terça-feira, 13 de abril de 2010

VEJAM TODOS O QUE O STF NOS DEIXA COMO HERANÇA A NÃO OBRIGATORIEDADADE DO DIPLOMA PARA JORNALISTAS




CRITICA DE UM ESTUDANTE DE JORNALISMO - Zeca do RP2 ameaça alunos de Jornalismo da UEPG em Ponta Grossa, Paraná -

Meu colega Caco Jornalista, enviou-me por e-mail a primeira parte dos vídeos aonde um homem, apresentador de um programa sensacionalista policial no PR, do gênero "espreme a tela que sai sangue," onde a vulgaridade e a limitação intelectual do mesmo é acima do profissionalismo, que chega ao ponto de dizer que a crítica É ANTI ÉTICA, SENDO QUE ELE PRÓPRIO NÃO SABE O QUE É ÉTICA, caso soubesse seu comportamento, não seria xingar,fazer acusações que estudantes de jornalismo são soberbos e fumam maconha (claro que alguns sim, mas creio não ser aqui o caso, o texto do acadêmico foi bem construído) ameaçar inocentes com diversas ameaças e afirmar que ele será o responsável direto se algo vier a acontecer ao acadêmico em questão, pessoas trabalhadoras, estudantes e UMA CLASSE QUE O SUPREMO TENTA EXTINGUIR, mas aceitaria ou não a crítica com ARGUMENTOS SÓLIDOS.
Meu colega Nando Spessato, indignado em meu e-mail expressou-se: "Esse tipo de apresentador motiva os políticos a aprovarem leis que exigem diploma de jornalistas. Uma explosão de ignorância, soberba e boçalidade. Se ele se achasse com a razão, não precisaria falar tanto. Lembrei do que meu avô dizia... carroça vazia faz muito mais barulho... E a ouvinte ainda fala de ética..." (Luiz Fernando Spessato).
Concordo Nando. Mas que me deixa mais atônita ainda são telespectadores ligando e apoiando o "linchamento através das palavras usadas por este senhor."
Senhor Zeca, suas imagens e palavras e gestos "GRITAM POR SI," NÃO HÁ JUSTIFICATIVAS SUAS PARA TAMANHA FALTA DE INTELECTUALIDADE, ÉTICA, RESPEITO, POSTURA, BOM SENSO, O SENHOR É UMA FRAUDE, UMA SINTE, UM DOENTE... se o seu programa fosse o que afirmas ou descartava a crítica, ou a aceitava, mas preferiu comprovar através de seu comportamento, que não é um programa sério, que o senhor não apresenta solidez no que afirma, sendo mais um SENSACIONALISTA PÚTRIDO E DESONESTO.
Quanto ao seu público, lamento profundamente, a CULPA NÃO É DELES, FORAM EDUCADOS E CONDICIONADOS, PARA ALIENAMENTE O ACEITAREM COMO EXEMPLO. UM EXEMPLO DO PODRE QUE AFETA A MÍDIA DESTE PAÍS EM TODOS OS SEGMENTOS, O SENHOR NÃO É UM LÍDER DE AUDIÊNCIA, SE FOSSE SABERIA QUE USAR A PALAVRA IBOPE, NÃO É O CORRETO PARA DIZER QUE TEM ALTA AUDIÊNCIA. QUEM NÃO APRENDEU MUITA COISA FOI O SENHOR... E PIOR, DESCONHECE O QUE REALMENTE O CERCA NA REALIDADE MIDIÁTICA. TENHO PENA DO SENHOR...
Ahhh!!! UM GRANDE DETALHE NÃO AMEAÇASTES UM ACADÊMICO, AMEAÇASTES UMA INSTITUIÇÃO, A TODOS OS ACADÊMICOS DO PAÍS E À UMA CLASSE PROFISSIONAL QUE TEM MAIS DE CEM ANOS DE LUTAS E UMA MAGNÍFICA HISTÓRIA.

A SEGUIR OS VÍDEOS: ASSISTAM POR FAVOR E REFLITAM... É ASQUEROSAMENTE RIDÍCULO E INFELIZ.

Zeca do RP2 ameaça alunos de Jornalismo da UEPG em Ponta Grossa, Paraná - Parte 1/2



Zeca do RP2 ameaça alunos de Jornalismo da UEPG em Ponta Grossa, Paraná - Parte 2/2


Disponíveis em: http://www.youtube.com/

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - Formanda - UNOESC-JBA.

4 comentários:

  1. Uhuuuu!!!! Excelente matéria!!!
    Que sujeito aloprado, infeliz.... FRUSTRADO ISTO SIM.
    Parabéns Madrinha, cá estamos orgulhosos de ti e indigandos com este senhor. Concordamos com Fernando Spessato, grande e sensível músico aí da região, mas com Alma de Jornalista. Indignação de Cidadão.
    Ficou Lindo o Blog repaginado!!!! Deu leveza em um espaço onde nem sempre os assuntos são leves.
    Parabéns Linda!!!
    Te Amamos
    Seus Aflhados Orgulhossissimos
    Ronnie e Fernando

    UM RECADO senhor Zeca, procure um profissional na área psicológica urgente, se estes comentários foram causados pelo alto stress, fobias, que citastes... é melhor ir logo a um consultório o senhor realmente é UM DOENTE, MAS DE MAU CARATISMO. Bem... não sabemos se inventaram pílulas pra isto... creio ser o senhor um paciente terminal, afogando como diria nosso Paizão Torquato, noivo de Madrinha, "afogando-se em seu vômito mental." EKKKKAAAAAA!!!!

    ResponderExcluir
  2. Natal aprova lei de defesa do jornalista diplomado (como a de Tereza)!


    Na quarta passada, a Câmara Municipal do Natal aprovou projeto de lei do vereador Edivan Martins (PV) que estabelece obrigatoriedade de se contratar apenas jornalistas diplomados para as assessorias de imprensa do município.

    O blog Muitas Outras, de Virgínia Coelli e Rosalie Arruda, avisa:


    "Esse projeto de Lei não é inédito. Em Maceió, a vereadora Tereza Nelma (PSB) teve idéia idêntica a de Edivan, porém, mais criteriosa. A vereadora incluiu além do poder executivo a própria Câmara Municipal da obrigatoriedade da Lei", escreveu a dupla.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Querido Supertor4 pela preciosa informação. Se todos agirem assim, nossa classe não fica vilipendiada por imbecis como este Zeca. Mas creio ser uma questão de tempo a reversão da imprudência cometida pelo Supremo.
    Beijoooo
    Te Amoooo Noivo!!!

    ResponderExcluir
  4. POR TODOS NÓS, JORNALISTAS DO PASSADO, DO PRESENTE E DO FUTURO:


    Sindijor-PR emite nota contra atitude de apresentador do RP2

    O Sindicato dos Jornalistas do Paraná enviou carta para a redação do Vooz em repúdio às atitudes do apresentador Zeca do programa RP2 transmitido pela TV Vila Velha de Ponta Grossa no Paraná no qual faz ameaças aos alunos de Jornalismo da UEPG. Leia a carta na íntegra:

    "No 7 de Abril, Sindijor repudia atitude de apresentador contra aluno da UEPG
    Fato reforça a importância da formação superior para o exercício do jornalismo

    O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, entidade de defesa dos valores morais e materiais da categoria no Estado, vem a público emitir seu repúdio aos graves atos cometidos pelo apresentador José Carlos Stachowiak, conhecido como “repórter Zeca”, do programa policial RP2, veiculado de segunda a sexta-feira pela TV Vila Velha, canal a cabo de Ponta Grossa.
    No programa da última quarta-feira, dia 31, ele proferiu ameaças e agressões à honra de Lucas Nobuo Waricoda, estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Zeca estaria contrariado com um texto de críticas que o acadêmico fez ao programa RP2, para uma atividade do curso, e que foi veiculado no blog Crítica de Ponta (http://criticadeponta.blogspot.com/2010/03/um-modelo-nao-ser-seguido.html). No trecho mais absurdo de sua fala [no vídeo (http://www.megaupload.com/?d=FM4XC4ER) , a sequência entre 7’50” e 8’03”], “repórter Zeca” afirma, que “arrebentaria” Lucas. A conduta criminosa é ainda demonstrada com repulsivas injúrias a Lucas e aos pais do estudante, bem como ao conjunto dos jornalistas e aos acadêmicos da UEPG.
    Se a situação criada é lastimável, também é exemplar. Afinal Zeca reproduz em toda a linha aquilo que o Sindicato dos Jornalistas vem denunciando há tempo: sem a necessidade da formação superior em Jornalismo, a sociedade brasileira pode se ver cerceada pela informação fragmentada e de baixo nível, bem como pela falta de isenção e de rigor no trato do conteúdo editorial. O mais grave, no entanto, nesse momento, são a humilhação imposta e a dor gerada pelo ato covarde de agressão verbal e ameaças a Lucas – com repercussões cíveis e criminais.
    Sob qualquer ótica, sublinhe-se, trata-se de um exemplo de mau uso do meio de comunicação, um motivo a mais para que a sociedade cobre de seus representantes no Congresso Nacional o respeito às propostas aprovadas na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro de 2009, em Brasília, que deliberou pelo estabelecimento de uma nova Lei de Imprensa. Somente com instrumentos legais eficazes e modernos, como os aprovados na Confecom e na terceira edição do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), poderemos lutar pela democratização da comunicação.
    O Sindijor-PR publica essa nota como forma de desagravo a Lucas, mas também a todos os jornalistas, vilipendiados pela truculência e pela atitude criminosa do apresentador, que se vale de um espaço na mídia eletrônica para dar vazão a caprichos, despreocupado com as consequências de seus atos. O Sindicato também se coloca a par de todas as ações que ajudem a denunciar esse tipo de abuso do poder midiático, que invade vidas e reputações ignorando qualquer limite ético, a exemplo do que vem sendo feito pela própria UEPG, que já se colocou em defesa do estudante. Da mesma forma, o Sindijor-PR está solidário às reações da sociedade paranaense contra esse ato de violência e vai requerer da TV Vila Velha informações sobre o programa a fim de avaliar todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis no caso."

    Curitiba, 07 de abril de 2010
    Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná
    Gestão “Sindicato é uma questão de Classe”

    DISPONÍVEL EM: http://www.vooz.com.br/blogs/sindijor-pr-emite-nota-contra-atitude-de-apresentador-do-rp2-34238.html ACESSO EM: 14 MAR 2010


    AGRADECIMENTOS OS SINDICATO DOS JORNALISTAS DO PR E AO BLOG DO CHRIS QUE DIVULGOU A NOTA.

    ResponderExcluir