quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O DOMINGO PERIFÉRICO



Oi cadê o lazer?
Praia quando ainda se tem passagens
Oi cadê o esporte?
O campinho logo adiante que logo será um condomínio.
Se não?
Ora compra-se cerveja no prego da venda, liga o som, assa umas asinhas de galinha, e faz o seu domingo. E se a conta estiver alta na vendinha, substitui-se a cerveja por algo muito mais em conta, fica-se sem asinhas de galinha, e curte o mesmo som.
Resta então o que, se doze meses do ano, seus domingos são assim, e o pior dia do mês é o anterior ao seu pagamento por saber que mal vai dar para quitar tudo?
Esperar a morte, porque esta vida não valeu.
Inda vale ressaltar que moramos num paraíso turísticos, onde abundam a natureza em explosão de cores e líquidos.
Hein?
Pessoas de outras localidades vem solicitar minha ajuda para conhecer os pontos badalados da cidade sol/sorriso, ora bolas, elas não sabem o preço da passagem, não sabem que nós nem temos ciência destes pontos, que desde que nascemos até morrermos, se conhecermos algo desta cidade afora a periferia para donde fomos empurrado, é o caminho do cemitério.
Temos notícias que dizem que o Brasil está bombando e que todo pobre ta ficando rico, gostaria de saber onde é que isto acontece, por favor nos avise.
Sei, como presidente da Associação dos Pais, que entramos com um ofício junto ao Governador, para que este deduzisse, e mesmo anulasse alguns impostos sobre o custo das passagens de ônibus, com isso forçando na planilha a diminuição do valor da passagem final aos consumidores, nós, mas até hoje nem recebemos respostas. Argumento que é justamente o transporte de massa que movimenta a vida do cidadão da periferia que fica cada vez mais periférico e em tudo, cultural, social, educacional e emocionalmente, q ue o transporte coletivo é artigo de primeira necessidade tal qual a água, que para tudo nós usamos obrigatoriamente este meio de transporte, para estudar, trabalhar, colocar crianças em creches quando há, levá-las a escola, ir para assistência médica e odontológica quando há, ir a praia, a festa de aniversário do parente, e até acompanhar o enterro dos entes queridos; portanto cobrar alíquota igual a que se cobra por um frasco de perfume é antes de um anacronismo, uma verdadeira putaria com os pobres.
Tenho a impressão estimado amigo, que o que Todos os Governos querem mesmo é que pobre se Fo... (ou exploda conforme os humoristas), Deixa-nos penar nas filas madrugueiras das marcações de consultas e exames, nas macas nos corredores ou mesmo no chão, deixa-nos desempregados sem condições de alimentar nossos filhos ao ponto dos traficantes substituírem nossos salários através dele, da violência, do cárcere e da morte, Deixa as salas de aula sem professores, ou quando os tem, sem nenhuma formação, capacitação e o pior sem nenhuma vontade e mesmo capacidade de exercer o professorado, para que nossos filhos sejam mesmo sabendo ler e escrever, uns imbecilizados que nada entendem e compreendem, nenhuma “entrelinha” da vida social, política, cultural, e com isso serem gados mansos e argolados para suas ambições, deixa-nos a toa para morrer entre nós, nos matando, nos negando atendimento sério de saúde, de educação, na insegurança em nossas vidas miseráveis, a contendo de uma dose de cachaça a substituir a felicidade do lazer.
Caro amigo, querem-nos consumidores, e de tudo, até das drogas, porque não combatem as fronteiras do País, os políticos indecentes em mãos dadas com narcotraficantes?
Somos números numa tabela miserável, onde em percentagem traduz nossa faixa desabrasileirada, nascemos por teimosia, que sofra e morra mas não nos incomodem, antes de morrer nos dê pelo menos lucros suficiente para compensar de ter de vos agüentar.
E O DOMINGO JÁ VIROU FANTÁSTICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário