domingo, 9 de janeiro de 2011

ORAÇÃO DA JOVEM HUMANIDI




ORAÇÃO DA JOVEM HUMANIDI
J. Torquato
Dez/2010

Olho para o Céu pontilhado de estrelas,
Pergunto-me, ainda existem, as que consigo vê-las?
Maravilhada eu penso nos infinitos imensos
Quedo porque estes mesmos estão em nossos corações
Nesta pequenina poeira, a Terra.

Que meu Deus verdadeiro, nosso mentor
Perdoe a pequenez espiritual do meu povo,
Que encerre em mim os sofrimentos das mães perdedoras,
Das mães que vivem seus filhos abarrotados de fome e sede.

Que me orgulhe da fé cega e desesperada deles
Porque mesmo no sofrimento ainda ergue os olhos para Tí Meus Deus,
Resignam-se e só pedem um pouco de farinha e chuva,
Já que os homens da terra, seus irmãos, deles se esqueceram.

Que me ponha as agulhadas de sofrimento, na escuridão da madrugada
Sentados quardando a fila para ser atendido por um médico juramentado,
Nos postos de saúde mundo afora, o mesmo que do juramento nem se lembra do início,
E se lembra, o mesmo para si foram só frases de efeito na formatura.

Que os Prontos Socorros não sejam mais lugares de horrores
Que caia sobre mim estes sofrimentos: Pernas que não dão passos
Braços que não abraçam, peles que são bolhas.
Que ao menos no céu sejam recompensados

Jardins e florestas, lagos e montes coroados de neves.
Pomares, rios, cachoeiras, animais pelos e penas
Uma tocha, uma moto serra, um trator, um caminhão
Lá vai o homem implantar seu câncer derradeiro
Sua Marte de morte, seu calor, seu gelo.

Oh Deus transporte para mim o rito suicida dos homens
A ganância cruel de tão pouco tempo para aproveitar na terra
A expiação tardia, que nada levou e ainda deixou seus filhos...
SEM PODER RESPIRAR.

• Humanidi = Jovens da Nossa Humanidade – (Torquato

Um comentário: