domingo, 19 de setembro de 2010

A PALAVRA É: DECEPÇÃO

Jornalismo... deveria ser uma paixão, um sacerdócio, a verdadeira formação de opinião sobre determinado fato ou tema, mas o que vemos atualmente?
A figura do âncora desaparecendo, o jornalismo opinativo e investigativo em extinção sob alegação que "o jornalista não deve influenciar quem o assiste." Como??? Será que entendi direito ao ouvir um professor na Academia proferir esta frase??? Mas fora confirmado, a frase estava correta.
Em 2009 o STF, decidiu que para ser jornalista não era necessário ter diploma, há mais de uma ano o jornal O Estado de São Paulo está sob intervenção judicial, ou seja, censura prévia mesmo, crime contra a Constituição do Brasil e a classe desprestigiada e a cada dia mais com o "jornalismo de humor." NÃO existe jornalismo de humor, isto não é jornalismo é entretenimento que nada acrescenta, faz apenas rir, mas esclarecer, formar opinião, organizar a Sociedade, ajudar a formar um cidadão pensante, NÃO.
César na Roma Antiga já disse: "Dai ao povo pão e circo e estes ficarão satisfeitos, produzirão e nada questionarão."
Fórmula antiga, efeito que se faz presente na atual conjuntura por uma mídia forte apenas para defender os direitos e interesses de seus "donos", os neo coronéis com suas oligarquias e monopólios, que através de uma programação pobre em conteúdo distribuida à uma população presa ao senso comum, sem senso crítico e com nível de escolaridade extremamente baixo, não é capaz de revelar ao povo o que realmente se passa em todos os setores da Sociedade e evitarmos que as barbáries do passado voltem ao presente e torne-se permanente no futuro.
Precisamos mais que algumas risadas no fim de noite de um dia desgastado, onde damos nosso melhor a tudo e a todos, sem esperanças de um futuro certo como profissionais, sem esperanças no caráter de um povo que vende seu voto por qualquer centavo ou bolsa garantia de que tudo ficará igual sempre, pois a verdadeira história do Brasil é distorcida em qualquer momento, contadas e repetidas com a técnica de Goebbles para nossas crianças, por pessoas sem qualidade alguma que apenas defendem seu interesse.
Precisamos de estímulo intelectual, da opinião formada por quem sabe o que diz e sabe como fazer, precisamos de escola de qualidade desde a mais tenra idade até onde desejamos chegar.
Eu quero um futuro... estou farta da neo ditadura disfarçada de Democracia.


POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - CESMAC - MACEIÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário