sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Editorial

Chocolate...
Dificilmente encontramos alguém que não aprecie esta iguaria que torna no momento da apreciação, a vida mais doce.
Em 2000 foi lançado no cinema, o filme Chocolate (Chocolat, título original) com Johnny Depp e Vianne Rocher, dirigido por Lasse Hallström, o qual conta a história de uma mãe solteira e a e seu romance com piratas que chegam a uma vila tradicional e com hábitos retrógrados impostos pelo prefeito, religioso, guardião da religião, da moral e bons costumes. Começa a trama.
O filme deixa bem claro as diferenças dos moradores da vila, e seus novos habitantes. Há várias séries no filme que demonstram o preconceito e suas diversas formas de demonstrá-lo, inclusive contra uma criança, revelando que a vida real, não é doce como um chocolate.
Até agora falamos em ficção. Mas esta estória da ficção torna-se história amarga e com graves conseqüências em nossos dias com uma nova modalidade criminosa de intimidação, violência psicológica e até física, destinada às pessoas consideradas diferentes e/ou excluídas de um determinado grupo social. Esta prática chama-se Bullyng que atinge principalmente crianças e adolescentes, mas também adultos estão inclusos.
São exemplos de Bullyng: “gordooooo”, magrela vara pau, você é burro, nunca vai ser nada na vida.... repetidas diversas vezes para a vítima, muitas vezes fazendo-a acreditar que ela é o que ouve, entrando em profunda depressão podendo até tentar suicídio.
O consolo, se é esta a palavra que nos cabe agora é sabermos que há tratamento para as vítimas, mas o que nos entristece é que não há ainda leis eficientes no combate deste crime e nem preparo nas escolas, Universidades e Sociedade em geral para acabar com esta modalidade que faz muitas vítimas atrapalhando seu convívio social, tirando-lhes o direito de viverem livres como devemos ser e sentir o gostoso gosto da liberdade como sentimos o do saboroso chocolate.
O final do filme Chocolate foi magnífico. Quem não assistiu deve fazê-lo e refletir sobre o mesmo é uma grande lição de vida, para nos inspirarmos e também encontrarmos forças, subsídios legais, determinação e boa vontade para acabarmos com o Bullyng em nosso país. É o que desejamos, almejamos, queremos e nosso blog deixa aqui bem expressa sua repulsa contra tal ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário