sábado, 7 de maio de 2011

UM PRESENTE MALCRIADO







UM PRESENTE MALCRIADO
O sol de maio desaparecia por trás dos telhados de barro irregulares, o pássaros em revoada buscava as árvores, um coqueiro recortava-se contra o céu vermelho do poente, a brisa era leve, o ar úmido, a chuva passara há tempo. Numa Casinha de paredes de taipa perfeitas e brancas, Uma Gorda Senhora acalmava a grávida na cama, fazendo caretas de dores e gemidos, a parteira pediu que esquentasse a água, Outra Senhora mais nova, nervosa, apressou-se.
Na banca de sapateiro um senhor jovem quedava-se pensativo, ao seu lado dois embrulhos mal formados de dois presentes, enquanto segurava um martelo e ajeitava o apalazado na forma, o Jovem senhor pensava no aniversário da Filha e no dia das mães, ambas as datas caíram em um mesmo dia e seria amanhã, em um dos pacotes estava um cartão Rosa com as palavras Mamãe Etelvina, e em outro estava escrito à minha querida filhinha Vandete. De repente levantou-se lembrando que a querida filhinha também ia ser mãe naquele dia, teria de achar um lugar para comprar outro presente. Ai sentiu mais que ouviu o choro do novo ser. D. Etelvina daí a pouco passou com a bacia de alumínio vazia, foi esquentar mais água e disse sorridente que o danado chutou e bacia e derrubou toda água. Seu Agenor sapateiro foi ao quarto e endireitou o banquinho para que o pequeno não derrubasse a água de seu primeiro banho outra vez, a filha esgotada e sorridente cumprimentou o pai e a parteira recontava a história do chute do Bebê como se fosse um milagre. Disse que o menino tinha nascido Laçado e que parecia um embrulho de presente do dia das mães. Agenor pensou dia das mães e aniversário da mãe. Então o moleque nasceu embrulhado para presente, é isso? Pronto não preciso mais comprar outro presente. O Presente dela Já veio pelas mãos de Deus.
Claro que este moleque aprontou a vida inteira, deu sustos e mais sustos. Mas a família nunca esqueceu a bacia que o moleque derrubou a bacia com água quentinha para seu primeiro banho, esperto o moleque que já notou o banquinho em falso e deu uma mãozinha, ora então sair do bem bom para entrar de cara na água, essa não, o moleque já chegou ao mundo em datas incríveis fazendo o incrível, pelo menos para aquela gente.
Claro, mamãe que as expectativas foram exageradas, ela nada fez de incrível pela humanidade, certamente que não foi para ser um extraordinário que veio ao mundo, o extraordinário era nascer seu filho, era ter a ti como mãe. Com certeza eu solicitei aquela data em especial, causando até a mudança de nome de Valfrido para José pela crença dos nascidos laçados. Porque desde outro mundo já sabia que eras Especial e eu ia ser Teu filho.
jTorquato Alagoano

Nenhum comentário:

Postar um comentário