terça-feira, 17 de abril de 2012

CAFUFO DO LEQUE, BILHAR E VINHO DE IVETE DEPELEGRIN
PAPO PRIMEIRO
 

MACEIÓ DAS LOMBADAS






OUVINTE, PÉ DE OREIA E PALESTRANTE POSTADOR... TORQUATO



Elas estão por todos os cantos de Maceió. São muitas, em todas as ruas, avenidas, ruelas e quase todas ilegais, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei 9.503, de 23.09.97, do parágrafo único de seu Artigo 94, que diz: “são proibidos a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN”. No Artigo 95 do mesmo Código contém a afirma que: é proibido a construção de qualquer obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres ou colocar em risco sua segurança sem a prévia autorização do órgão ou entidade de trânsito, prevendo multa, sanções cíveis e penas criminais e multa ao funcionário público responsável por não observar e fazer cumprir a lei. E no Artigo 334 afirma categoricamente: “As ondulações transversais existentes deverão ser homologadas pelo órgão ou entidade competente no prazo de um ano, a partir da publicação deste Código, devendo ser retiradas em caso contrário.”.

Este prazo terminou em 1998. Estamos no ano de 2012 e o que observamos com horror em nossa cidade é a proliferação de lombadas (muitas mal feitas, irregulares e sem autorização do órgão competente, que são feitas por moradores que acreditam ser esta a solução mais viável na prevenção de acidentes), gelo baiano e tantas outras aberrações que nos são impostas, causando prejuízo ao nosso carro e muitas vezes colocando a vida das pessoas em risco, pois dependendo da peça do automóvel danificada, esta pode causar um sério acidente. Lombada irregular não é a garantia de segurança é um agente causador de acidentes.

 Na Avenida Rotary construíram uma lombada sinalizada na subida de uma rua (ou ladeira) dificultando o tráfego. Pior do que isto, a lombada em questão mesmo sinalizada por uma placa, é quase invisível para o motorista em horários em que o sol reflete no para brisa do carro. Se o motorista não tem habilidade causa um acidente.

Bairros na periferia são os que mais apresentam estas irregularidades que nunca são fiscalizadas e a população em sua ignorância aprova este tipo de obra.

A lombada ideal é a eletrônica. Ela serve para qualquer rodovia principalmente as que apresentam variações de velocidade, para cada espaço há uma velocidade específica variando de 30 a 80 km/h nas áreas urbanas, podendo chegar a 110 km/h em áreas rurais. Com ela economiza-se espaço pois a distância de uma para outra deve ser de 1000 metros, portanto, o radar fotográfico responsável pela fiscalização  e emissão de multas tem alcance de 1000 metros. A maior vantagem é que a mesma não danifica o carro e se caso o motorista exceder a velocidade permitida é multado automaticamente, a fatura é enviada para a casa dele via correio, não há maior prejuízo para o proprietário do veículo e as chances de um acidente acontecer devido a quebra de uma peça reduz a zero.

Claro que lombadas eletrônicas não previnem 100% os acidentes. Educação no trânsito é primordial e deveria ser ensinada nas escolas. A combinação bebida e volante ainda são as maiores responsáveis pelas mortes no trânsito. Necessitamos urgente de uma revisão na Lei prevendo punição para os crimes de trânsito mais severas. Precisamos que funcionários públicos pagos pelo dinheiro do contribuinte de fato cumpra sua função e fiscalize nossas ruas, avenidas, vielas... lembrando que ele também possui carro próprio, transita em ruas com lombadas, tem prejuízos com as mesmas. A multa custa mais barato, não danifica o veículo e faz o motorista perder pontos na carteira, uma medida bem interessante pois quando excede na pontuação, a sua carteira é apreendida ou cassada. As lombadas irregulares não são capazes de cumprir a função fiscalizar, nem punir, ela não computa pontos que possam fazer o mau motorista perder a carteira.

A nossos governantes fica o alerta que o prazo final para a substituição das antigas lombadas para as eletrônicas findou-se em 2011. Estamos em 2012 e continuamos a ter prejuízos com os velhos inibidores de velocidade, as pessoas continuam sofrendo acidentes no trânsito e a chance de punir estes criminosos que não respeitam as Leis em Alagoas fica anulada devido a ineficiência dos órgãos responsáveis por um trânsito mais seguro para todos. Se o Estado fizer sua parte no sentido de eliminar estes objetos antigos e irregulares para diminuir a velocidade, substituindo pelos modernos e eficientes, já resolve boa parte da problemática referente a tráfego de veículos. Posteriormente após este passo, ações conjuntas com governo e sociedade podem fazer com que tenhamos um trânsito melhor e mais humano.







observação pertinente: O CAFUFO DO LEQUE, BILHAR E VINHO, É UM COMODO DO ESPÍRITO  DE IVETE DEPELEGRIM ONDE REUNIDOS, AMIGOS, TROCAM TEXTOS, TROÇAS, ARTIGOS, UNS OUVEM, OUTROS FICA DE ORÉIA IM PÉ. CHAMUSCAM CARNES E CACHOEIRAM VINHO. NO FINAL GANHA A SOCIEDADE, A COMUNIDADE, A NAÇÃO.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário