sábado, 11 de fevereiro de 2012

AO CONTRÁRIO DE GHOST

AO CONTRÁRIO DE GHOST

jTorquato (Supertor4)



Apareceu de repente na rua do Comércio no centro da cidade, com chapéu escuro, colete e paletó antigo, sapato de verniz preto, e olhar assustado.

A Notícia chegou até a mim, por ele ter pronunciado meu nome quase completo, muita gente me conhecia, inclusive os repórteres que foram registrar esta aberração: Um Senhor de Idade vestido à moda dos anos 50, perdido numa cidade que parecia muito de longe com a que vivia.

_ Ele diz ser seu avô, se Chama Agenor, berrou o repórter no telefone

- Oxente gente!!!! Exclamei aperriado, meu avô se CHAMAVA Agenor sim, mas morreu há décadas.

O repórter, então, descreveu o senhor e batia em tudo com meu avô, fui lá.

Era o meu avô, o mesmo sapateiro incansável, mestre da sola, o mesmo palavreado, a mesma roupa domingueira. Não quis nem entrar em considerações sobre o fato inusitado, abracei-o chorando, era um dos meus entes mais queridos, eu o amava... errr  amo. Depois se veria como ele “reviveu” eras depois.

Enquanto andávamos ele saia nomeando, ali era a farmácia Globo, a Minerva, ali era o Capitólio Modas, ali nações unidas, aqui tinha o relógio central. Parecia tudo normal ao meu avô que ele estivesse ali só notando as mudanças de seu tempo, eu estava esquisito, como direi “nas nuvens”, logo estava falando normalmente com um avô que eu tinha ido ao enterro. Todos se voltavam para vê-lo, era uma figura com aquelas vestes neste sol infernal.

Não havia tido tempo de perceber algumas mudanças, só quando passamos frente a uma loja de eletro doméstico, ele se assustou com as TVs finas e coloridas, TV a cores era quase impossível na sua era, depois ficou pasmo de ver gente falando sozinha, gesticulando, expliquei que era um telefone com fones de ouvidos, ele ficou atarantado, Telefone prá andar com a pessoa?, sim disse eu, telefone que se chama celular, a gente além de falar, tem rádio, TV, e muitas outras coisas que não vem ao caso agora.

Entramos no meu carro e ele notou então as vestimentas das mulheres e ficou corado de boca aberta, mas as mulheres estão de camisola, pijamas e roupas de baixo!!!!!, não expliquei, é a moda atual, xiiiiiiii exclamou ele e os homens de calças curtas, é bermudas, expliquei, - Mas retornou meu avô tem homem com as calças caindo feito Cantinflas (comediante de filme mexicano), não vô é moda mostrar a cueca. Puxa disse, não tem uma pessoa bem vestida,

- É realmente estamos na era da cafonice, todos se vestem mal, e pagam caro para se vestirem assim.

Meu carro era um velho Uno, que ele achou sensacional e aterrorizado porque eu ia a 60 por hora. Mas é um carro Supimpa meu neto!!!!!!!, não tem manivela né? Olha as ruas tudo com pavimentação preta e lisa que coisa!!!!! Até o próximo buraco vô, foi só eu falar e pump!!!!!

- Eu gostaria de passear num barco no Salgadinho amanhã, de passar o rio e ir para Ponta Grossa visitar algumas amigas e... – Não existe mais aquele Salgadinho, disse eu, agora é esgoto a céu aberto e reto, não passa mais pela pça que hoje é Sinimbu, e não existe Rio, você vai direto aos outros bairros como vergel, trapiche etc. e antes que pergunte a lagoa se resumiu, “Empurraram-na” e a transformaram num esgoto parado, depósito de lixão.

- Então meu neto, Arnon de Melo ganhou para governador? Ganhou sim vô falei, e distribuiu tiros adoidado na casa legislativa, além de fundar a maior cadeia de comunicação de Alagoas,  aliás seu filho que o Sr. Não conheceu foi até presidente da República.... – Meus \Deus!!! Foi um grande Presidente então? Sei não, “pediu demissão” arruinou muita gente, fez escândalos, mas nada parecido com os Governos de agoara.

- E Silvestre Péricles, esta turma de pistoleiros? Foi banido, falei,  pela revolução militar que começou muito bem, arrumando a casa contra os entreguistas comunistas que queriam doar o Brasil para a URSS, mas terminou mal pelo apego ao poder e forte repressão, que diga-se de passagem, começou pelo vandalismo e crimes cometidos pela oposição armada.

- Então como está a Rússia e o comunismo?

- A Rússia como URSS, bloco soviético etc. não existe mais, derrubaram o muro de Berlim e o povo alemão se uniu, porém existem dinoussaurianos como Cuba, e Coréia do Norte que se apegaram ao poder totalitário, está um horror. A China continua comunista, totalitária e sem liberdade, mas aderiu ao capitalismo de fachada e é uma potência econômica agora.

- Aquelas músicas que ouvi, aliás só ouvi, é xangô?

- Não Vô, é Axé e vem da Bahia, quer dizer, agora vem de todos que tem crença de ser artista.

- Da Bahia? Então é xangó. – Meu avô era do tempo em que se era católico, ou não se era, então era demoníaco. Sabe-se lá se observando direitinho os requebrados e baixaria ensinados as meninas de 3,4,5 anos não é isso mesmo?

- E Vicente Celestino, Orlando Silva, Augusto Calheiros, Luiz Gonzaga, Pixiquinha, Jacson do Pandeiro?

- Se Existe alguma coisa deve ser num museu de músicas meu avô.

- E as grandes Orquestras?

_ XIIIIIII não fale este palavrão para a turma de hoje meu avô, o português correto para músicas de hoje, são as nomeações de partes íntimas, relato de sexo com palavras chucras de alto valor de baixaria.

FIM PA PARTE 1


Nenhum comentário:

Postar um comentário