quinta-feira, 29 de abril de 2010

CRISE... MAIS UMA. OBRIGADA MÍDIA BRASILEIRA.

c., 13 anos, mãe de um bebê de um mês, solteira, F., 14 anos, mãe de um bebê de seis meses, solteira, A.C., 14 anos, mãe de um bebê de cinco meses, solteira e mais vinte meninas.
O que ambas tem em comum além de possuirem a mesma faixa etária, a mesma classe social (baixa, exceto duas da classe A), serem solteiras, terem bebê pequeno, não terem casamento como meta, objetivo, nem tão pouco escolaridade? Todas as entrevistadas são fãs de Sandrinha e Benê, personagens que propõe um conto de fadas ao inverso já que Sandrinha é a menina classe média alta que tem um romance com um traficante assassino, na novela de Manuel Carlos, Viver a Vida, transmitida em horário nobre pela Rede Globo de Televisão.
Segundo as meninas, (são meninas, não podemos negar o fato) Bené é "tudo de bom, lindo, corajoso e "ama" a Sandrinha e ao filho."
Perguntamos se elas engravidaram por falta de informação ou se foi por inspiração causada pela personagem, a resposta foi unâmime, "adoramos a Sandrinha." E justificando: "ela tem coragem de lutar pelo amor dela, não é ligada em dinheiro, é bonita, o Bebê foi a prova de amor."
Diante do exposto perguntamos? O que acontece hoje com nossas crianças?
A resposta é simples elas não tem valores, parâmetros, limites, um apontamento de caminho. Analisemos o exemplo: "Benê ama Sandrinha." Amar quer dizer expor ao perigo que ele vive? Não querer deixar a vida que leva, mesmo estando diante de uma nova possibilidade? Amor agora é sinônimo de mau ao próximo, de egoísmo extremo?
Sandrinha nada tem de bonita a não ser por fora. Por dentro nutre sentimentos diversos como rancor pelo padrasto que denunciou o pseudo marido, um egoísmo exacerbado, pois quando grávida cobrava, inqueria, afrontava a todos, e prejudicava a mãe que cuidava dela com esmero.
Vivemos mais uma crise e não descrevo aqui a crise financeira pois esta aprendemos a lidar com ela diarimente, vivemos a crise da falta de valores, a crise Ética que produz desde a corrupção até a perda da infância dos seres que amamos e que pelos quais somos responsáveis.
Todos afirmam que a Educação Familiar antiga era severa demais. Concordo em partes, no referente a castigos e punições era SIM, mas no quesito VALORES (MORAL) NÃO. A prova está bem ao alcance de nossos olhos, crianças sendo mães embaladas pela ilusão que um bandido que as engravidou e não assumiu, pois mesmo que casem (feito Benê), certos pais não assumem seus atos e possuem o apoio de pais despreparados ou mesmo culpados diante do fato, que ao invés de encaminhar, corrigir, "passam a mão, encobrem, afinal são crianças, apenas crianças inocentes." Não há mais inocência, não há mais crianças e nem valores. Estão extinguindo a Ética e a Moral, colocaram Televisão no lugar delas para substituir e continuar a Alienação que anteriormente era causada pela religião.
Esta crise Ética em que estamos vivendo e com a qual temos dificuldades para lidar pois muitas pessoas confundem Éica ou nem mesmo sabem o que significa esta palavra na prática, é o resultado das ações que uma mídia podre como a nossa transmite para nossas crianças e jovens e que nós como pais, adultos deixamos passar batido, pois trabalhamos dia todo, nos envolvemos com tudo e deixamos nossos filhos de lado. A Escola e Televisão que os Eduque.
Não deve ser assim. Devemos orientar nossas crianças desde a mais tenra idade para serem no futuro adultos felizes e responsáveis pelas suas escolhas e não deixarmos que a televisão, a Internet com seus diversos conteúdos que os induzem ao erro os conduza e depois munidos de mil desculpas darmos um falso apoio a eles. Sim falso apoio, pois não permitindo que assumam seus deslizes infantis (que no caso citado gerou um outro indivíduo) é sim dar um falso apoio e ainda deixarmos implícito que se vier outro deslize que gere outro indivíduo talves até de outro pai, apoiamos. Não apoiamos, na verdade incentivamos e destruimos nossos filhos. É nosso dever colocá-los na Escola, fiscalizarmos atentamente os que o cercam e os orientar para o melhor mesmo que demonstrem resistência. A resistência é natural, mas daí sermos reféns dela sob a chantagem de trauma que pode causar na criança (aí lembram-se que são crianças, mas antes de acontecer algo, nem ligam pra detalhes cruciais, quem é o namorado de minha filha, ela tem 12 anos está brincando de namorar o que há de mau? e por ai vai...), NÃO é o correto.
Qual será o fim de Sandrinha e Bené?
A Rede Globo sabe.
Nós sabemos na vida real como eles acabam. Basta assistir TV, ler um jornal. Só basta sabermos sé é o que desejamos que aconteça a um filho nosso, que está nesta situação ou ainda pode vir a estar.
Mídia mais responsável, pais mais responsáveis com a EDUCAÇÃO GLOBAL DE NOSSAS CRIANÇAS, é o que pode reverter esta Crise Ética.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - UNOESC-BJA.

2 comentários:

  1. Parabéns Ivete, adorei o seu texto!!! Explicita a realidade do que ocorre hoje com a maioria das crianças e adolescentes. Devido a essa má formação dos jovens cidadãos, fica difícil vislumbrar um futuro melhor para os brasileiros.
    Associo essa mudança de paradigma, falta de modelos, estrutura e exemplos a seguir, com o fim do regime militar.
    Com o retorno da "democracia", as bases da sociedade se deterioraram e o povo passou a seguir ídolos de argila podre. Pessoas que não tem moral nem caráter.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Srª Iwaloo. Desde a queda do regime militar (não que eu seja a favor do mesmo) que muita coisa perdeu-se neste país e muitas outras se instalaram para ficar.
    Esta falsa democracia em que vivemos, falsa sim, pois um povo que nem sabe o que significa a palavra Constituição, não vive em democracia, pois é impossível, inviável a prática democrática em país corrupto com governantes pútridos.
    A perda de nossos VALORES, gera sim a crise ÉTICA, mas pra um povo que educa-se através das novelas e possui como líder um analfabeto funcional que NÃO PRIMA POR EDUCAÇÃO, vamos esperar o que??? MILAGRE???
    SÓ SE FOR O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS VOTOS COMPRADOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
    Beijo Madrinha
    Abraço Srª Iwaloo
    Ronnie

    ResponderExcluir