domingo, 22 de dezembro de 2024

CASINHA BRANCA

 

CASINHA BRANCA





j.torquato

12/2024

Chegando aqui é como se tivesse e estou, chegando numa nova cidade onde decidi morar, trouxe meu caminhão de mudança e minhas trouxas,

Desci de mim, apeando de minhas saudades, pelo arreio do alazão destino. E olhei em torno.

Não havia vizinhos para saudar e cumprimentar minha presença que seria novidade naquele local. Nem sombras de espiões atrás de cortinas e janelas, não havia crianças a correr, nem bicicletas encostada em muros e nem triciclo, nenhuma bola colorida largada nalguma grama de jardim.

Não havia porta cartas do correios, nem garagens abertas mostrando o carrão do ano. Tudo silêncio e deserto de humanos.

Olhei para o que seria o meu Lar, era linda casinha branca com telhados vermelhos, batentes de janelas e da porta principal também era do mesmo vermelho. O caminho era de pedras que faiscavam brilhantes sob o sol desmaiado. A grama, notei, era de um verde quase que artificial de tão lindo. Andei pelas pedras e a porta se abriu.

Eu nem estranhei, já pensei que tudo era automatizado na casa, pois é pisei no caminho de entrada e a porta...

Do caminhão não havia motorista, a bagagem foi desmaterializada e rematerializada dentro daquela casinha linda.

Entrei na casinha e vi na sala uma cadeira de balanço antiga com correias para amarrar braços, uma TV em preto e branco, uma radiola e muitos discos de vinil

No meu celular havia mil avisos de Novas Regras para idosos tirar CNH, idosos devem obrigatoriamente tirar nova Identidade, Idoso não pode comparecer a praia durante o dia. Nova regra para acessibilidade de Idoso nas redes Sociais, Idosos acima de 73 anos não pode mais contratar consignados pelo INSS pô estava cheio de avisos que soavam como ameaça por sermos idosos.

Para nós estava ali o Último aviso para idosos descartáveis.

Idosos acima de 73 anos dirijam-se a uma casinha branca com telhados vermelhos e

BOA MORTE.

Torquato

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

O P Ç Õ E S

 

                                                          OPÇÕES  



j.Torquato


A LEMBRANÇA DAS MENINAS DE DONA MARIA AINDA ESTAVA GRAVADA NA BOCA RESSECADA DE RESSACA, JÁ FAZIA ALGUM TEMPO DE QUE ESTAVA NA ESTRADA DIRIGINDO MEU FUSQUINHA, O FIAT 147 DO GALETO, MEU COLEGA DE TRABALHO, PASSOU AZUL LINDO ME ZOANDO PELA VELOCIDADE, DEPOIS QUE O OPLALA BRANCO COM FAIXA PRETA DE MEU IRMÃO TAMBÉM JÁ TINHA ME ULTRAPASSADO E DESAPARECIDO NO HORIZONTE DA LONGA, CHATA, ESTRA DE ASFALTO RETA, NÃO HAVIA CURCAS SÓ SUBIDAS E DESCIDAS LEVES, ESTAVJÁ PERTO DA CIDADE DE IATI-PE, PASSARIA POR UMA PONTE SOBRE O RIACHO DOS MACACOS, EU IA OLHANDO O ESFUMAÇADO HORIZONTE MATINAL, QUENDO O CARRO SE DESCONTROLOU VIROU PARA DIREITA, BATEU EM ALGO NO PNEU, VIREI ABRUBTAMENTE PARA ESQUERDA E O CARRO FOI RETO ATRAVESSOU A PISTA, BATEU NIMA BICA DE CIMENTO, ME “CUSPIU”PARA FORA PELA PORTA DO PASSAGEIRO E DORMI.

OPÇÃO 01

ACORDEI  À BEIRA DA ESTRADA DE BRUÇOS NUMA DESCIDA EM DIREÇÃO AS PEDRAS QUE SE AMONTOAVA LÁ EM BAIXO, HAVIA MATOS RASTEIROS NOS QUAIS ME AGARREI, TENTANDO SUBIR, OUVI ZOADA DE CARROS PASSANDO LÁ EM CIMA, NA ESTRADA.

NÃO SEI COMO, MAS VI LÁ EM BAIXO UM CARRO MONTADO EM CIMA DE UM BANCO DE PASSAGEIROS TRAZEIRO, TODO AMASSADO, PENSEI:

- PÔ HOUVE OUTRO ACIDENTE AQUI.

CONSEGUI CHEGAR À ESTRADA E ACENEI PARA UM CAMINHÃO QUE PASSOU A TODA, MAS ADIANTE ELE PAROU E DEU RÉ, ENQUANTO ISSO UMA PIC UP AZUL EM SENTIDO CONTRÁRIO TAMBÉM PAROU. LÁ EM BAIXO UM SOLITÁRIO HOMEM COM UMA ENXADA NOS OMBROS NOS OLHAVA ASSUSTADO, TODOS MER ACUDIRAM., CATARAM OS PAPEIS DA EMPRESA (REGISTRO DE EMPREGADOS PARA CONFECCIONAR A RAIS ANUAL) E EU SÓ DIZIA –“ SE CHUVER VAI ACABAR COM AS FICHAS TODAS” ESTAVA UM SOL INCLEMENTE.

O DA PIC UP ME LEVOU COM ELE  MINHA SACOLA E MEU DOCUMENTOS E FICHAS RECOLHIDAS, FOMES EM DIREÇÃO A DOIS RIACHOS QUE NÃO PODE NOS ATENDER POR ESTAVAM FECHADOS ERA SÁBADO. VOLTAMOS A ESTRADA RUDO A GARANHÚNS.

DEPOIS DE OPERADO, FUI DEIXADO EM UM HOTEL DE RODOVIÁRIA E O PESSOAL VEIO DE MACEIÓ ME PEGAR.

EM CASA A VIZINHA CHOROSA SÓ EXCLAMAVA!

- MEU DEUS, TÃO JOVEM, MAS TÃO JOVEM!!!!

COM O CHAPÉU DE PAPA NA CABEÇA ENTREI EM CASA E ABRAÇEI OS MEUS. TODOS CHOROSAMENTE ALEGRES.

OPÇÃO 2

O CARRO ESTAVA LÁ EM BAIXO, TODO AMASSADO, EM BAIXO ESTAVA OS PAPEIS E ATÉ O BANCO TRAZEIRO, ELE CAPOTOU E CAIU DE PÉ. O SOL IA ALTO E AS FICHAS DOS FUNCIONÁRIOS QUE EU LEVAVA PARA FAZER A RAIS ANUAL EM MACEIÓ ESTAVAM ESPALHADA E EU FUI CATÁ-LAS, MANCHANDO-AS DE SANGUE QUE PINGAVA DE MINHA CABEÇA. UMA VOZ ME CHAMOU;

- PRECISA DE AJUDA?

- SIM, PEGAR ESTAS FICHAS ANTES QUE CHOVA.

- VOCE PRECISA IR A UM HOSPITAL, OUTRO DESCIA A LADEIRA DA ESTRADA ATÉ A MIM, ISSO VÁ COM ELE QUE A GENTE RECOLHE AS FICHAS. TEM ALGUÉM PARA QUE EU POSSA ENTRAGAR, EU VOU PARA PAULO AFONSO.

- LEGAL, MEU PRIMO ESTÁ VINDO DE LÁ AGORA, NUM OPALA MARRON CLARO 4 PORTAS.

- MAS E MEU CARRO? UM SENHOR COM UMA ENXADA AO OMBRO DISSE “EU TOMO CONTA ATÉ SEU PRIMO CHEGAR”

- OK, VÁ COM ELE PARA UM HOSPITAL. DISSE SE REFERINDO AO DONO DE UMA CAMINHONETA CHEBROLLET AZUL.

FUI.

FUI PARA UM HOSPITAL EM GARANHÚNS, FIQUEI LÁ DEITADO ATÉ QUE ME CANSEI DE ME OLHAR COM UMA ATADURA DE “PAPA” NA CABEÇA, SAI DA ENFERMARIA E FUI PROCURAR UM HOTEL, ENCONTREI UM PERTO DA RODOVIÁRIA, ME DIRIGI AO BALCÃO.

- GOSTARIA DE UM BANHO E UM QUARTO – O CARA NEM ME OLHOU

- EI SEU FILHA DA PUTA EU QUEO UM QUARTO, ESTOU ACIDENTADO E OPERADO.

E O CARA ATENDEU OUTRO CHEGANTE, ALEGRE, RISONHO, DEU O ÚLTIMO QUARTO. REVOLTADO, EU FUI EMBORA.

PASSEI PELA PORTA DE ENTRADA, E FIQUEI OLHANDO O MOVIMENTO DE GARANHÚNS, DEI SIBNAL A UM TAXI, ESTE NEM DIMINUIU A VELOCIDADE, VI UM POROT DE ÔNIBUS, MESMO COM A BANDAGEM NA CABEÇA ARRISQUEI E FUI PEGAR UM ONIBUS, SUBI ESTAVA VAZIO, SÓ UNS 3 PASSAFEIROS, ME SENTEI, QUANDO VI QUE ERA O CENTRO DA CIDADE, PUXEI O CORDÃO PARA DESCER... NADA.

FIQUEI MALUCO, PORQUE NADA FUNCIONAVA? FUI ATÉ A PORTA DE SAÍDA,, E QUANDO UM DOS PASSAGEIROS DESCEU EU DESCI TAMBÉM.

E FIQUEI ANDANDO PELA NOITE DE GARANHUNS, SEM SABER O QUE FAZER. PERGUNTEI A UM PASSANTE ONDE FICAVA A CENTRAL DE TELEFONES, EU IA TELEFONAR PARA OS MEUS EM MACEIÓ.

NENHUM  PASSANTE PARECEU ME OUVIR, NEM PARARAM NEM ME OLHARAM. TINHA ALGUMA COISA ERRADA COMIGO.

TINHA

SENTEI NA PRAÇA, OLHEI EM VOLTA.

ERA NOITE ETERNA PARA MIM.

 

 

 

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

ACORDEI... DE NOVO!!

 ACORDEI NOVAMENTE

j.Torquato – dez-2024






ACORDEI ASSUSTADO

OUVIA PASSOS, SONS DE RESPIRAÇÃO PESADA, SOM DE RASPAGEM ENTRE METAIS, ALGUEM BATEU À PORTA. DESPERTEI DE VEZ E NEM ESFREGUEI OS OLHOS, JÁ ESTAVA LÁ NA PORTA, ABRI.

NÃO ERA UMA PESSOA, ERA UMA SOMBRA, NÃO CHOVIA MAS ESTAVA DE CAPA NEGRA COM CAPUZ ENCOBRINDO O ROSTO, NÃO FALOU, SUSSURROU.

“SAIA DA FRENTE”

BOQUIABERTO, SAI.

EMPURROU-ME COM FORÇA PARA O LADO E ENTROU, NÃO ANDAVA, FLUTUAVA. FOI DIRETO A SALA QUE EU USAVA COMO ESCRITÓRIO IMPROVISADO COM SALA DE JANTAR, COMO QUEM MORAVA ALI, FOI DIRETO NA MESA ESCRIVANINHA, ABRIU A SEGUNDA GAVETA E RETIROU UMA PASTA DE PLÁSTICO FINA, ABRIU, OLHOU E PERGUNTOU:

- ONDE ESTÁ?

AQUILO JÁ ERA DEMAIS, O CARA ENTRAVA A FORÇA NA MINHA CASA, NA MADRUGADA, ME EMPURRAVA, MEXIA NAS MINHAS COISAS, E AINDA ME DAVA ORDENS E ME INTERROGAVA??!!

CORRI PARA COZINHA, PEGUEI A PEXEIRA DENTRO DA GAVETA DO ARMÁRIO E ZUM, A PEIXEIRA VOOU PARA O TETO E VOLTOU PARA A MESA COM BARULHOS CARACTERÍSTICOS, NÃO ENTIDI DE PRONTO, MAS O PÉ DELE ESTAVA NO MEU ROSTO DE REPENTE, LEVEI UMA “PATADA” DOS OUVIDOS E FOI A VEZ DO OTÁRIO BEIJAR O CHÃO DA COZINHA. OLHEI ATORDOADO. O CARA NÃO TINHA CARA ÓIA!!!!! O CAPUZ NEM SE MEXEU, COMO OS ARTISTAS, ME LEMBREI, NAS TELAS DE CINEMA DOS DOMINGOS A TARDE, A MECHA DE CAVELO QUE CAIA NA TESTA, COM O ELVIS, NEM SE MEXIA, MESMO NUMA GRANDE MOVIMENTAÇÃO, MERGULHO EM PISCINA, BRIGA DE BAR.

O CAPUZ DO CARA ERA “COLADO”.

DEU-ME UM MURRO NO ESTÔMAGO E OUTRO NO QUEIXO, CAI NA ESCURIDÃO.

- ONDE ESTÁ, PERGUNTOU O DO CAPUZ, ACORDANDO-ME AMARRADO A CADEIRA DA COZINHA, COM OS PÉS AMARRADOS E DENTRO DE UMA BACIA. O ODOR DE ÁLCOOL INVADIA MEU NARIZ, ELE PEGOU UMA CAIXA DE FÓSFORO GRANDE QUE HAVIA NA BEIRA DO FOGÃO A GÁS, ABRIU E PERGUNTOU DE NOVO

- ONDE ESTÁ

- O QUE?

A PORRA DO DOCUMENTO QUE MANDEI O AIRTON LHE ENTREGAR PARA VOCE GUARDAR

- MAS QUE AIRTON? NÃO CONHEÇO NENHUM, TEM CERTEZA QUE FOI COMIGO, MEU NOME É JOSÉ DE BARROS, SOU BALCONISTA DE FARMÁCIA, SOU EU MESMO?

- NÃO, MAAS VAI MORRER DO MESMO JEITO E TOCOU FOGO NA BACIA AOS MEUS PÉS, DEPOIS DESPEJOU MAIS ÁLCOOL NA MINHA CABEÇA, ENQUANTO EU ME DEBATIA DE DOR NOS PÉS, ACEUNDEU O FOGO E O FÓSFORO SE APROXIMOU DE MEUS OLHOS.

ACORDEI ASSUSTADO

OUVIA PASSOS, SONS DE RESPIRAÇÃO PESADA, SOM DE RASPAGEM ENTRE METAIS, ALGUEM BATEU À PORTA. DESPERTEI DE VEZ E NEM ESFREGUEI OS OLHOS, JÁ ESTAVA LÁ NA PORTA, ABRI.

Comentem racantistas

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

DÍZIMA TARIFÁRIA

 DÍZIMA TARIFÁRIA




j.Torquato

ALGO ESTAVA ME SUFOCANDO, EM TORNO DE MEU PESCOÇO, ESTAVA SEM AR, DEBATIA-ME ATORDOADO E APAVORADO, TENTAR GRITAR NEM PENSAR. COLOQUEI MINHAS MÃOS NO INSTRUMENTO QUE ESTAVA ME SUFOCANDO, ERAM MÃOS!!!!

ACORDEI.

OLHEI EM VOLTA E PENSEI PUXA QUE PESADELO!! ESTAVA AINDA TUDO ESCURO NO MEU QUARTO. LEVANTEI-ME E FUI EM DIREÇÃO AO BANHEIRO, MOLHAR MEU CORPO NAQUELA MANHÃ DE SETEMBRO. SE É QUE ERA MANHÃ, SE É QUE ERA SETEMBRO, SE É QUE ERA MEU QUARTO DE MINHA CASA. PORQUE AO ABRIR A PORTA E DEIXAR A CLARIDADE ENTRAR, NOTEI QUE ESTAVA NUMA CASA DIFERENTE COM DIATRUBUIÇÃO DE CÔMODOS DIFERENTE, PAREDES DE CORES DIFERENTES, ALIÁS, CORES QUE EU NUNCA TINHA VISTO ANTES.

AI SIM

GRITEI,

ONDE PORRA EU ESTAVA? NÃO HAVIA NINGUÉM NA CASA QUE POR SINAL ERA MUITO GRANDE, HAVIA O CÔMODO QUE DEVIA SER COZINHA, NÃO HAVIA BOCA DE FOGÃO, NÃO HAVIA PANELAS, TALHERES, NADA QUE LEMBRASSE UMA COZINHA A NÃO SER UMA PIA DE METAL E UMA TORNEIRA ESQUISITA APERTEI EM CIMA E SAIU ÁGUA QUENTE, FERVENDO, COM UM ODOR DE LIMÃO. DEI UM PULO PARA TRÁZ ESCONDENDO MINHAS MÃOS. SENTI ALGO NO AMBIENTE, ESTAVA SENDO OBSERVADO, TENTEI CORRER E ALGO BATEU NO MEU PEITO, VAI DESNORDEADO, ME LEVANTEI PARA CONTINUAR A FUGA MAS ALGO ME AGARROU PELO PESCOÇO E APERTOU FORTEMENTE, EU SUFOCAVA, TENTAR GRITAR NEM PENSAR. COLOQUEI MINHAS MÃOS NO INSTRUMENTO QUE ESTAVA ME SUFOCANDO, ERAM MÃOS!!!!

ACORDEI.

DEI UM PULO DA CAMA AINDA COM AS MÃOS NO PESCOÇO, ACENDI A LUIZ NO INTERROMPTOR QUE ERA O DE SEMPRE, E O MEU QUARTO SE ME APARECEU ILUMINADO, COM TV E CANA DESFEITA, COM ELA AO MEU LADO DORMINDO COMO UM ANJO, FUI PARA O BANHEIRO QUE ERA O MEU, NA CASA QUE ERA A MINHA E TOMEI O MEU BANHO, DEPOIS TROQUEI DE ROUPA DEI UM BEIJO NA “BELA ADOMERCIDA” E FUI TRABALHAR.

ANTES DE ENTRAR NA LOJA, JÁ HAVIA COBRADORES ME ESPERANDO, ADVOGADOS TAMBÉM ESTAVAM ANSIOSOS PELA MINHA PRESENÇA, EU TENHO DE TRABALHAR PARA PODER VOS PAGAR EU DISSE ABRINDO A PORTA DE ROLO DA LOJA, CLIENTE? NENHUM. ADVOGADOS E COBRADORES? UMA DEZENA.

COMECEI A ATENDER, NOS EMAILS MAIS COBRANÇAS, EM MENSAGENS TAMBÉM AVISO DE FALTA DE PAGAMENTO, ATRAZOS, PENDENCIAS NA JUSTIÇA. CLIENTES? AINDA NENHUM.

POR VOLTA DO MEIO DIA JÁ HAVIA MOVIMENTO, MAS OS COBRADORES LEGAIS E ILEGAIS NÃO SE AFASTAVAM DE MIM, ME SENTI SUFOCADO, OLHEI NA TELA E ESTAVA OS IMPOSTOS NÃO PAGOS EM QUE ME AMEAÇAVAM, TENTEI CONTINUAR RESPIRANDO, NOS NOTICIÁRIOS DIZIAM QUE O MINISTRO DA ECONOMIA ESTAVA CRIANDO MAIS IMPOSTOS, PARA QUEM FOSSE OTÁRIO EM TRABALHAR E PRODUZIR AQUI NESTE PAÍS, IMPOSTO PARA QUEM CRIAR ANIMAIS EM CASA, IMPOSTOS PARA QUEM FOSSE A PRAIA RESPIRAR BRISAS SALGADA, E O IMPOSTO SOBRE PESSOAS VIVAS, ISPV ANUAL QUE EU TB ESYTAVA ATRAZADOS, POR CAUSA DOS IMPOSTOS PREFERI PAGAR ALUGUEL QUE FICAVA MENSAL E ANUALMENTE MAIS BARATO, VENDI MEU CARRO, RELOQUEI SEM ÔNUS, UM QUARTO DE MINHA CASA PARA UM SEM TETO CADASTRADO PELO MST, PARA ASSIM TER DIREITO A DESCONTO DE 10% SOBRE O ISIA, IMPOSTO SOBRE IMOVEL ALUGADO. E VENDI MEU RELÓGIO PARA NÃO TER DE PAGAR IMPOSTO ANUAL PARA TER POSSE DELE, ANDO DE SANDÁLIAS DE TIRA, PORQUE O SAPATO TAMBÉM PASSOU A TER IMPOSTOS ANUAIS. EM SUMA COMECEI A OLHAR OS COBRADORES E OS ADVOGADOS E ME SENTIR SUFOCADO, EU SUFOCAVA, TENTAR GRITAR NEM PENSAR. COLOQUEI MINHAS MÃOS NO INSTRUMENTO QUE ESTAVA ME SUFOCANDO, ERAM MÃOS!!!!

ACORDEI.

NÃO, NEM ERAM MÃOS FISICAS E NEM ACORDEI MAIS.

ESTAVA MORTO EM VIDA.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

AGORA É COM VOCÊS

 AGORA É COM VOCÊS

JTorquato


OLHEI NA FOLHINHA, O PRÓXIMO FIM DE SEMANA MUI PRÓXIMO, TALVEZ DEPOIS DO FERIADO E ANTES DO FERIADÃO.

OLHEI UMA TERÇA FEIRA, E PENSEI SE VIVO ESTIVER, AINDA VOU DEVER, E DEVENDO MAIS.

NA DÉCADA DE SETENTA DIZIAM QUE NÓS BRASILEIROS NASCÍAMOS JÁ EM PECADO ORIGINAL, SEJA O QUE DIABOS FOR ISSO, E DEVENDO AO FMI. ACRESCENTO DEVENDO AS LOJAS, AO MERCADINHO, AO AÇOUQUE, A FARMÁCIA, AO MÉDICO, AO DENTISTA, A ESCOLA, AO VIZINHO, AO COLEGA DE TRABALHO, A AGIOTAS, AO BANCO.

PAGAMOS PARA NASCER, NA MAIORIA EMPOBRECIDA DAS VEZES, PAGAMOS A PRAZO, EM PARCELAS A PERDER DE VISTA OU ATÉ PERDERMOS A VISÃO DE VELHOS MUITO USADOS E MAL CONSERVADOS. MAS AO PAGARMOS PARA MORRER DEIXAMOS AO NACITURNO DA VEZ, PRESTAÇÕES DESTE PAGAMENTO.

TROCO O “PAGAMOS PARA NASCER, VIVER E MORRER” POR DIVIDISÃO EM “PRESTAÇÕES DESTES PAGAMENTOS”. E VIVEMOS EM DÍVIDA ETERNA COMO O “PECADO” ETERNO ORIGINAL, PRIMORDIAL, QUE A RELIGIÃO NOS IMPÕE, SENDO QUE NESTE CASO DEVER É A NOSSA RELIGIÃO, E O AGIOTA SEJA PARTICULAR OU PÚBLICO, BANCO, GOVERNO OU VIZINHO, O SACERDOTE DESTA RELIGIÃO.

ASSIM NÃO SE ESPANTEM SE AO MORRER EU TENHA NOS LÁBIO UM LEVE SORRISO DE MONA LISA. PARLANDO SUBJETIVO:

- EU ME LIVREI, AGORA É COM VOCÊS.

FUI

By JTorquato

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A CIDADE ESCONDEU

 

A CIDADE ESCONDEU

JTorquato







SOMOS VELHOS AMIGOS, SOMOS ANTIGOS IRMÃOS, SOMOS EX VIZINHOS, SOMOS TUDO NUMA CIDADE E NÃO SOMOS NADA.

A VIDA COMO TUSINAME NOS CARREGA PARA TODOS OS LADOS, FAZ-NOS INVADIR PRAIAS ALHEIAS, TERRENOS, MORROS E PISCINAS, LAGOAS E JARDINS, VAMOS PARA TODOS OS LADOS DA CIDADE OU PARA LADO NENHUM. FICAMOS ENTÃO ESTÁTICOS NUM PONTO COMERCIAL SETE DIAS POR SEMANA. COMO UM PONTO NO MAPA DO GOOGLE. FIXO ENQUANTO EXISTIR.

MAS E OS MANOS, OS PARENTES, OS AMIGOS ANTIGOS E NOVOS VIZINHOS?

E OS EX COLEGAS DE TRABALHO DA ESCOLA SECUNDÁRIA, PRIMÁRIA, DO CURSO DE DATILOGRAFIA, DE INGLÊS, DE TAQUIGRAFIA, DE TELEGRAFIA, DAS AULAS DE CULINÁRIAS, DAS DE CORTE E COSTURA, DAS DE BORDADO?

E OS AMIGOS QUE CAÇAVAM CARANGUEJOS NOS MANGUES NA ERA DO NATAL, PARA BEBER COM PINGA NA ESQUINA DO ANO NOVO?.

E O GEMIDO DEDILHADO DO VIOLÃO DO LUCIANO? E AS CANÇÕES QUE FORAM FEITAS PARA TODOS NÓS, CANTADAS COM CABEÇAS BALANÇANDO OS CARACÓIS DE NOSSOS CABELOS?

ONDE ESTÃO ELES O VIOLÃO E AS CANÇÕES NESTA MALDITA CIDADE?

QUAL É A MÚSICA E QUANTO É DE CAÇACHA COMO PUNIÇÃO POR NÃO ACERTAR FÁVIO CAVALCANTE?

CADÊ VOCÊS

A CIDADE ESCONDEU.

MINHA IRMÃ DO CORAÇÃO, MEU IRMÃO MAIS PRÓXIMO DA PRÓXIMA BRIGA, MEU AMIGO DE CAMINHADA, DE CACHAÇADA, DE VIOLÃOZADAS, MEUS PRIMOS E PRIMAS EM SUAS ETERNAS BELEZAS ILUMIDADAS COMO ÁRVORES DE NATAL. O PÃO, O BOLO, O QUEIJO DE REINO, NA MADRUGADA DO DIA 25 DE DEZEMBRO. COMO A CIDADE CONSEGUE...

ESCONDER-ME

MINHA NAMORADA PRIMEIRA, À JANELA COMO CAROLINA ONDE ESTÁ VOCÊ, JÁ VOVÓ AINDA CANTANDO MÁRCIO GREYCK, NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE PERDI VOCE,,, VOCÊS, UMA PRAÇA, UM COLORIDO JOGO DE LUZES E PAPEL, O PASTORIL NO PRADO.

ATÉ O PRADO

A CIDADE ME ESCONDEU.

A ESQUINA QUE COMEMORAVA ANO NOVO COM VIOLÃO, FAROFA, CACHAÇA, E CARANGUEJO AINDA ESTÁ LÁ...

ESTÁ?

PODE SER MAIS UMA ESQUINA QUE A CIDADE ME ESCONDEU?

 

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

ESTE BÃO É O MEU MUNDO

 

ESTE NÃO É MEU MUNDO





2024-11-jtorquato

AI O MENINO SE ME APAREÇE COM CABOS, SSD”S, PUGLES, PEN DRIVE DE SISTEMA INTEIRO, ATRAVESSA A RUA COM OS CABOS COLORIDOS VOANDO COMO PENAS NUM PÁSSARO. EU ME REVIRO DENTRO DE MIM, ELE É JOVEM DA GERAÇÃO INFORMÁTICA GERAL, NASCEU TECLANDO, NASCEU FALANDO COMPUTÊS, NASCEU VIA SATÉLITE COM UM APARECLHO TECNOLÓGICO À MÃO, SUA CAMISETA É INTELIGENTE, SEU TÊNIS IDEM, TODOS COM TECNOLOGIA DE I.A. E EU COM MEU SISTEMA ANALÓGICO QUE ATRAVESSOU DÉCADAS, UM SÉCULO E ATÉ UM MILÊNIO, ABISMADO COM OS MILAGRES QUE MINHA AVÓ CERTAMENTE CHAMARIA. ME VEJO COMO OS SELVAGENS HUMANOS PRIMITIVOS QUANDO SE ENCONTRARAM COM OS EXTRATERRESTRES NO PASSADO, COM TODAS GERINGONÇAS TECNOLÓGICAS, E O TRANSFOMARAM IMEDIATAMENTE EM SANTO E O TERRENO DO APORTE, UM TEMPLO. EU SOU O PRIMITIVO ANCIÃO DO PASSODO, MAS AINDA PRESENTE, USANDO ESTA INCOMPREENSÍVEL TECNOLOGIA DE MEU NETO, DO MIMIÓGRAFO A ÁLCOOL A IMPRESSORA LASERJET, DO CADERNO AVANTE BRASIL AO CELULAR SANSUG/LG/MOTO NO PULSO COMO UM RELÓGIO DE MANDRAKE. DO TELEGRAMA AO EMAIL, ZAP. MAS A ESPITIRUALIDADE E A POSTURA ESTES NÃO DEVEMOS A ELES, SÃO ESCULHAMBADOS AO ANDAR, VESTIR, DE POSTURA, DE FALA. NÃO TÊM ELEGANCIA NEM CHARME, NÃO TEM CLASSE. SÃO CÍNICOS, PRÁTICOS, INSENSÍVEIS, DE ESTUPIDEZ BRUTA. DIRETO AO PONTO ERRRRR. AO TECLADO.

NÃO PRECISO ME BELISCAR, NÃO ESTOU NA SESSÃO DA TARDE DO CINE IDEAL, ESTOU VIVENDO UM MUNDO QUE NÃO É E NUNCA SERÁ O MEU MUNDO.

By JTorquato

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

JUSTIÇA DE BANDIDOS

 

JUSTIÇA DE BANDIDOS.


JTorquato

Maceió-Novembro-2024



COM TREZE ANOS, VESTIDO DE BRANCO ATÉ OS SAPATOS DE VERNIZ, COM O LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO SOB OS BRAÇOS, E O TERÇO TAMBÉM BRANCO NAS MÃOS, EU ME APROXIMAVA TREMENDO DO CONFESSIONÁRIO ONDE DEPOSITARIA MEU SALDO DE PECADOS DA SEMANA.

CRESCI VENDO O BRASIL SEMPRE EM CRISE ECONÔMICA, PRIMEIRO SÓ SE FALAVA DO FMI, MORATÓRIA, INFLAÇÃO DE 82% AO MÊS, RECENTEMENTE SE FALA DE TAXA SELIC, JUROS ALTOS, E NOVAMENTE INFLAÇÃO.

“NERA” QUE TUDO SEMPRE FOI TÃO MAL ASSIM, CLARO QUE HAVIA A ESPERANÇA, CUJA QUAL TÃO DISTANTE E FRIA, AGARRÁVAMOS COM FUROR, DURANTE DELFIN NETO NO REGIME MILITAR, CHEGAMOS A SER A 8ª ECONOMIA DO MUNDO, VINDO LÁ DE BAIXO, DA 89ª PÓSIÇÃO SE NÃO ME ENGANO. E DEPOIS RESPIRAMOS ESPERANÇA COM PLENA CONVICÇÃO QUE ELA ERA PALPÁVEL, ERA VERDE E AMARELA, A ESPERANÇA ERA PATRIÓTICA, E ESTAVA DANDO FRUTOS, MAIS EMPREGOS, MENOS IMPOSTOS, MAIS FACILIDADE DE SER DONO DE UMA BUDEGA, UM SALÃO, O BRASIL ENFRENTAVA A COVID COM ALTANEIRA POSTURA E NOS ORGULHAMOS DE SERMOS UMA NAÇÃO QUE SAIU QUASE ILESO DA CRISE CHINESA. GRAÇAS AO COMANDANTE ESPERANÇA: JAIR MESSIAS BOLSONARO.

MAS O BRASIL NÃO ACREDITAVA EM SÍ E ACHAVA QUE TUDO AQUILO ERA SÓ SONHOS, E ACREDITOU COMO SEMPRE (COMO MEU AVÔ DIZIA AO ASSISTIR AOS COMÍCIOS NAS ESQUINAS DOS BAIRROS = ELE NÃO PRESTA, MAS FALA BONITO!!!) NAS FACILIDADES DE FINS DE SEMANA VIAJANDO DE AVIÃO A TREIS MIL RÉIS, PICANHA COM CERVEJA GELADINHA NO QUINTAL, NA VARANDA, NA PRAÇA, NA FAZENDA, OU NUMA CASINHA DE SAPÊ, TUDO QUASE “DI GRATIS” CONFORME AFIRMAVA O ETERNO LADRÃO DE DIVISAS DA NAÇÃO E DE ESPERANÇA DE UM POVO. JULGADO E CONDENADO, FOI ALÇADO E PRESENTEADO PELA NOSSA JUSTIÇA, COM A CADEIRA DE PRESIDENTE DO BRASIL. JOGADO COMO SEMPRE, GARGAMTA ADENTRO DO POVO QUEDADO ABESTADO BOQUIABERTO E SEM AÇÃP. PASSANDO A ACREDITAR “GLOBALMENTE” QUE O SER SEBOSO E CRIMINOSO, CHEFE DE FACÇÃO E MOVIMENTOS CRIMINOSOS, ERA UM SANTO PAI DOS POBRES E TRAZIA EM SUA BAGAGEM CRIMINAL, MUITO AMOR PARA DISTRIBUIR JUNTO COM A PICANHA.

E NOVAMENTE VOLTAMOS A 1984, ESPERANDO O PIOR, OUTROS FMI, OUTRAS INFLAÇÕES DE 2 DIGTOS AO MÊS, OUTRA VEZ A FRASE “BRASILEIRO JÁ NASCE DEVENDO ATÉ AO FMI”.

ENTREGAMOS O BARSIL NÃO SÓ A UMA JUNTA DE CRIMINOSOS QUE ABOCANHARAM O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO, MAS A UMA GANG DE CRIMINOSOS COM O CHEFE MOR NO COMANDO DE 40 LARÁP.... MINISTROS, E SUA NAÇÃO ORCRIM DENTRO DA NARCO NAÇÃO BRASIL.

BANDIDO NÃO COMBATE BANDIDO

BANDIDO VIBRA, TORÇE, VOTA E SOLTA FOGOS PARA POSSE DE BANDIDO.

BANDIDO NUNCA É OUTRA COISA, MESMO QUE SE LHE PASSE UMA FAIXA PRESIDENCIAL DA MAIS ALEGRE E AMOROSA DAS NAÇÕES, PELO PEITO SEBOSO.

É UM BANDIDO - UM PRESIDENTE E UMA JUSTIÇA DE BANDIDOS.

ERA TUDO QUE EU TINHA PARA CONFESSAR SEU PADRE.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

A C O R D A N D O

 

A C O R D A N D O

JTorquato




2024/10-Maceió

 

AQUELE MUNDO ERA LILÁS

O CEU ROXO AZULADO, AS PLANTAS COM TONS VINHO NO CARLE E NAS FOLHAS.

EMBORA OUTRAS CORES EXISTISSEM O ROXO ERA O VERDE DA TERRA.

O AR ERA PERFUMADO A BRISA TRAZIA UM PERFUME DE JASMIN QUE SE NOS INVADIA.

NÃO TINHAMOS FOME PORQUE ÉRAMOS ALIMENTADOS POR UMA LUZ

INUTILIZAMOS O SISTEMA DIGESTIVO E DE EVACUAÇÃO

NOSSOS FLUÍDOS CORPORAIS ERAM MENOS NOTADOS EMBORA AINDA EXISTISSEM, PRECINDÍAMOS DELES. HAVIA GOZO, SABOR, EXCELÊNCIA DE SENTIMENTO SEM CONTRAPARTIDA GENEROSA DE FLUÍDOS COM MAUS ODORES.

EMBORA A GRAVIDADE FOSSE MENOR QUE NO PLANETA TERRA, FAZÍAMOS EXERCÍCOS PONTUAIS PARA MANTER E REFORÇAR A MUSCULATURA E OS OSSOS DO CORPO QUE REJUVENESCIA A CADA DIA. DENTES CAIDOS E QUEBRADOS RETORNAVAM PERFEITOS, CABELOS NÃO PERDIAM SUA COR ORIGINAL, A PELE ESTAVA HIDRATADA E LISA COMO PELE NOVA.

GOSTAVE DE ESPORTES, EMBORA AS REGRAS MUDASSEM UM POUCO PELA POUCA GRAVIDADE, AINDA ERA MUITO GOSTOSO PRATICAR ESPORTES AO AR LIVRE SOB O SOL QUASE AZUL.

AS MULHERES ERAM LINDAS, MINHA COMPANHEIRA UM ENCANTO, PARECIA UM ANJO DOS GRATOS PINTORES DA RENASCENÇA, ELA FALOU MUSICALMENTE, TOCOU-ME E EU...

ACORDEI.

byJTorquato

 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

?? !!

 

@Jostorquatoyma1
NÃO ME VEJO EM MIM, FICO BOQUIABERTO, QUEM PORRA SOU? QUE DIABOS ESTOU FAZENDO AQUI? NADA DE CONCRETO, NENHUMA MISSÃO CLARA SÓ DECEPÇÕES, LUTAS INGLÓRIAS, GUERREANDO DIARIAMENTE CONTRA INJUSTIÇAS E CRUELDADES. QUEM PENSO QUE SOU? SE SENDO TUDO... NADA SOU.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

LAMBORADA

 https://www.recantodasletras.com.br/contos/8180201


LAMBORADA


j.Torquato

SACO DE PAPEL PARDO

SABE UM SACO VELHO, FIM DE FESTA, RASGADO E COM MANCHAS DE MANTEIGA, VOANDO BAIXO BOB OS BANCOS DA PRAÇA?

SOU EU

UM DIA O SACO CONTEVE MERCADORIAS DE PRIMEIRA NESCESSIDADE, EMBALOU CAMIAS BALAN, TENIS KICHUTE, RAINHA, CADERNOS AVANÇA BRASIL, RÉQUA, TRANSFERIDOR, COMPASSOS E ESQUADROS, CADERNOS DE GEOGRAFIA, SACO DE 250 GRAMAS DE TOUCINHO, BANHA, MEIO QUILO DE FARINHA GROSSA, AÇUCAR. SUSPENSÓRIOS E TAMANCO DE MADEIRA.

IM DIA O SACO EMBALAVA SONHOS INFANTIS, JUVENIS, UM CARRO GALAXIE, AZUL CLARO À PORTA DE UMA CASINHA A BEIRA DA LAGOA, AO ANOITECER, LUZES ACESAS, VITROLA COM LP DE ELVIS E “ARE LOSOME TONIGHT” INVADINDO A SALA COM CHEIRO DE CAFÉ NA HORA DA AVE MARIA. EU E A GAROTA DANÇANDO NA SALA, AGARRADINHOS APAIXONADOS. RECÉM-CASADOS.

O SACO QUE VIU REVOLUÇÕES, REGIMES, DITADURAS GETULISTAS, GOLPISMO DE LACERDA E TIRANIA CRUEL DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO SOB BATUTA DE ALEXANDRE DE MORAES, VIU O POVO TER ESPERANÇAS SOB BOLSONARO E CASTIGO SOB O PT. E VIU MORRER A ESPERANÇA DO BRASIL, E JUNTO COM ESTA MORTE, O ESVAZIAMENTO DO SACO. QUE SEM CONTEÚDO E SEM AR DA ESPERANÇA, VOOU ENTRE O CHÃO NOJENTO DA PÁTRIA E OS BANCOS DE ESPERANÇA DA JUVENTUDE APAIXONADA. ATÉ QUE UMA CHUVA O FEZ ATERRIZAR NA LAMA E DESFAZER-SE EM MIL ALMAS DESESPERANÇADAS E DESESPERADAS = A MINHA E DOS BRASILEIROS.

SACO VAZIO MELADO E MOLHADO, DERRETENDO COMO A MINHA ALMA SOB A LAMBORADA DA CHUVA EIVADA DE CORRUPÇÃO E CRUELDADE.


terça-feira, 22 de outubro de 2024

VAGABUNDO UNIVERSAL

 

VAGABUNDO UNIVERSAL

TORQUATO VAGABA





2024-10

GIRANDO PELO ESPAÇO PERMITIDO,

OLHO PARA AS ESTRELAS EM QUE PISO,

SENTINDO O PESO DO UNIVERSO EM MIM.

EU SOU A POEIRA COM CONTEÚDO DE VÁRIAS VIDAS VIVIDAS NO ENCARNE OU FORA DELE.

VOU GIRANDO PELOS MUNDOS,

PISANDO TRANSPARENTE NOS SENTIMENTOS,

TROPEÇANDO NA MATÉRIA

TEXTURIZANDO UM INFINITO INCONDICIONAL

FOCADO NESTE AMOR,

LUZ INTENSA!

sábado, 19 de outubro de 2024

TE BRASILIA LIBERTAS

 TE BRASILIA LIBERTAS




@Jostorquatoyma1


A QUESTÃO É O EGOÍSMO INGNORANTE. A CADA DIA PARADO UMA NAÇÃO RECEBE UM BAQUE, NÃO PODE UMA SOCIEDADE SIMPLESMENTE PARAR POR TUDO, QUALQUER CISCO NO TEMPO. SÃO FERIADOS RELIGIOSOS IMPOSTOS A TODA UMA POPULAÇÃO MISTA EM UMA NAÇÃO LAICA, FERIADOS DE DATAS NACIONAIS QUE NINGUÉM COME


parte 2- MORA, FERIADOS EGOÍSTAS E POPULISTAS, ESTE GOVERNO ESTÁ NEM AÍ PARA A DESGRAÇA DA NAÇÃO E TOME FERIADOS E CIRCO, ASSISTENCIALISMO MESMO QUE NÃO CUMPRA NADA E CORTE TUDO. MAS O MAIS PERNICIOSO SÃO OS FERIADOS IMPRENSADOS ARRUMADOS PELO POPULISMO CRIMINOSO, ENGANANDO OS


parte 3 - EGOÍSTAS DE PLANTÃO LOUCOS POR UMA "CERVEJINHA" E UMA FAROFADA NALGUMA PRAIA, O BRASIL QUE SE FODA, LULA SABE COMO "AGRADAR" OS IMBECIS NUM REGIME POPULAR DE IDOLATRIA DA PREQUIÇA. E TOME FERIADO, FUDENDO A ECONOMIA E A PRODUÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. QUE DEUS NOS AJUDE,


parte 4 - PORQUE SE DEPENDER DOS FOLGADOS IDIOTAS TRABALHADORES BRASILEIROS QUE SÃO UMA BOA MAIORIA, SERIA FERIADO 365 DIAS, QUEM FOSSE OTÁRIO QUE PLANTASSEM, COLHESSEM, PRODUZISSEM, TRABALHASSE PARA QUE O BRASIL NÃO PARASSE E MORRESSE. 


https://terrabrasilnoticias.com/2024/10/quer-mais-tempo-livre-veja-os-feriados-nacionais-de-2025/… 


byJTorquato


quarta-feira, 16 de outubro de 2024

AO PÓ VOLTAREMOS

 

AO PÓ VOLTAREMOS


@Jostorquatoyma1

 

QUANDO O MUNDO GIROU MAIS RÁPIDO E MESMO CONTANDO 24 HORAS DIÁRIAS NOS MAIS MODERNOS RELÓGIOS QUÂNTICOS DO MUNDO, NADA NOS PREPARA PARA O QUE VIRÁ. NÃO CONHEÇEMOS A HISTÓRIA DAS GRANDES E SUPER EVOLUÍDAS CIVILIZAÇÕES DE MILHÕES DE ANOS ATRÁZ, E ARROGANTEMENTE PENSAMOS SERMOS ...

 

OS ÚNICOS E MELHORES SERES INTELIGENTES DE TODOS OS TEMPOS E PIOR, OS UNICOS SERES PENSANTES DE TODO MULTIUNIVERSO, INCLUINDO OS PARALELOS E ETC. UMA MALDITA ARROGÂNCIA NOS CEGA. MESMO VENDO INDÍCIOS (MARCAS DE SOLA DE SAPATOS, MARTELOS, JÓIAS DE MILHÕES DE ANOS, CAVERNAS LUXUOSA

CIDADES INTEIRA COMO NA TURQUIA A MOSTRAR QUE JÁ ÉRAMOS, MESMO NUM ESTÁGIO INTERMEDIÁRIO COMO GLOBEKTEK, ENTRE A GRANDE CIVILIZAÇÃO MUNDIAL E A SUB DESTE ESTÁGIO, NÓS ESTAMOS NUM PATAMAR DESESPERADOR, NOSSA HERANÇA NÃO SÃO MONOLITOS, SÃO PAPEIS, CIMENTO ARMADO QUE NÃO DURAM 70

 

ANOS, INFORMÁTICA COM CÓDIGOS A MUDAR CONSTANTEMENTE, RÁDIO EM EXPLORAÇÃO, CIÊNCIA BURRA, CEGA E ARROGANTE, ARQUEOLOGIA IDEM. EM MIL ANOS NADA RESTARÁ, NEM A ALMA DO METRÔ, DA ESTÁTUA DE BUDA NEM DA LIBERDADE NEM DE CRISTO REDENTOR.

 NADA!!!

 AO PÓ VOLTAREMOS.

 

 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

SENDO O QUE JÁ SOU

 


SENDO JÁ O QUE SOU.

EU FUI UM DIA EM ÉPOCAS ANTERIORES, TALVEZ UM MONSTRO DESALMADO, OU UM CONQUISTADOR DE ALMAS.

O QUE EU FUI APRENDENDO COM A PROFESSORA VIDA, FOI QUE NÃO ADIANTA ODIAR O PASSAGEIRO QUE SENTOU NA CADEIRA VAZIA AO TEU LADO, OU O CASAL QUE MORA NO BAIRRO ADJACENTE, OU MESMO O VIZINHO QUE TEM UM BEBÊ BARULHENTO.

EU JÁ DISSE EM UM TEXTO ANTIGO, QUE ESTAVA OLHANDO PELA JANELA VENDO LINDAS GAROTAS ANDAR NAS NUVENS REBOLANDO, E NEM PERCEBENDO A PÉROLA QUE ESTAVA AO MEU LADO. EU OLHAVA PARA LONGE DE MIM, E ELA ESTAVA AO MEU LADO.

A GENTE NÃO SABE QUE SABE ATÉ DESCOBRIR QUE ÉRAMOS, TÍNHAMOS, E SABÍAMOS.

TALVEZ ESTEJAM AI OS ENSINAMENTOS DA DITA PROFESSORA.

FOI NUM DIZ DE VERÃO, QUANDO A LUZ OFUSCANTE DA VIDA QUASE ME CEGAVA, QUE VI O MUNDO E CHOREI ASSUSTADO.

MAS NASCI NO DIA EM QUE DESCOBRI QUE UM CARA VEIO AO MUNDO E EM POUCAS PALAVRAS DISSE A VERDADE QUE ESTAVA ESCONDIDA EM MIM, NO MAIS PROFUNDO DO MEU EU.

AME AO PRÓXIMO.

E O “PRÓXIMO” ÉRAMOS E SOMOS TODOS NÓS, HUMANOS E ANIMAIS QUE HABITAM E SÃO PASSAGEIROS DESTA VIDA. SOMOS UMA ESPÉCIE DE DIVISÃO DE UM “HUM”, DIVIDIDO EM ZILHÕES DE PARTICULAS QUE COMPÕE O UNIVERSO, TODAS PARTICULAS IGUAIS DE UM TODO, PORTANTO TINHA RAZÃO FRANCISCO DE ASSIS, SOMOS IRMÃOS EM TUDO NO TODO.

IRMÃO AMARELO, NEGRO, VERMELHO, BRANCO, SOL, LUA, URSO, JAVALI, JACARÉ, LAGOA, LAGO, VALE, MONTANHA, IRMÃOS DE OUTROS ORBES, DE OUTROS PLANETAS E DE OUTRAS LUAS, CADA ASTERÓIDE, CADA PONTO NEGRO OU DE LUZ, CONTÉM A MESMÍSSIMA QUANTIDAE DE PARTICULA DO QUE TUDO É (DEUS), ENTÃO SOMOS MESMO IRMÃOS NO UNIVERSO, NOS UNIVERSOS. SOMOS PARTICULAS DE CADA NANOMÍLIMETRO DOS COSMOS. SOMOS DAQUI DO MAIS LINDO PLANETA DESTA GALÁXIA ATÉ AS ESTRELAS MAIS LONGÍNCUAS E PARALELAS NOS MULTIUNIVERSOS. SOMOS NÓS, SÓ DE UM, DEVIVADO DO UM, CRIADO E CUIDADO PELO UM, AMADO INCONDICIONALMENTE PELO UM.

AMANDO A CADA RESPIRAÇÃO, A CADA PASSADA, MERGULHO NA ÁGUA, SUSPIRO AO SONO, DE CADA IRMÃO, VAI PONDO NA MENTE E NO CORAÇÃO QUE O PRÓXIMO A QUEM DÁS BOM DIA, E UMA PARTE DE VOCE MESMO NEM SENDO SEU PARENTE. APRENDAMOS, POIS, A AMAR QUALQUER SER DERIVADO DO UM.

EU SOU A FRAÇÃO DO UM QUE HÁ TAMBÉM EM VOCE IRMÃO, CAMARADA, COLEGA, AMIGO, VIZINHO, RIVAL, PARENTE.

EU SOU EM VÁRIOS MUNDOS O QUE TAMBÉM ÉS.