terça-feira, 1 de março de 2011

nosso sapoti que nos foi vendido


NOSSO SAPOTI FOI-NOS VENDIDO
jTorquato
Maceió, MARÇO/2011
A Manga era tipo espada, lindo caldo grosso descia pelos cantos da minha boca enquanto eu sugava e apertava a dita cuja. Eram 16 horas no quintal lá de casa, sob a sobra da mangueira tríplice, eu estava sentado, tendo um saco de sapotis ao lado e muitas mangas no chão.
Este quadro da década de 50 é verdade e dou fé. Pode registrar e carimbar. Eu chupava frutas de graça, saídas de suas fábricas fresquinhas ainda com parte do galho. Sentado à sombra da “fábrica” eu sentia do rei do quintal, minhas fábricas sem que eu o soubesse, produzia além daquelas frutas maravilhosas, purificador de ar, renovador de ar, usava a terra e a água, seu caule era a central de produção
2011- Eu “tava que tava” mostrando a amiga sulista o mercado da produção, fui a parte de frutas todo “ancho” quando levei tremendo susto, as mangas rosa que ali estavam, custavam um absurdo. Minha amiga depois de ter eu extravasado minha indignação, contou que a maioria dos produtos brasileiros custavam nos países do cone sul por exemplo, a metade do preço dos praticados no Brasil, até a gasolina brasileira lá é quase a metade do preço. Qualquer produto agrícola ou industrializado brasileiro, custa bem menos e tem mais é de melhor qualidade, que os vendidos ao próprio povo que o cultiva, planta, e fabrica.
Sinceramente, não entendo nada de economia, mas a história já escreveu tudo que podia sobre povos espoliados com cargas tributárias.
Nossos Governantes em nada difere dos Reis de outrora que davam banquetes faraônicos enquanto o povo caia de fome na rua, Países houve e há em que o povo morre de sede em cima de uma fábrica moderna de água mineral para exportação. Mas o pior vem, diz a história, quando o povo não aquenta mais a enganação.
Parece que a História tem pena do povo brasileiro, pois com nossos impostos mais altos do mundo, versus mordomias mais caras e brilhantes do mundo, com Impostômetro nos dizendo o quanto arrecadamos para que possamos DOAR de graça nosso dinheiro para o BNDES “emprestar” aos mesmos sem vergonhas tiriniteiros e caloteiros; A história mostra abertamente um povo se revoltando pelos mesmos MOTIVOS, tenha os nomes que quiserem dar, custou tempo, mas o povo árabe acordou e agiu. Tá custando tempo, mas o povo brasileiro tem de acordar para agir. Na mansa, na baixa, Todos que estão no poder, estão fazendo das suas, iguaiszinhas a dos Ditadores Árabes, venezuelanos e Cubanos, contando com a cortina fumarenta que o governo anterior palanqueou para o povo não notar as maracutaias de sempre e desta feita, com este Partido Putrido, as maracutais estão se agigantando pela certeza de impunidade balanceada pela euforia lulista.
Está chegando a Hora quero de volta e de graça o Sapoti que nos foi vendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário