quinta-feira, 15 de abril de 2010

ALERTA: INTERNET MAIS UMA FERRAMENTA A SER CUIDADOSAMENTE FISCALIZADA PELOS PAIS.



Uma amiga minha, professora em um grande colégio, procurou-me para fazer dois relatos com os quais fiquei sem palavras, levei dias para conseguir ordenar meus pensamentos.
Contou-me ela que na escola onde leciona, aconteceram dois fatos graves um, um crime via Rede, outro uma auto promoção vulgar, o que comprova o que autores como Morin, Mattellart, Guareschi e mesmo os mais antigos teóricos de Comunicação, como Adorno, Horkheirmer, Marx, Benjamim Freud, afirmam na Teoria Crítica e na Teoria Culturológica - A DECADÊNCIA E A ALIENAÇÃO QUE OS MEIOS DE COMUNCIAÇÃO CAUSAM QUANDO MAU UTILIZADOS.
O crime onde a vítima é uma menor com apenas quinze anos, tirou algumas fotos em confiança, via webcam para alguns amigos meninos, um deles espalhou as fotos dela nua em vários sites. A menina sofreu Bullyng na escola, entrou em choque, os pais ameaças, mas foram à Polílica Federal e ao Ministério Público, pois a menina é menor e sem conscentimento, não é permitido que divulguem sua imagem, não importa se nua ou não. Art. 5º, parágrafo X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; Constituição Federal de 1988. O processo já foi iniciado e contamos com a devida Justiça neste caso.
O segundo fato descrito pela professora diz respeito a duas irmãs, gêmeas, maiores de idade (19 anos), cursando Ensino Médio. Ambas fizeram um filme caseiro, pornográfico, com cenas altamente chocantes e o colocaram no maior site de vídeos acessado no país, segundo a professora, quando passaram o filme para o Colegiado em portas fechadas, professores passaram mal, tiveram que ser retirados da sala. A intenção era clara, quanto mais acessos, maiores as chances de alguém do meio contratá-las para fazer tais filmes, porque segundo a lenda o benefício financeiro é rápido. O Colegiado e a Direção optaram pelo desligamento das irmãs por violação de conduta, pois é um colégio tradicional e de alta reputação. A pedido dos pais, certamente via Ministério Público o vídeo, foi retirado do ar, mas o que ficou não foi um bom resultado para as meninas envolvidas, de alguma forma foram atingidas em seu psicólógico.
Neste caso não houve crime, houve a comprovação de fatos. "mentes vazias, oficina do diabo," enriquecer com o mínimo de esforço possível e sem BOA EDUCAÇÃO, porque mesmo estudando em uma excelente instituição como ambas estavam, isto não é a garantia da formação de bons cidadãos, mesmo porque o a EDUCAÇÃO COMO UM TODO NESTE PAÍS É UMA LÁSTIMA, deixa espaços para pais a cada dia mais preocupados com dinheiro, deixarem seus filhos sós e com "peninha," não os deixando trabalhar cedo, ou fazendo-se ocupar com algo que dê suporte a eles em momentos de solidão fora do colégio, inventando mil desculpas, inclusive que precisam estudar e que não possuem um raciocínio formado, não podem ser cobrados em nada. Deixando-os livres à mercê de veículos de comunicação que pregam descaradamente, amor bandido, meios de poder, fama, dinheiro rápido e como conseqüência, muita badalação, fotos em grandes revistas. O triste é que tais fatos não ocorrem somente em classe A, mas nas mais baixas também.
É o poder da mídia podre deste país, comprada/vendida, não fiscalizada devidamente. Não falo em censura, falo em um controle familiar, EDUCAÇÃO FAMILIAR, cujo os pais tem transferido para a Escola, por falta de tempo, comodidade, ou por serem relapsos mesmo, analfabetos funcionais ou doutores que primam mais pelo dinheiro e seu EGOCENTRISMO , do que pelos seus próprios filhos e para justificarem suas ações cretinas apoiam-se em Cristo, Deus, Deuses ou na sua cara de pau, "não tenho tempo e/ou empuram, remetem a questão a um passado histórico familiar," o qual mudar É IMPOSSÍVEL, pois até neste momento há justificativa, "não podemos machucar ninguém, magoar, ferir," MAS PODEM SIM FAZER MAL aos próprios filhos criando-os SEM PARÂMETROS E RESPONSABILIDADES (por amor) devido a cegueria, ao orgulho idiota de um machismo ou feminismo burros e atingir quem nada tem a ver com tais problemas. O exemplo está acima, "por amor da superproteção dos pais" duas meninas destruiram sua reputação e imagem, essenciais em mercado de trabalho competitivo.
A EDUCAÇÃO QUE FORMA CIDADÃOS É UMA, A FAMILIAR MÃE/PAI É OUTRA E AMBAS TEM QUE COMPLEMENTAREM-SE E COM RESPONSABILIDADE, NÃO BASEADA EM DESCULPAS E JOGUINHO DE EMPURRA, EXIMINDO PARTES E TRANSFERINDO PARA QUEM DESCONHECE O ASSUNTO.
FILHOS são seres do mundo, RESPONSABILIDADE DEVER NOSSO, DE PAIS. EDUCAÇÃO DEVER do ESTADO, CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS - Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000) Contirtuição Federal de 1988.
INTERNET, deve ser melhor revista, por pais, donos de Lan Houses, porque menores presente em seu estabelecimento é de vossa responsabilidade também, escolas, Universidades. É um excelente meio de comunicação, mas pior que que a televisão, pois a Rede trás o podre, o submundo asqueroso implicito muitas vezes em sites aparentemente inocentes.
AÇÃO CONJUNTA: ESTADO, PAIS, ESCOLAS = EDUCAÇÃO SOCIAL = MAIS GANHO PARA MELHOR DESENVOLVER UMA SOCIEDADE JUSTA = PAÍS DESENVOLVIDO, COM ALTO NÍVEL CULTURAL E EXCELENTE SOCIAL/ECONÔMICO. ESTE É O CAMINHO.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo
UNOESC-JOAÇABA

3 comentários:

  1. Isto constatei pessoalmente palestrando em escolas públicas, pobres e as particulares, nobres.
    O ensino é precário em ambas porque a estrutura educacional do país faliu, pois não interessa ao Governo gerar indívíduos pensantes e sim alienados, quanto mais melhor, aí entram os meios de comunicação e sua programação que chega a ser ridícula, mas eficiente, pois através dela formam-se as "Sandrinhas e Benês," os novos exemplo de conduta e Ética nacionais, a mocinha rica e o bandidinho pobre, assassino, traficante, mas juntos vivem o que as adolescentes classificam de "um conto de fadas." Devo lembrar, o conto de fadas, termina: "e viveram felizes para sempre..." Qual é este sempre? O que desenrola-se a partir deste fecho? Sabemos o que acontece com "Benês" verdadeiros...
    O que descrito neste é o reflexo da nova Sociedade que vem apodrecendo a olhos visto, simplesmetne por um detalhe: PERDEU E PERDE A CADA DIA SEUS VALORES....infelizmente, lamentavemente.
    Choca... mas ainda há tempo de estancar este mau.
    Beijo Madrinha!!!
    Te Amooo

    E PROFESSORA, VALEU SUA CORAGEM EM DENUNCIAR A IVETE, MESMO, RESGUARDANDO-SE, É UM DIREITO SEU, MAS PARABÉNS PELA CORAGEM.

    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Comentar aqui seria texto circular.
    VALORES. ALGUÉM SABE O QUE SÃO, PRA QUE SERVEM???? CREIO QUE NÃO MAIS... E A SOCIEDADE A FAMÍLIA, PAGA CARO COM ISTO, A EXTINÇÃO DELES.


    PARBÉNS PROFESSORA.
    PARABENS MADRINHA!!!
    TE AMO
    BJOS

    Ronnie

    ResponderExcluir
  3. Isso me choca mto;mas é a nossa realidade, como cidadã e principalmente como educadora preciso alertar para estes riscos mas como mtos pais me vejo impotente frente a esses casos pq como nesse segundo caso relatado aqui as meninas fizeram o vídeo pq quiseram, no primeiro caso tbm mas axo q foi por quer ser admirada por um menino q gostava,o individuo ñ poderia publicar sem permiçao..
    choca saber q valores morais vão sendo suprimidos,deturpados a conseqüência trágica disso é que a imoralidade prevalece na sociedade...isso existe perto de nós, e não adianta ignorar, temos q fazer alguma coisa,temos q agir,fazer um trabalho coletivo mas mtas vezes nos falta a coragem!!!

    Parabéns amiga Ivete o texto fkou magnífico...
    bjosssssss

    ResponderExcluir