quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LIVRO 01 - CONTOS - AO CONTRÁRIO DE GHOST - 7 PARTES


AO CONTRÁRIO DE GHOST
José Torquato de Barros Filho (Thór)



Apareceu de repente na rua do Comércio no Centro da Cidade, com chapéu escuro, colete e paletó antigo, sapato de verniz preto, e olhar assustado.
A Notícia chegou até a mim, por ele ter pronunciado meu nome quase completo, muita gente me conhecia, inclusive os repórteres que foram registrar esta aberração: Um Senhor de Idade vestido à moda dos anos 50, perdido numa cidade que parecia muito de longe com a que vivia.
_ Ele diz ser seu avô, se Chama Agenor, berrou o repórter no telefone.
- Oxente gente!!!! Exclamei aperriado, meu avô se CHAMAVA Agenor sim, mas morreu há décadas.
O repórter então, descreveu o senhor e batia em tudo com meu avô, fui lá.
Era o meu avô, o mesmo sapateiro incansável, mestre da sola, o mesmo palavreado, a mesma roupa domingueira. Não quis nem entrar em considerações sobre o fato inusitado, abracei-o chorando, era um dos meus entes mais queridos, eu o amava... “errr” amo. Depois se veria como ele “reviveu” eras depois.
Enquanto andávamos ele saia nomeando, ali era a farmácia Globo, a Minerva, ali eram o Capitólio Modas, ali Nações Unidas, aqui tinha o relógio central. Parecia tudo normal ao meu avô que ele estivesse ali só notando as mudanças de seu tempo, eu estava esquisito, como direi: “nas nuvens”, logo estava falando normalmente com um avô que eu tinha ido ao enterro. Todos se voltavam para vê-lo, era uma figura com aquelas vestes neste sol infernal.
Não havia tido tempo de perceber algumas mudanças, só quando passamos frente a uma loja de eletros domésticos, ele se assustou com as TVs finas e coloridas, TV em cores era quase impossível na sua era, depois ficou pasmo de ver gente falando sozinha, gesticulando, expliquei que era um telefone com fones de ouvidos, ele ficou atarantado, telefone pra andar com a pessoa, sim disse eu, telefone que se chama celular, a gente além de falar, tem rádio, TV, e muitas outras coisas que não vem ao caso agora.
Entramos no meu carro e ele notou então as vestimentas das mulheres e ficou corado de boca aberta,  - mas as mulheres estão de camisola, pijamas e roupas de baixo!!!! - não expliquei, é a moda atual, xiiiiiiii exclamou ele e os homens de calças curtas!!! _ são bermudas, expliquei. - Mas retornou meu avô tem homem com as calças caindo feito Cantinflas (comediante de filme mexicano), não Vô é moda mostrar a cueca. - Puxa disse, não tem uma pessoa bem vestida,
- É realmente estamos na era da cafonice, todos se vestem mal, e pagam caro para se vestirem assim.
Meu carro era um velho Uno, que ele achou sensacional e aterrorizado porque eu ia a 60 por hora. - Mas é um carro Supimpa meu neto!!!!!!! não tem manivela né? Olhe as ruas tudo com pavimentação preta e lisa que coisa!!!!! - Até o próximo buraco Vô, foi só eu falar e pump!!!!!

  
PARTE II

Depois de mil explicações em casa que felizmente ninguém o conhecia, meu avô maravilhado com banheiro de cerâmica e azulejos, chuveiro quente etc. Tudo era perguntas e novidades de outro mundo.
- Agora já é a hora do Sitio do Pica Pau Amarelo, liga para mim?
- Avô agora é hora de novelinha sem graça chamada Malhação, o Sítio há muito virou vila ou quem sabe cortiço, favela, encampado e periférico a uma grande cidade. Mas vou ligar, se o Senhor Não gostar aperte estes botõenzinhos numerados aqui, cada número é um canal.
- É o quê? E tem mais de uma TV?
- Não, tem mais de um canal, tem vários.
- a Record, Tupy?
- Não Vô a Record hoje é Record em baboseiras tal qual a Globo, SBT que é de Silvio Santos e....
- Ah Silvio Santos dia de semana?
- Não Vô, a emissora que é dele.
- E o Chacrinha continua buzinando? – Não expliquei, ele já morreu. Os anjos ou santos estão cantando no céu: “Silvio Santos vem aí!!!”
TV ligada, e meu avô abismado, que porcaria é esta? - Malhação uma novelinha para encher sacos com o devido respeito meu avô.
-Tem pior...
-Tem sexo ao vivo em um programa que todos ficam numa casa, outros numa fazenda, câmeras por todos os lados, mostrando intimidades que nem são orgias e sexo a lá romana.
-Mas... mas... impossível, vi que ninguém usa mais chapéu e sim um gorro de soldado.
-Não é gorro, é boné
-E este “negocinho” preto cheio de botões que você me deu é o que?
-Controle remoto, você liga, desliga, troca de faixa (canal) aumenta e diminui o volume etc.
- UAU é bruxaria e das boas. Se sua avó estivesse viva com aquela mania de bonequinhos numa caixa (TV) e dando boa noite ao Cid Moreira então... oxe!!!
- Vô pelo primeiro dia, tenta não assistir os programas depois das oito, principalmente os Jornais. Ah e os programas da madrugada.
- Mas depois que me explicar direitinho eu vou ver sim.
- E olha este é um ano de eleições, vai ser uma baixaria só se prepare.
- Como assim? O comício não é mais em palanque, carroceria de caminhão, bandinhas e um cara falando bonito fazendo promessas?
- Bem, como dizer, a segunda parte está mais correta se bem que mais atualizada, os palanques foram reforçados, mas é na TV que você vai ficar escandalizado. Políticos condenados, cassados, ou que respondem a processos por crime e corrupção, na maior cara de pau não só prometendo o que não é da alçada do cargo que pretende, mas muito mais, agora há compra de votos, e a cada dia eles criam maravilhosamente bem, uma maneira de burlar a lei e a Polícia Federal, pintam casas, muros, dão “ordenados” fazem lista de votantes, utilizam a tecnologia, tudo para “comprar” votos.
- Mas se é assim, quem vende é que tem culpa, eles são safados desde meu tempo, agora mais safado ainda é quem vende o voto, devia levar uma surra da polícia.
- Vô, polícia não pode bater, e algemar só pode em pobre, os colarinhos brancos, o Senhor sabe o que é? Assentiu com a cabeça mudo de olhos arregalados, estes apelam para uma lei parcial como sempre.
- Mas num mundo em que mulheres andam sem pudor nenhum, de avanços destes como este “negocinho” aqui (controle remoto), televisor colorido, cadê a Vitrola como é? Mostrei o som na estante, pois bem sabe o que acho?
- Diga:
- Estão fazendo o mesmo erro dos outros povos, subestimando Deus, abandonando Deus, este filme está escrito em quase todas as escrituras de todos os povos que incorreram nisto. FALTA DEUS NESTE TEU MUNDO MEU NETO!!

PARTE 3


Minha esposa me abordou querendo saber da história direitinho, achava um absurdo, pensava que nós o tínhamos abandonado em algum recanto da terceira idade e nos esquecido dele, fez um escândalo, vizinhos vieram saber quem era o coroa simpático, meus filhos sem nada entender achava “um barato” e falava com o “velho” terminando sempre em “Tá ligado coroa?” Meu avô repreendia-os e a mim pela educação rasteira que eu lhes dava. De fininho chamei minha “coroa” de um lado e disse: -  vamos ali comigo.
- Onde?
- Não se preocupe são 14 horas.
E fomos ao cemitério onde mostrei o mausoléu dos meus avôs com a foto dele amarelada. Acredita agora que o defunto reviveu?
- E agora que vai fazer?
- Sei não, ontem me perguntou pelo Mossoró (Zona Meretrício antiga de Maceió) e quando eu disse que o Mossoró agora era programas de TV, a praia, os “bailes” pancadão funk, que a Zona das putas com suas “funções” tinham falido sem nenhuma intervenção governamental. Ele ficou pensativo e incrédulo. Mas eu me lembrei do passeio no Comércio e das vestimentas em voga, mesmo assim foi difícil acreditar.
- Vão à missas NUAS assim?
- Vão.
- Mãe Santíssima!!!!  Que absurdo se transformou esta geração!!!!
- Não Seu Agenor, foi gerações anteriores, cultivadas com um esquerdismo que aprimorava certas cartilhas de desestruturação social, familiar e das instituições democráticas, tudo virou um fubá azedo.
Minha esposa pelos cantos, com muito medo nos olhos me advertiu: - “por favor, não o leve para a praia, ele vai re morrer.”
Olhava então o Jornal Nacional e me perguntou: - afinal quem é Dilma?
- Vovô é a nossa presidente, é uma mulher.
Ele esbugalhou os olhos: -  Dilma?
- Sim, aliás, Patrícia, Wanda ou Wanda Maria? Sei lá seus nomes de guerras no terrorismo da era militar.
- E era terrorista de matar pessoas? – não só,  como expliquei também que explodiu um aeroporto de Recife, seqüestrou embaixador, arrombou casa para roubar um cofre inteiro, torturou, foi presa e usou esta fase para se tornar Heroína Nacional.
- Mas quem ganhou? Os Militares ou os como é....?
- Bem eram brasileiros abestados que queriam fazer um Brasil comunista satélite da URSS, no começo eram toleráveis e não havia censuras, depois pegaram em armas e começaram a aterrorizar inocentes, aí o Regime Militar Endureceu e foi uma calamidade, foram anos negros, ela tinha uma organização chamada Var Palmares, era um braço armado dos rebelados.  Cometeram atrocidades, só que a maioria dos Brasileiros não sabem, são encaminhados sutilmente para tornar os militares em bandidos, o que também não deixa de ser verdade, principalmente os torturadores, mas eles que detonaram o gatilho da sangueira, fizeram uma lavagem cerebral nos mais desavisados e tornaram-se heróis com direitos a pagamentos de pensões vultuosas, para os que foram presos e para os familiares dos desaparecidos, menos para quem foi vítima deles os terroristas. Dilma, ou Wanda, sei lá, era procurada até pela Interpol, mas elegeu-se presidente do Brasil. A sua pergunta, ninguém ganhou, mas o regime não perdeu, fez abertura democrática e anistia geral e irrestrita, os terroristas tomaram isso como uma vitória de lutas em que só perderam, pouco tempo depois o Comunismo do Bloco Soviético ruiu junto com a derrubada do Muro de Berlim.
- Mas, mas, no Jornal diz que ela está em Cuba....
- Sim Cuba é uma prisão a céu aberto para os cubanos, inda comunista mesmo sem nenhuma ideologia, tornou-se uma ditadurazinha arcaica e pobre sem a URSS.
- Mas se o mundo tá livre do comunismo? China, Albânia, etc. estão em Democracia?
- Pior a China é Comunista, totalitária, sem liberdades Individuais, mas adotou um programa Capitalista e está prestes a ultrapassar os Estados Unidos em Fortuna, mas a mão de Obra é menos de um terço do Salário Mínimo daqui. Continua expansiva, querendo Formosa e quantos mais lhes apetecer. Mas o Pior são os regimes Religiosos do Irã, e demais países daquele eixo. Existem terroristas que se auto explodem, suicidam-se com bombas pelo corpo com a promessa de um Alá maldito a prometer um paraíso xucro.
- O Pior é que quase toda América Latina, Liderada por um presidente da Venezuela (Militar) e o Ex-Presidente (que ainda manda), quer fazer do continente uma “Comunistia” chamada de “Bolivarianismo,” apelidam de Social Democrática sei lá mais o quê, mas é comunismo bravo e corrupto.
Sei não meu neto, mas parece que a História se repete com poucas alternâncias dos fatos. Uma grande Nação rui, e outra mais ignorante e infantil mas cruel, toma o espaço.
- Assim é Seu Agenor, os Islâmicos são maioria, e os Radicais nos chamam a todos demais povos de Infiéis, e esta palavra é uma sentença de morte, eles estão podendo, qualquer dia destes o mundo mulçumano amanhece dono da terra, fazendo verdadeiro genocídio, dos humanos, sobrarão os Radicais tal e qual o Cristianismo.
- Não quero mais saber de nada por hoje, que erro meu Deus, que tremendo erro!!!!!
Não entendi, mas estava morto de sono.


PARTE IV


Acordei meio atarantado, acordei pensando que estava acordando dentro de um sonho, e que se fizesse força acordaria de verdade. Mas já estava acordado mesmo, o barulho da cozinha e o rádio ligado no Padre Marcelo me convenceram, então era sábado. Minhas sandálias não estavam no lugar. De repente me lembrei... Ihhh meu Avô!
- Levantou logo cedo, queria Lâmina de barbear e espuma, reclamou que não tínhamos estojo de barba, apresentei o descartável que usou dizendo que vai ao primeiro barbeiro fazer a barba na velha e boa navalha. Disse minha coroa.
- Se encontrar, disse eu.
- Barbeiro?
- Sim os dois: barbeiro e navalha, ah ah ah, vai encontrar cabeleireiro, e vai entranhar não ser um senhor respeitável, mas jovens requebrativos efeminados, de navalha nem em sonho.
- Ah ele perguntou onde tinha um barzinho com um jornaleiro por perto, ele queria dar uma boa olhada nas notícias políticas da “terrinha” e ver os filmes que estão passando no Plaza, Ideal, São Luiz e Lux; acho que é isso mesmo marca de sabonete né? está pirando o velho.
- Não, antigamente havia uma febre por “X” tinha Cine Rex, Cine Lux, Cine Fox, hoje a maioria virou igreja evangélica. Mas jornais na periferia de uma cidade nordestina no Brasil? Ele não sabe da involução cultural dos brasileiros, não lêem mais, não se importam em serem “burros” e se espelham no ex-presidente que tinha orgulho de ser semi analfabeto. Pobre do meu avô, com tanta tecnologia e novidades, vai pensar que o Brasil se aculturou mais desde seu tempo, não sabe que a educação e a cultura regrediram ao primitivismo sociopata.
Encontrei o Velho Agenor em animada conversa no Bar do Bigode, parecia Clarck Gabo (é assim mesmo, aquele de “O Vento Levou”?, ahhh não!!! É Clark Gable!!)
Com uma mecha do cabelo à testa, dizia:
- “esta é Baiana, Cai um Homem, uma....”            
Todos o olhavam como se estivesse vendo um ET elegante e fora de moda apesar de estar usando minha camisa social de mangas curtas, mas as calças era a mesma: de Linho Branco e meu chinelo. Passou uns dois minutos de silêncio.  Eu quebrei com a resposta que me lembrava: RUI, ele sorriu e disse este é meu neto, grande cabeça!!!.
- Vô, Xarada não é o forte do século XXI, ninguém nem sabe do que se trata, não estamos em 1955.
 Ele pareceu nem ter escutado, me perguntou por um jornaleiro que não via passar, -  eles passam vez em quando, mas com jornais de assinatura, entregam na casa, não há jornais à venda nas periferias Seu Agenor.
- Então ninguém liga para o que se passa?
- Liga a TV, desliga quando vem o Jornal, e religa na novela ou no futebol, ou mais ainda num tal de BBB que já te expliquei. O Povo não dá valor nenhum a notícias e muitos nem sabe interpretar o que lê. Na realidade são desligados, desiludidos, e só aprendem quando há necessidade de trabalho, ou concurso, livros só os didáticos.
- Mas como conseguem trabalhar se não lêem, não estudam...
- Muitos estudam como burros de carroça, o tapa olho observa uma única direção, a que interessa no momento, isto quando não ficam fascinado por digamos, profissões com menor sacrifícios, como Jogador de Futebol, prostituto, prostitutas, mula do tráfico de drogas, traficantes etc.
- Que é isso de drogas?
- Meu avô isto requer outro momento, com mais calma te explicarei de como certas religiões acertaram na Besta do Apocalipse.


PARTE V


 Todos estavam rindo de mansinho, meio idiotizados, e meu avô ainda saiu com essa:
- Ô do Bigode, põe aí um rabo de galo, dos valentes!!!!
 Bigode olhou para mim assustado, - este cara tá me chamando de Viado?
- Nada disso Bigode, rabo de galo é uma bebida misturada com caninha, Cinzano e suco de limão em pingos.
- Cinzano? Que diabo é isso?
- Deve ser um vermute, conheci, mas nunca tomei era muito criança para beber na época.
E meu avô continuou, a cachaça tem de ser Serra Grande ou Rainha Pernambucana, a Pitú é uma droga.
- Vô Pitú agora só vende em latinhas, a cachaça do momento é uma tal de 51 e outras porcarias.
- Só tem dela, perguntou? Assentimos. - Então coloca uma dose para eu experimentar!
Fez tremenda careta e cuspiu tudo fora, - eiiii, isso aí é cachaça? Quem disse?
-Vamos meu neto disse e esticou uma nota amarela para o Bigode, tire daí.
- Mas que dinheiro é esse? Quem é este barbudo aqui?
- É Pedro Álvares Cabral, supõe-se que ele “descobriu o Brasil” e não o Lula, é uma nota antiga, deixe para lá e coloca na minha conta, expliquei.
-Vamos ao barbeiro que eu não sei fazer barba direito nem com Gillette e estojo, quanto mais com aquela gerigonça que tua mulher me deu.
-Vô disse eu, não existe mais barbeiro por aqui, existem cabeleireiros, manicures e etc. Mas barbeiro só no Shopping, ou talvez no centro, mas nunca mais eu vi um barbeiro que me lembre, existe muitos digamos motoristas e motociclistas que são chamados assim. Mas não é profissão.
E eu tenho de agüentar isso? Não tem jornais para ler, não tem música que preste, não tem barbeiro, não tem cachaça que honre o nome, suas sandálias são vulcanizadas e nem com NEOLITE é, é uma borracha esquisita, mole e sem resistência, mal conformada com o formato dos pés (meu avô era sapateiro profissional de primeira, tinha oficinas e seus auxiliares eram chamados de Oficiais), disse olhando os próprios pés. Notei também que m eu avô estava mais novo, como me lembrava dele aos meus quatro anos de idade, parecia mesmo artista de cinema em Preto & Branco, tinha postura, era ainda atlético, e com a barba feita, poderia parecer meu irmão.
- Que coisa exclamei, quando me lembrei que casei aos dezesseis anos e tenho filhos passando dos 40...
Esta a turma vai ter de agüentar, pensei, chegar para os rapazes, casados e com filhos na escola, dizendo: “este cara aqui é teu bisavô.”
Em casa minha mulher tremia ao pensar que eu queria levá-lo para conhecer as praias de Pajuçara e Ponta Verde, na realidade era maldade de minha parte ver a reação dele aos corpos sadios e modelados, pelados ao sol, sob o suor e o sal de Maceió.
- Vamos pensar nisso com calma, ligue a TV para ele que vou providenciar um jornal, vê se tem no posto de gasolina. Espero que não tenha um ataque vendo as “Boas” novas de Alagoas, pior quando souber que somos a 3ª capital em Violência no Mundo Inteiro. Retire aos cadernos de moda ou que apareça mulheres em trajes... você sabe, dê um jeitinho, vamos ver a reação dele por partes.
Quem diria, depois de mais de 50 anos aparece com a cara de 50 anos!!!!!
Saiu do banho e perguntou se eu tinha um pijama, - não Se Agenor, eu durmo de bermudas ou cuecas mesmo, o calor é infernal. Não está na moda dos pobres usar pijamas, roupões essas coisas.
- Rua como é? Bermudas? Assenti. - Dá em mim?
- Vai ter de dar, amanhã providencio algumas roupas e sapatos para o Senhor, “errr”. Depois de amanhã, domingo é quase tudo fechado.
- Muito bacana, supimpa então, amanhã é domingo, vamos passear nas linhas dos bondes, e visitar as vitrines do comércio, adoro espiar as vitrines.
- Bonde não, agora são ônibus.
-  Aqueles que trombam, viram em qualquer esquina? Bate nos trens? Eu não!!! prefiro carona de carroça.
- Xiiiiiiii, das carroças atuais não vai dar, não é tipo charrete, é só sujeira, são só para carregar cargas, mercadorias do mercado, ou material de construção.
- Vamos de quê???
- No meu velho carro, disse, automóvel disse ele e você vai de chofer?  - Vou Seu Agenor, mas a gíria agora é motorista não chofer.
- Ah dá para ir comprar um maço de Continental para mim naquela espelunca de cachaça podre?
- Não existem mais cigarros sem filtro, nem a marca Continental, só com filtro.
- Xiiiiiii, avacalharam tudo, é uma “peiga” mesmo.
-  Nem este palavrão existe mais, é porra e outros ainda mais baixos. Vou comprar Hollywood pelo menos o Senhor conhece.
  
PARTE – VI

A TV “gritava” um comercial de lojas de construção quando eu voltei  com os cigarros de meu avô, ele estava inclinado na cadeira tentando olhar mais de perto, aí me deu um estalo “meu  avô nunca ouviu direito” sempre tínhamos de falar alto e olhando para ele, só minha avó Vina que se fazia entender falando baixo e sem ter de encará-lo, não entendi surpreso, porque meu avô agora escutava tão bem, via tão bem.

- Estranho, não vi a propaganda da Varig, Montila, Melhoral, Eucalol, Alkasetzer, Barcardí, das geladeiras GE, Kelvinator, das eletrolas Phillips. Ah como eu gostava de sonhar viajando pela Varig, importante, almoço de hotel bacana sabia? Cada aeromoça que parecia selecionada da Miss Brasil, poltronas que deitavam e apoio dos pés, além dos brindes que davam aos passageiros, um sonho meu Neto. Ah e as lutas de Telekete? Ted Boy pulando nos peitos do sujeito, e o cara dizendo Montila,  montila, MONTILA.

- O Senhor ouvia o locutor dizendo isso?

- Claro o vizinho colocava a TV mais alto para mim escutar, a musiquinha do Melhoral, da Varig, não me sai da cabeça. Olha moço, travesseiro de Marcela e colchão de capim seco, Cama de molas Cinta Azul resistentes não se iguala a esta que dormi.  As cadeiras de palhinha até na sala era mais elegante que estes.. ahãaa, ah sofás aqui, quentes, desconfortáveis e frágeis. Cadê a Cristaleira de vocês? Com taças, copos de cristal, talheres de prata, tudo para apreciar, a gente usava era caneco de alumínio mesmo, o fogão a gás eu sabia por fotos de propaganda na Revista Seleções, o nosso quem fabricava era eu com barro e grelhas de ferro, a carvão, depois sua mãe inventou de comprar uma máquina Singer que, aliás, não ouvi falar, e um fogão a querosene que era uma desgraça. Tinha panelas de alumínio, mas era para impressionar visitantes, usávamos a boa panela de barro, bule e chaleira, não este negócio na tomada aí (Cafeteira), em nome de que acabaram com a boa comida na panela de barro?

- Da ecologia, madeira para queimar agora nem em São João, Seu Agenor.

- Mas Gasolina pode?

Não ia começar outra discussão, mas ele estava a fim mesmo.

- Você me prometeu falar das drogas, vi uma notícia sobre um filho que assassinou a mãe e disse que estava “drogado”, Virgem mãe de Deus! Que patifaria inventaram para estes monstros agirem assim pondo a culpa na tal de droga? Padim Padre Ciço já dizia que perto do fim do mundo, isto ia acontecer, falou disso e de quase tudo que estou vendo agora. Toda vez que me choco com seu mundo, me lembro dos Santos que predisseram isso e me acalmo, mas quero entender. O que eu penso é que Deus está pondo os homens a prova, eles estufam o peito com sua ingênuas invenções, permitidas e emprestadas pelo Senhor, e pensam que viraram Deus. Assim Lúcifer pensou e acho que está no comando destes desmandos. Vi a programação de sua TV bacana, colorida, nítida com um som esplendoroso, posso até afirmar que é linda, mas o conteúdo é um atentado a moral humana seja em que civilização estivermos.

- Bem como direi, o Senhor gosta de tomar umas “pingas”, fumar seu cigarro não é?
- É sim

- Bom; isto é um vício que o Senhor não controla, pelo menos o fumo, posso ir adiante?
- Bem, continuei, inventaram tipos de drogas alucinantes,no começo era fantasia, na era Hippie, Haxixe, cocaína e outras drogas tinham a desculpa da criatividade intelectual do artista quando “viajavam” nelas. Logo depois começou a era das drogas pesadas com falsificações que a tornaram um autentico suicídio em massa dos jovens, ao se viciarem este pessoal perdia toda personalidade, ou perde, só pensa nela, as drogas, cada segundo de sua vida, não liga para mais nada a não ser conseguir a droga e consumir, nem que para tal, roube, matem, cometam atrocidades, mas muitos matam por prazer que as drogas causa a pessoa viciada, elas põem para fora o demônio vivo. Hoje em dia praticamente todos os acidentes e crimes são consequência do uso das drogas misturadas que chamam de Crak, mistura horripilante, um veneno  cruel, pior que o alcoolismo, porque como o alcoolismo, tira a moral e a personalidade transformando a pessoa em uma outra com a mesma matéria apodrecendo, só que muito mais rápido, quase sem retorno.

- que é isso? Carnaval já?

Uma barulheira de metais tocando frevo e a gritaria do pessoal invadiu o ambiente, fomos lá fora e vimos o Bloco das Sirigaitas, um vloco pequeno, da comunidade e nem era o tradicional “AS Mocréas” que ainda ia sair, uma pequena banda tocava “Vassourinhas”.

- Mas que coisa triste é essa? Meia dúzia de pingunços vestidos de mulher, uma bandinha sem vergonha e desafinada, nem estandarte o bloco tem. É assim?

- Não vô o carnaval mesmo é daqui a uma semana, tem Blocos grandes como no seu Tempo, e ainda existe o Vulcão da PM, mas o Sai da Frente e outros desapareceram. Mas tem o Pinto da Madrugada que arrasta milhares de pessoas, é um espetáculo.

- Com orquestras?

- Mais ó menos, o Senhor vai ver.

- E as Vitrines amanhã, vamos ver?

- Bem era isto que eu queria explicar, quando falei das drogas, não adiantei que o mundo se tornou extremamente violento, mas Alagoas é o pior Estado em Violência do Brasil, mas mesmo nos menos violentos a prática de vitrines de exposição noturna aos fins de semana é algo perigoso para os lojistas, mesmo que usassem Vidros a prova de balas, não resolveria, eles explodiriam tudo com dinamites, como já fazem com os caixas eletrônicos.

- Quer dizer que não existe mais vitrines, e o que é Caixa Eletrônico? DINAMITES!!!! Mas não é exclusivo das forças armadas que controla isso?

Vamos por partes Vovô.
PARTE VII


Eu senti o cheiro de café antes de me acordar, mas os cheiros que me deparei ao acordar eram familiares mas muito antigos, meu pé estava enrolado no mosquiteiro de teto, sempre acontecia, acontecia?

Me assustei e despertei de vez, sentado em uma cama faixa azul de solteiro, com colchão de capim, e travesseiro de marcela ainda com cheiro de óleo de Peroba, meus pés tocaram em algo frio, olhei e vi o penico branco com as bordas azuis meio cheio de mijo, ao lado os tamancos de madeira, meus tamancos. Na outra cama de solteiro do outro lado do quarto meu irmão inda dormia. Uma fumaça invadia a casa, era do fogão a carvão de vó Vina, deve ter sido aceso recentemente, a casa era incensada de cheiros mil, incluindo mijo, peroba, café e fumaça de madeira queimando. Desenrolei meu pé e notei o quanto era pequeno, me olhei até onde pude, não havia espelhos no quarto, eu era menino!!!!!

A primeira reação foi um grito, logo minha avó esbaforida entrou no quarto, MINHA AVÓ!!! Como ela morrera em 1996.

- Que foi? Mais outro pesadelo? Maldita empregada safada, devia mandar prende-la por ter forçado vocês a....

- Não vó, não foi pesadelo.... errr  É PESADELO.

- Acordado!!??

- Estou realmente acordado?

- Claro; não estou falando com você?  Vou te beliscar para provar.. e beliscou e doeu.

- Fido Fido acorda que tá na hora, gritou ela dirigindo-se ao meu irmão, que esprequiçou-se e acordou.. olhou para mim e riu:

- ah ah ah ah ah o Vasco deu uma surra no Botafogo de Garrincha e tudo.

- Como é que é? Garrincha vivo?!!!

- Vò por favor me internem, eu estou ficando pirado, juro que vim de outro mundo, sou uma alma penada, vá vó peque seu celular e chame a Samú.

- Ei pelo menos diga coisa com coisa que diabo estás a dizer? Celular, Samú? eu conheço a SANDU, MAS CELULAR? QUE DIABOS É ISSO?

É eu estava mesmo ou pirado ou tendo um pesadelo bem real, não resta outra alternativa para o fato de eu vir de 2012 para esta era, devia ser 1958 ou perto disso.

Minha avó saiu, passando pelo corredor da casa que eu tão bem conhecia, foi na estante que ficava em frente ao nosso quarto e ligou o rádio Phillips, que chiou bem uns 5 minutos antes de vozes entrarem a cantar: melhoral, melhoral, em seguida a brilhantina Glostora, e a propaganda das Nações Unidas onde tinha os tecidos mais bonitos que não largavam a cor, como também linho branco de Belfast e morin baratíssimo. Eu ouvia aquilo boquiaberto quando ouvi o som das marteladas vindo dos fundos da casa e me lembrei...

Meu avô!!!!!

Inverteram-se os papeis, ele foi até lá 2012, agora eu venho até cá, que estava acontecendo? Eu realmente precisava de um psiquiatra, psicólogo, analistas em geral.



FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário