terça-feira, 27 de outubro de 2009

A MÍDIA É DO POVO

Herbert de Souza, ou simplesmente Betinho, grande Sociólogo que infelizmente nos deixou tão prematuramente, afirmou: "o termômetro que mede a democracia numa sociedade, é o termômetro que mede a participação dos cidadão na comunicação."
Temos visto em algum lugar da imprensa isto acontecer? NÃO. A imprensa, a mídia não interessa expor fatos relevantes em que os verdadeiros donos dela, digam o que pensam.
Ao contrário deo que muitos acham e pensam, a mídia não tem "donos", os verdadeiros proprietários somos todos nós, pois a concessão de uma rádio, televisão ou jornal, é PÚBLICA. Sendo pública, é nossa, é do cidadão brasileiro que paga seu imposto trabalhando seis meses para isto, que deveria estar dizendo o que pensa sobre seu vereador, prefeito, deputado, presidente e não de algumas famílias detentoras dos canais da imprensa manipulando fatos e notícias para demonstrar um país democrático, próspero. Nosso país não é democrático e próspero somente se for para alguns privilegiados da alta classe, incluindo nossos nobres políticos que tem suas contas básicas e não básicas pagas por nós e os narcotraficantes que além de causar a barbárie, financiam muitos "cumpadis da política" Brasil a fora, por isto o silêncio da mídia e a "impotência política" para acabar com o crime organizado.
A mídia é do povo, e quando este tão sofrido povo tiver a certeza do seu Direito de poder entrar em uma televisão ou rádio e falar o que sente e pensa, muita haverá de se mudar... pode demorar, mas como estudante de Comunicação Social - Jornalismo cheia de esperança, eu acredito neste dia, mesmo ciente da dificuldade imposta por um sistema dominador e déspota, onde o dinheiro e o lucro sempre falam mais alto, possuem a maior voz.
Está nos Direitos Humanos, número 19, COMUNICAÇÃO É DIREITO DE TODOS. E o PHd Dr. Pedrinho Guareschi em sua palestra nos disse: " a Comunicação é tão essencial que deve vir contida na cesta básica."
Eu vou sempre acreditar no que acabei de escrever.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Estudante de Comunicação Social - 4ª Fase - Jornalismo.

Um comentário:

  1. Ivete/Vanessa
    É por aí, a mídia mascara os reais fatos, só aparecem coisas que possam tornar o espectador cativo e para que ele pense que vivemos num mundo irreal, desde que o mundo é mundo as coisas acontecem, mas não tinham o poder de serem disseminados com esta força e de forma global, a mídia faz ou desfaz a vida, a história de alguém, de uma empresa, de uma nação, de acordo como é enfocada determinada situação vira Manchete e aí ganha repercussão mundial.A vcs que abraçaram esta profissão importante tenho a dizer que trabalhem com a verdade assim de fato estarão exercendo o seu conhecimento pleno
    beijos de sucesso e paz.
    Kemmys III

    ResponderExcluir