segunda-feira, 31 de maio de 2010

A CENSURA AINDA EXISTE ENTRE NÓS... CUIDADO

31/05/2010-02h30
Governo espionou críticos mesmo após fim da ditadura; veja documentos
DE SÃO PAULO

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/743061-governo-espionou-criticos-mesmo-apos-fim-da-ditadura-veja-documentos.shtml
Acesso em: 31 mai 2010.


Foi com extrema indignação que terminei de ler este artigo da Folha Online, mas confesso que não causou-me surpresa, pois li o livro Brasil - Nunca Mais, de Dom Paulo Evaristo Arns, onde ele deixa bem claro como e com que objetivo criaram o PT e entre todas as histórias contadas na obra, não encontra-se uma dizendo que o sr. Lula tivesse sofrido os horrorres da ditadura militar, nem mesmo seus "compadres e comadres guerrilheiros."
Hoje estas mesmas pessoas afirmam ter lutado contra o regime, alegam ser Éticos e sobretudo guardiões da democracia nacional. Em que sentido? Categoricamente afirmo: em nenhum. O Brasil não é um Estado Democrático, está longe disto. Um país que não segue a Constituição Federal, não respeita o Artigo 5º da mesma, não é uma nação soberana, tão pouco um país democrático.
Não é preciso espanto porque a Folha está divulgando que o Governo espionou A ou B, o Governo nos espiona sutilmente todos os dias, não há um celular e computador que não seja rastreado e seu conteúdo arquivado. O antigo SNI apenas mudou de nome e de função, mas faz parte sim de nossas vidas.
A mesma Folha trás uma entrevista com o sr. José Sarney que nega as informações publicadas nesta mesma edição (Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/743047-sarney-diz-que-mandou-suspender-investigacoes-sobre-vidas-particulares.shtml Acesso em: 31 mai 2010) e que não convence em seu conteúdo. Bem sabemos que este mesmo senhor usando seu poder e coronelismo colocou o jornal O Estado de São Paulo sobre intervenção, ou seja, censura prévia onde nada pode ser divulgado sobre a família dele.
País Democrático = Imprensa Livre País Democrático = Observação e Aplicação da Constituição Federal, respeitando seu Artigo 5º.
Não existe "Meia Democracia." Bom seria que a Mídia tão interessada em si mesma percebesse que não existe também "meia liberdade de expressão e informação" e passasse a informação em sua totalidade abrangendo a todos os públicos em todos os meios de comunicação.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - UNOESC-JBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário