sábado, 12 de novembro de 2011

E DEUS SÓ ATENDE AOS DOMINGOS




E DEUS SÓ ATENDE AOS DOMINGOS



Ao sentar no banco do calçadão do comércio indignado com a miséria que assola o Haiti escancarado ao mundo depois do fatídico terremoto. Levei um certo tempo para clarear as idéias porque estava em branco tanto meu banco de memória como no de imagens e sons embotados pela minha indignação.

Ficou claro que os irmãos que não tiveram chances ao nascer em família, comunidades, cidades e países - não necessariamente nesta ordem - Pobres e sem nenhuma chance de oportunidades, sendo explorados e usados comunemente como bucha de canhão e bode expiatório, são os maiores prejudicados, são os primeiros a sofrer todo tipo de vissitude, justamente por serem excluídos e tratados como tal, bom para foto e filmes, mas esquecidos logo após a rápida passagem de vista em algum salão de arte ou na página de jornal, ou na reportagem da TV. A fome, a sujeira, a miséria são-lhe imputadas como se eles tivessem culpa de serem assim e terem nascidos assim, no mínimo passa nas mentes acomodadas em corpos acomodados em deliciosas poltronas de casa, do escritório ou do carro, ou do jatinho ou do veleiro, ou sei lá que diabo mais um traseiro gordo e nutrido pode se acomodar para imaginar desculpas de ter os miseráveis incomodando suas consciências. Mas prevejo que seja religiosamente assim: “Deus sabe o que faz” ou espiritualmente assim: “em vidas passadas fizeram por onde agora serem assim” ou coisas parecidas com fiapos de desculpas por empurrarem mais da metade da população do planeta para a miséria excluída, uma outra vida, uma outra nação.
Minha alma ficou em êxtase furioso com Deus, e eu procurei religiosamente um lugar onde pudesse “conversar com Deus.”
Ali bem perto fica a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, um lugar tradicionalmente respeitado por minha consciência familiar formada, me dirigi para lá e, para meu espanto a Catedral estava fechada, quer dizer muito mais que isso, tinham erguido uma cerca de metal alto com um portão a cada lado das escadarias na parte de baixo e com um tremendo cadeado intimidante. Então um passante me avisou, só abre aos domingos mano. E Eu “pois é, Deus só atende aos domingos mano.”
Na Praça da Catedral em frente me acomodei noutro banco, infeliz com minha situação pessoal e a situação de irmãos como eu e em situação muitíssimo pior nos sertões brasileiros, nas favelas de cidades de qualquer porte, na infelicidade da dor sem socorro nos Hospitais públicos, nas dores sem solução a vista de fome e sede, de doença e miséria de todos os povos do mundo que não pertencem a categoria A, B, C, E SEI LÁ MAIS QUE.
Se não temos direito a este mundo, então meu Deus me responda o que estamos fazendo aqui?
No banco uma embalagem de papelão de algum aparelho eletrodoméstico servia de armário para frutas passadas, restos de sanduíches e outras coisas não identificáveis, seu dono um sem teto estava dormitando ao meu lado e acordou com minhas lamúrias, olhou-me espantado e falou: “Doutô o senhô tá vestido, comido, limpo e tem onde morar e dormir, eu nada disso tenho e nunca questionei Deus”.
Por Deus mano, Deus não estava lá no templo e só atendia aos domingos, porque durante a semana estava ele atendendo num banco de praça vestido de mendigo.

José Torquato de Barros Filhos em 18/01/2010
Código do texto: T2036691 - Recanto das Letras.



Um comentário:

  1. Deus te atende todos os dias da tua vida, porque tu és parte Dele. O que Tu sentes, Ele sente; o que Tu vês, Ele vê; o que Tu ouves, Ele ouve... e tudo o quanto és, Ele é por Ti. Jamais busques a figura humana, a Imagem, ou a "Essência" Dele em quaisquer Templos ou Lugares específicos... jamais, assim, o encontrarás... mas, no dia em que te olhares no espelho, sentires a energia que flui naturalmente em teu corpo, analisares o quanto de mecânica existe em teu organismo, para logo em seguida, pela janela da tua casa, visualizares o Mundo a tua volta e o Céu, a noite, repleta de "Incompreensíveis" luzes estelares... aí,sim, terás encontrado a resposta para o Grande Deus ("O Criador") e o porque Dele não se encontrar na Igreja... Pobres são Pobres e Ricos são Ricos, porque assim quis as "Primeiras Sociedades Criadas". Antes de tudo, éramos Primatas e não tínhamos "Carmas", "Pecados" ou "Regras" para infrigir. Hoje somos "Produtos Involutivos" dessa Sociedade que não pode continuar. "Deus" está sempre conosco e a "Mãe Terra", nosso "Óvulo Materno" é Quem nos sustenta o tempo todo. "Acariciemos", pois e primeiro, o dorso tão substancial dessa nossa Mãe... descartemos todas as vicissitudes que lha é prejudicial e só assim alcançaremos a "Energia Fuídica" do Grande Deus.
    Paz e Luz pra ti, Irmão! Bjs. na Ivete!!!

    ResponderExcluir