povo brasileiro. Alguns repórteres totalmente despreparados para a função foram afirmando categoricamente, que o fato aconteceu devido aos envolvidos participarem de religiões afro-brasileiras, demonstrando além de ignorância, preconceito e burrice explícita, incluindo falta de cultura popular.
Participar de uma religião afro não significa fazer parte de magia negra é preciso informar-se melhor antes de colocar uma matéria no ar, a liberdade de culto é garantida pela Constituição Federal, portanto todos seguem aquela que lhe der mais prazer, mais proximidade com o Divino e não cabe a ninguém rotular nenhuma e nem fazer pré-julgamentos.
Mídia que denuncia mas é preconceituosa, nada acrescenta. Fomenta ódios desnecessários, distancia.
A função da mídia é informar, levar a informação com isenção e imparcialidade. Nada adianta contar um fato à população de maioria católica sobre um crime monstruoso como este, evidenciando suposições. Suposições, desinformação, são o caminho mais curto para o preconceito e a discriminação. Muitas guerras ditas "santas" inciaram-se desta maneira.
A mídia deve somar, nunca dividir, ousar, mas com responsabilidade, informar com idoneidade, somente assim educa-se seu povo e constrói uma nação.
Espero sinceramente que a mídia em geral atente-se para este detalhe e o corrija e que os jornalistas preocupem-se em serem mais humanos, menos especuladores e preguiçosos, pesquisem, verifiquem mil vezes se necessário suas fontes, um bom jornalismo deve ser constuído na Verdade, Responsabilidade, Preparo.


POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Estudante de Comunicação Social - Jornalismo.

4 comentários:

  1. é fato
    porém é fato tb que ninguem associa estas barbaridades a religiões cristãs, e se isso acontece existe alguma coisa de errado.
    Vudu na América central e africa (pátria mãe das religiões afro)se isto acontece é porque deram asas a imaginação popular com tiros que vão desde a ter de novo o amor de volta, a infelicidade de um dos pares em um amor, ou questões financeiras e etc. Mandingas são extremamente exploradas principalmente nos estados em que as religões afros são expoentes. Não adianta esconder o sol com a peneira, isto já é tradição no Brasil se alguem quer o mal de alguem recorre as religiões afros, ME DIGA PELO AMOR DE DEUS QUE ESTOU ERRADO.
    J. Torquato

    ResponderExcluir
  2. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE:
    CRITICANDO A MIDIA


    DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES OS DESEO FELIZ AÑO NUEVO 2010 Y ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  3. Gracias José Ramon!!!

    Bienvenido que nos sentimos honrados por su elección de nuestro blog. Abrazos fraternos

    Ivete

    ResponderExcluir
  4. José Torquato
    Querido, sabes não não estás errado. Quem nasceu errado foi o ser humano, errado por por sempre na frente as malditas palavras preconceito, desrespeito, desinformação, descaso, omissão e sensacionalismo barato.
    Beijo

    ResponderExcluir