segunda-feira, 26 de outubro de 2009

SEMANA DA COMUNICAÇÃO

O camaleão é um réptil muito conhecido por se adaptar facilmente em qualquer ambiente, por ser um animal versátil.
A versatilidade do camaleão serviu de inspiração aos acadêmicos da matéria Agência Experimental, de Publicidade e Propaganda da Unoesc – Campus Joaçaba, para ser o tema da 8ª Semana da Comunicação, que acontecerá entre os dias 15 á 18 de setembro, no auditório Afonso Dresh.
De acordo com o professor Elanderson, o tema foi discutido em várias reuniões entre o colegiado e os acadêmicos, o objetivo é mostrar que dentro do mercado o comunicador tem que ser igual a um camaleão, tem que se adaptar no meio em que se encontra.
A acadêmica Raquel, que também está na organização do evento, explicou que a divulgação começou no início da semana. Para esta ação foi montada, nos corredores do bloco IV da Unoesc, uma área de convivência, com painéis que apresentavam os palestrantes.
Além disso, a divulgação está correndo em toda a mídia, são adesivos, cartazes, tizers, e-mail, ação com os alunos, televisão, rádio, folders, blog, Orkut, twitter, entre outros.
Fazendo um comparativo com outras Semanas da Comunicação, em especial a Semana da Convergência Digital, o professor Elanderson acredita que eles tinham um grande tema para debate, mas como era um tema novo, não haviam palestrantes especializados nessa área.
Ainda de acordo com o professor, a aposta desse ano são nas palestras de renome nacional, como Lucia Santaella, que abrirá a Semana da Comunicação 2009, na terça-feira dia 15, com a palestra: “O comunicador do futuro” e falará da área da comunicação de uma maneira geral. Lucia é pesquisadora e professora da PUC-SP, graduada em Letras, possui doutorado em Teoria Literária e pós-doutorado pela Fulbright University. Também é presidente honorária da Federação Latino-Americana de semiótica, foi presidente da Charles S. Pierce Society em 2008. Já recebeu vários prêmios e possui 30 livros publicados.
Na quarta-feira, dia 16, sobe no palco do Auditório Afonso Dresh, o fotógrafo Marcos Hermes, com a palestra: “Fotografia+Música: um casamento de sucesso”, e mostrará como os comunicadores poderão abusar esse nicho de mercado diferenciado. Marcos Hermes é fotógrafo há 20 anos e participou da cobertura de turnês internacionais com U2, Madonna, Rolling Stones, Bob Dylan, Iron Maiden e também de eventos como Rock in Rio e Hollywood Rock. No território nacional, registra a carreira de nomes consagrados como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marcelo D1, Sepultura, Cesar Menotti e Fabiano, entre outros.
Na quinta-feira, dia 17, Dado Schneider apresenta a palestra: “Quem não se comunica se complica”, que falará sobre a importância do comunicador dentro das empresas. Dado é professor graduado em Comunicação e pós-graduado em Marketing pela UFRGS. É mestre e doutor em Comunicação pela PUC-RS. Foi presidente da Associação Riograndense de Propaganda. Fundou o Theatro Marketeiro e é um dos criadores da marca Claro.
E a palestra mais esperada por todos os acadêmicos de Comunicação, acontece na sexta-feira, dia 18, para fechar com chave de ouro a Semana da Comunicação. Na oportunidade o jornalista e apresentador, Marcelo Tas, apresenta a palestra: “Inovação: a criatividade na era digital”, ele vem para complementar a Semana da Comunicação de 2006, que falou sobre a Convergência Digital. Além de jornalista e comunicador, destaca-se entre suas obras a série infantil “Castelo Rá-Tim-Bum” e também sua participação na criação do “Programa Legal” e “Telecurso”. Atualmente é âncora do programa CQC, na Rede Bandeirantes. Tas foi premiado com a bolsa da Fulbright Comission, quando foi artista residente na NYU – New York University.
Após a palestra, haverá uma festa de encerramento da Semana da Comunicação, intitulada a “Festa do Camaleão.” A confraternização acontece no Café Pinhão e contará com a participação da Banda Jet 7 e de um DJ.
Convidamos a todos para participar do evento. As inscrições podem ser feitas no site: www.unoesc.edu.br/camaleao

POR: Vanessa Grendene - Estudante de Comunicação Social Jornalismo, 4ª Fase - UNOESC-JBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário