terça-feira, 3 de novembro de 2009

OLIMPÍADAS 2016, comemorar??? II

Na época da ditadura militar o país passava por um momento quase tão caótico como este atual. Necessitava de heróis.
Foi então que o Governo Federal decidiu por o plano de metas em ação, construiu muitos estádios de futebol, inclusive o Maracanã e diversos canais para expandir a então TV Globo, hoje a Rede Globo, as Organizações Globo para divulgar os feitos magníficos do Governo que matava em nome da Segurança Nacional, mas ninguém sabia disto.Os empreendimentos foram realizados com dinheiro público, o que é ilegal até nos presentes dias.
Escolas, Universidades, hospitais, postos de saúde... tudo fora deixado de lado em nome do "progresso."
Os heróis vieram. O Brasil ganhou a Copa de 1970, os jogadores foram presenteados com carros e dinheiro do povo em um país onde a fome já era eminente e tudo sinalizava para o que o maior dos heróis, o Rei Pelé, alertasse no mesmo ano, sobre a marginalidade das crianças e o perigo do Brasil tornar-se um país de marginais.
Os heróis da política também surgiram, o General Médici, o maior torturador e repressor da história, era visto como um criatura doce e amigável, admirado pelo povo.
Hoje também necessitamos de heróis; surgem as Olimpíadas de 2016.
"A Educação, Segurança, Saneamento, Transporte, Emprego etc. vão bombar porque nescessário."(JOSÉ TORQUATO, 2009).
Concordo. Mas tudo será efêmero, um evento destes não dura a vida toda. Serão pagos salários baixos e os empregos temporários. (Um neo escravismo disfarçado).
E depois tudo será será abandonado. Exatamente como aconteceu com a Cidade do Rock, para o mega evento Rock in Rio, que gerou empregos, reascendeu o comércio, trouxe mais fama internacional ao Rio e hoje encontra-se em ruinas, esquecido como tudo o que é básico, necessário de Direito do Povo.
Para construir a Vila Olímpica dos Jogos PAN Americanos de 2007, há dois anos foram gastos aproximadamente R$ 3,7 bilhões, 800% maiores do que os previstos pelo COB há cinco anos (considerada a inflação)sendo tudo o dinheiro público. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Pan-americanos_de_2007 Acesso 01 nov 2009.
E a Vila necessita urgente reformas por falta de manutenção.
Para construiur uma nova Vila Olímpica destinada as Olimpíadas de 2016, serão gastos mais que isto, dinheiro totalmente público, mais uma vez inflingindo a Lei. Novamente hospitais, segurança, Educação são deixadas de lado.
O Rio continuará a ser a Cidade Maravilhosa, isto ninguém tira dela, mas vamos lembrar que o helicóptero abatido no ar por bandidos, que depois comemoraram em festa o feito, caiu próximo da Vila Olimpica feita para o PAN DE 2007. Alguém acredita que até 2016 vão acabar com o narcotráfico que financia os "cumpadis da polílica, elegendo-os???"
O Brasil quer continuar mantendo-se como o país do futebol e tentar firmar-se como o país do esporte.
Já citei antes: Cazuza dizia bem: "eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu com grandes novidades..." e Renato Russo cantava: "Que país é este? ou: Vamos celebrar a estupidez humana a estupidez de todas as nações, nosso país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões..."
Endeusam um presidente analfabeto, mas que virou herói: "nunca na história deste país, sediamos uma Olimpíada, choro de emoção."
Já frisei aqui e volto a afirmar: um país se constrói com Educação de Qualidade. No Dia em que isto acontecer, que nosso país for reconhecido por profissionais doutores e não apenas por desportistas como o que foi citado na edição de domingo passado no Fantástico, 01 nov 2009, "falece o último remanescente da Copa Campeã de 1950, pobre, muito doente, abandonado pela família e ajudado por desconhecidos." Neste dia teremos o que comemorar e muito, com alegria e verdade. E certamente teremos um presidente doutor e que governe com consciência e coração, não visando manter uma ditadura de "Bolsas-Esmolas."
No dia em que isto acontecer, se eu ainda estiver aqui, chorarei como o presidente Lula, mas de alegria e emoção.


Ivete Depelegrim Ribeiro - Estudande de Comunicação Social Jornalismo - 4ª Fase UNOSESC-JBA

Um comentário:

  1. Falou
    Eu já disse que toda maioria é burra.
    Podes escrever que a maioria do povo brasileiro vai colocar lá em Brasília outro vexame internacional, em 2010. aliás para 2011 recomeçar a mesma cantinela. Churchil tinha dito que este não é um pais sério. Continua sendo muito pior. Teremos a Copa do Mundo e estamos bombando para 2016. Quando veres centenas de carros novos amontoados num pátio e comprado com nosso dinheiro para servir a população, paradosa por falta de documentação, burocracia, desperdício, falta de compromisso para com o que é nosso, entenderás o que a Dra. Ivete falou e o que Churchil sentiu.
    BRASIL dos brasileiros que tem sempre o governo que mereçe. Porque a cerca do curral da ignorancia ainda não foi ARROMBADA devidamente.
    Tá certa Voce

    ResponderExcluir