quarta-feira, 5 de outubro de 2016

PISANDO CADÁVERES

" Quando hoje eu vejo e GREVE DOS BANCÁRIOS, só me vem a mente esta história que vivi e revejo o PT TENTANDO SE REORGANIZAR PLANEJANDO NOVAMENTE CAMINHAR EM CIMA DOS CADÁVERES DOS TRABALHADORES DO BRASIL, DESTA FEITA EM CIMA DOS BANCÁRIOS." J.Torquato
Torquato José Torquato de Barros
RECEITA PETISTA
COMO ACABAR COM UMA CLASSE DE TRABALHADORES.
" Quando hoje eu vejo e GREVE DOS BANCÁRIOS, só me vem a mente esta história que vivi e revejo o PT TENTANDO SE REORGANIZAR PLANEJANDO NOVAMENTE CAMINHAR EM CIMA DOS CADÁVERES DOS TRABALHADORES DO BRASIL, DESTA FEITA EM CIMA DOS BANCÁRIOS." J.Torquato
Em 1988 eu trabalhava numa empresa terceirizada prestadora de serviços de mão de obra não especializada chamada CONSTRUTORA ISMAR NOBRE LTDA., Neste tempo árduo de inflação galopantes, de incertezas, o PT surgia como um partido exclusivo dos Trabalhadores, a lutar pelas causas trabalhistas, Muita gente boa viu pela primeira vez um partido com conteúdo e com ativistas, militantes de diversas categorias sociais, intelectuais, escritores, compositores, jornalistas, articuladores, foi um banho.
Neste ínterim os Sindicatos, berço e maternidade do PT, fortaleciam-se loucamente, a instituição criada por Vargas de cima para Baixo fortaleceu-se e muitas siglas sindicais aparecerem, muitas deles na mesmíssima área disputando o 31 de março e seus dividendos anuais horrendos (um dia de salário de cada trabalhador no Brasil inteiro, sendo ou não sindicalizado), uma aberração que enriqueceu muitas lideranças que depois apregoavam a derrocada do trabalho e o "enforcamento" dos empreendedores e empresários, os vilões de sempre, a "Geni" a ser apedrejada. o PT e os Sindicatos estavam na sua era de OURO E NINGUÉM TERIA CORAGEM de falar ou ser contra nada que eles defendiam calorosamente, as Tetas do Governo para quem não queria trabalhar era uma garantia constitucional da Era PT.
Em Paulo Afonso a CHESF organizada, era a Vaca do momento, os Sindicatos do Eletricitários, Eletricistas, Elétricos, SINDIENERGIA, SINERGIA, ETC. Por outro lado o Salário mínimo era o máximo que a classe média trabalhadora das grandes cidades nordestina recebiam mensalmente, no comércio, em serviços, na industria, o piso era o Salário Mínimo quando queriam assinar a carteira. Não havia vagas, e nós nos sujeitaria a tudo, inclusive redução nominal na CP do valor do salário, ou mesmo a não assinatura da CP, queríamos era trabalhar, ter o pão para levar para a família, ter dignidade e crédito.
Um dos Sindicatos filiados a CUT ou a CGC, ou a qualquer Central Sindical, deveria ser a SINERGIA que orientado pelo PT deflagrou uma greve contra a ISMAR NOBRE, certamente por ser uma empresa pequena com pouco poder de fogo, e seria ótima para o experimento de depois explorar a OAS e MENDES JUNIOR já na área há muito tempo, a chantagem estava programada para uma eleição nacional em vista, tudo era programado pelo PT e sindicatos associados. mas NÃO PENSAVAM NOS TRABALHADORES. a maioria era de que chamávamos de PEÕES DE TRECHO, desempregados da seca, roçadores que nada mais sabiam fazer que cultivar terras e criar bodes e cabras, eram analfabetos mas muito trabalhadores que sempre viveram dos seus braços e suas forças para sobreviver, a maioria não assinavam o nome e não sabiam escrever, embora soubesse os rudimentos matemáticos necessários para sobreviver num mundo de comércio e serviços. Este pessoal tinham tirado a sorte grande quando foram contratados pela empresa terceirizada, a maioria ganhava 3 salários mínimos quando incluída as horas extras e adicionais de insalubridade e Adicionais noturnos, as vezes ganhavam mais num mes, que em seis meses na roça ou mesmo um ano na roça. Ganhavam mais que os trabalhadores das capitais nordestinas, a maioria ganhava salário mínimo, trabalhavam de segunda a domingo de manhã (mesmo em regime de 48 horas semanais legais da CLT), não percebiam e nem sequer ousavam solicitar pagamentos de adicionais e horas extras. Tinham mais vantagans que os trabalhadores nordestinos em geral que ao meio do dia iam para casa almoçar. os Trabalhadores da CHESF terceirizados tinham quentinhas no campo, levada ao local de trabalho com sobremesa de doces e frutas, tinham direito obrigatórios a equipamentos de EPC e EPI'S, segurança do trabalho e plano médico odontológico, coisa de luxo para aquela era e principalmente para o alto sertão brasileiro, onde a maioria ao redor morria esturricado de sede e fome, Homens passavam nas estradas de barro poeirenta carregando caixões de maçãs com cadáveres insepultos de natimortos, crianças brasileiras nordestinas que respirou um pouco do ar do sertão e expirou. Pois aí o PT atacou e pôs 3.500 homens de greve, estes homens ficavam acampados diante da Empresa Locadora de Mão de Obra, recebendo mensalmente o salário mesmo sem os adicionais, com carro de som tocando forró pé de serra e cachaça com sardinha na brasa para pelo sindicato, sanfona e violão. e um barulho medonho o dia e a noite inteira, com brigas e mortes neste acampamento.
A Chesf pressionou a pequena empresa locadora ISMAR NOBRE a voltar ao trabalho, já suspendendo e multando a empresa em dois meses ou seja duas faturas, uma pequena empresa raramente detém verbas suficiente para cobrir duas faturas para pagamento de folha, encargos (110% a mais que a folha), fornecedores de gêneros alimentícios, combustíveis, funcionários, hortifruti, etc. e ainda uma multa, mas o pior foi a LISTA NEGRA. A Chesf elaborou uma lista com os nomes de trabalhadores que estavam em greve, estes nomes e suas identificações estavam à disposição de todos prestadores de serviços para a CHESF, são os nomes malditos que nunca mais obteriam emprego como o que tinham. No máximo um emprego de servente varredor de rua da Prefeitura das cidadezinhas vizinhas ganhando ,meio salário por meio expediente. Isso se conseguisse algo assim justo naquela época. RESUMINDO o PT com seu planejamento de chantagear as grandes empreiteiras da CHESF. Acabou com a vida de três mil e quinhentos trabalhadores de mão de obra não especializada que tinham um excelente emprego, ganhava mais que a média dos trabalhadores não especializados no Nordeste mesmo hoje em dia. Houve até suicídio.
Quando hoje eu vejo e GREVE DOS BANCÁRIOS, só me vem a mente esta história que vivi e revejo o PT TENTANDO SE REORGANIZAR PLANEJANDO NOVAMENTE CAMINHAR EM CIMA DOS CADÁVERES DOS TRABALHADORES DO BRASIL, DESTA FEITA EM CIMA DOS BANCÁRIOS.
porque não duvides, como a CHESF naquela época, os Banqueiros tem muitas opções de mão de obra, ou substituição da mão de obra humana, e tem mais COM O APOIO TOTAL E IRRESTRITO DE TODA POPULAÇÃO INDIGNADA E PREJUDICADA PELO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DO PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário