sábado, 21 de janeiro de 2012

MEA CULPA

MEA CULPA

Quando no ponto de ônibus ouvia declarações irritadas sobre a qualidade dos ônibus, sobre os atrazos, sobre a acessibilidade nos mesmos, calado eu ficava mas com a consciência pesada, afinal eu tinha parte de culpa daquilo.

Faço parte do Conselho de Transito SMTT em Maceió, e nos anos anteriores, nós todos queríamos uma coisa só quando da solicitação de reajuste da passagem dos ônibus da Capital, que ele seria o menor possíval.

Analisávamos as planilhas das empresas e a do STMM,  e vendo onde cortávamos nos custos repassados, e como nada mais tinha a fazer, pois os pedidos de repasse era só os preços realmente reajustados na base como aumento de pneus, salários, carrocerias e etc., provado e comprovado. Então pendíamos para os itens que considerávamos menos prejudicial para que o aumento não fosse a percentagem solicitada, então cortávamos renovação de frotas, acessibilidades etc. pela metade. Conseguíamos um valor menor, e o prefeito diminuía ainda mais por ação mais político popular que razões técnicas. Resultado: Ônibus velhos, menos ônibus circulando, e o esvaziamento de passageiros com razões demais até = passagem muito cara e transporte ruim e impontual, os passageiros se bandearam para taxi lotação e transporta pirata.

Nesta edição, eu estudei a fundo a causa de uma passagem tão alta: Impostos mais altos das Capitais brasileiras. Nós estávamos fazendo nossa parte, os Governos não, o ICMS, o ISS, o IPVA e outros taxavam tudo na passagem do coletivo alcançando 33% na média, afora uma taxa de administração de 3%.

Sai perambulando pela mídia, fiz ofícios ao governador e ao prefeito, explicando que Maceió era a Capital a cobrar mais e maiores impostos no Brasil. Que enquanto a lei 0310/2009 que já passou pelo senado federal não fosse promulgada, Eles fizessem a parte deles diminuindo estas impostos absurdos, só o ICMS 17% é a mesma alíquota de um... perfume.

Gente para os periféricos o transporte é como a água, artigo de 1ª nescessidade.

Vamos nos juntar pelo Brasil afora, exigir dos governantes que não punam os passageiros menos afortunados, pois Aviões, Taxí e até trens, tem benefícios fiscais.

Brasil: Juntos seremos uma força contra este descalabro.

J.Torquato (Supertor4)

Alagoano em 21 de janeiro de 2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário