terça-feira, 20 de abril de 2010

CONTROLE???? CENSURA??? O QUE VIRÁ EM UM BREVE FUTURO???

19/04/2010 17h11 - Atualizado em 19/04/2010 17h11
Google diz sofrer censura em 25% dos países em que atua
China e Vietnã foram citados no blog da companhia, nesta segunda-feira (19). Os nomes das outras 23 nações, no entanto, não foram revelados.
Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia-e-games/noticia/2010/04/google-diz-sofrer-censura-em-25-dos-paises-em-que-atua.html
Acesso em 20 Abr 2010.

Não sou favorável à censura, ao contrário: a abomino totalmente. Não existe DEMOCRACIA sem meios de comunicação independentes.
Foi neste blog que com orgulho e sem pretensão alguma que postei do texto de José Torquato, do Recanto das Letras: VÔMITOS, RELIGIÃO, CELIBATO E PEDOFILIA, o qual fala do escândalo sexual em Alagoas e agregando a ele os vídeos da reportagem documento do SBT, para reforçar a denúncia do autor. Depois percebi que um dos vídeos da série de cinco, foi retirado do YOUTUBE, "por violação de conduta."
Por que somente um? Com qual a intenção? Quem fez o pedido e quem autorizou a retirada?
Se um da série violou algo, os demais também, não é esta a lógica?
A reportagem do G1, link acima afirma que o Google que possui várias páginas e produtos está sendo bloqueado em países de regime autoritários, mas recebi denúncia que no Brasil, já há pessoas especializadas para "fiscalizar" o que é publicado e contra quem, ou seja, a censura já está em vigor em conta gotas (sem o exagero de alguns "orkutianos" desocupados e pagos para falarem e afirmarem asneiras na Rede), como no caso citado do YOUTUBE, o qual deixo a sugestão que acessem o texto e confiram, é o segundo da série de Roberto Cabrini.
Sou a favor de controle por parte dos pais. Os pais devem ter a autoridade e o bom senso de orientar seus filhos sobre o que assistem ou acessam na Rede, afinal eles tem a responsabilidade de Educar seus filhos com zelo. As escolas também tem este dever já que o Dever dela consiste em formar cidadãos aptos para pensar e nem tudo o que está disponível na Internet é bom, assim como nos demais meios de comunicação. Donos de Lan House, também devem estar atentos e se possível ter uma ala da Lan reservada a menores e com computadores adaptados com bloqueio de sites inadequados. Um menor em seu estabelecimento, naquele momento é responsabilidade sua.
A responsabilidade não é do Estado em fazer a vigília do que é visto, acessado, ouvido, lido, quando isto começa a surgir como vem ocorrendo disfarçadamente no Brasil e tendo a intenção de formalizar através do PNDH3, a responsabilidade PASSA A SER NOSSA.
CUIDADO... A CENSURA NOS RONDA... O QUE É DE UM JORNALISTA E DA IMPRENSA SEM VOZ E OPINIÃO??? O QUE É DE UM PAÍS SEM IMPRENSA???
HORA DA REFLEXÃO E DA AÇÃO. NÃO PODEMOS CONSCENTIR TAL ATO, É RETROCEDER NO TEMPO, É DAR, MUNIÇÃO AO INIMIGO QUE NÃO DESEJA UM BRASIL LIVRE, SOBERANO, AUTÔNOMO NO PENSAMENTO E NAS OPINIÕES. O MOTIVO SABEMOS, REPETIR AQUI É "BATER NA MESMA TECLA, ESCREVER UM TEXTO DE UMA PALAVRA SÓ."


POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário