sábado, 14 de abril de 2012

UM DESPERTAR DE ORGULHO - jTorquato

Eu ouvia o ruído da chuva no telhado, sentia o cheiro da terra molhada,e acordei...

Olhei em volta, ouvindo o cair da chuva, o dia mal clareara, mas era hora de me aprontar e ir para o trabalho, fui pegar as roupas e me deparei com algo escrito em batom vermelho no espelho do quarda roupas: “Artigo 5º da Constituição Federal” e em letras menores

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Assinado K & K :

Lembrei-me então que eu dera um castigo as duas filhas minhas, não permitindo a saída delas para qualquer evento por uma semana, justo por causa das notas baixas na escola, tirando delas inclusive os equipamentos de informática, celulares e até os pen drives.

Bateu-me um orgulho danado, a Escola estava transmitindo em sua grade curricular, a Educação dos Direitos Humanos para os alunos do ensino Básico e médio. De uma coisa posso ter certeza, esta geração não seria a geração do “sim senhor”, seria a geração da contestação de seus direitos, das reivindicações legais, seria a geração de cabeça erguida, segura de si e de seus direitos e deveres.

            Um Pais não se basta, se seu povo desconhecer as leis, desconhecer seus direitos básicos. Será sempre um povo manipulável, deseducado, mal instruído, sempre com serviços públicos de qualidade duvidosa sendo empurrada garganta abaixo da população que não se mobiliza, conformada em sua ignorância de seus legítimos direitos constitucionais, de seus mais rudimentares direitos humanos. E assim tem sido com todas as gerações anteriores. Poucos e escolhido, foram as fatias da população que tiveram educação suficiente para reclamar e exigir seus direitos na década de 50/60/70/80 e 90, a grande massa de brasileiros estava alienada, rastejando seus dia a dias sem compreender a luta pelos direitos humanos, sendo propositadamente mantida na ignorância e na contra propaganda que DIREITOS HUMANOS era coisa para os marginais abraçarem contra a sociedade trabalhadora e pacata. E Exemplos houve em que em nome dos Direitos Humanos, desmoralizaram a Polícia, enganaram a Sociedade, protegeram  indivíduos altamente perniciosos a mesma sociedade que lhe garantia direitos, e estes exemplos foram amplamente divulgados e colocados como exemplo, danificando a imagem dos que lutavam pelas implantação dos Direitos Humanos para todos os Brasileiros. As leis dinossaurianas, os códigos penais senis, as brechas indecentes e propositais nas leis que regem esta sociedade, eram e ainda são as armas usadas contra nossos direitos individuais, cidadão, coletivo. E Nenhuma constituição ou código Legal pode estar acima das necessidades sociais de uma Nação, a garantia de uma lei justa começa pelo entendimento de cada individuo de seus direitos humanos.

Orgulhoso e nem apaguei o espelho, vibrante o batom vermelho ali ficava como um lembrete que meus filhos agora não eram mais marionetes ignorantes. Eram cidadões conscientes, seguros e reivindicantes. Uma geração para se orgulhar. A Educação dos Direitos Humanos nas Escolas estavam lançando sua semente para uma planta rígida e inquebrável.

O Som da chuva continuava mais forte, assim como o cheiro da terra, eu me revolvia feliz entre os lençóis e ... ACORDEI

Imediatamente corri ao guarda roupas, e olhei um espelho liso e vazio.



jTorquato (Supertor4)

Maceió, 14 de abril de 2012.

Maceió – AL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário