quinta-feira, 29 de abril de 2010

CRISE... MAIS UMA. OBRIGADA MÍDIA BRASILEIRA.

c., 13 anos, mãe de um bebê de um mês, solteira, F., 14 anos, mãe de um bebê de seis meses, solteira, A.C., 14 anos, mãe de um bebê de cinco meses, solteira e mais vinte meninas.
O que ambas tem em comum além de possuirem a mesma faixa etária, a mesma classe social (baixa, exceto duas da classe A), serem solteiras, terem bebê pequeno, não terem casamento como meta, objetivo, nem tão pouco escolaridade? Todas as entrevistadas são fãs de Sandrinha e Benê, personagens que propõe um conto de fadas ao inverso já que Sandrinha é a menina classe média alta que tem um romance com um traficante assassino, na novela de Manuel Carlos, Viver a Vida, transmitida em horário nobre pela Rede Globo de Televisão.
Segundo as meninas, (são meninas, não podemos negar o fato) Bené é "tudo de bom, lindo, corajoso e "ama" a Sandrinha e ao filho."
Perguntamos se elas engravidaram por falta de informação ou se foi por inspiração causada pela personagem, a resposta foi unâmime, "adoramos a Sandrinha." E justificando: "ela tem coragem de lutar pelo amor dela, não é ligada em dinheiro, é bonita, o Bebê foi a prova de amor."
Diante do exposto perguntamos? O que acontece hoje com nossas crianças?
A resposta é simples elas não tem valores, parâmetros, limites, um apontamento de caminho. Analisemos o exemplo: "Benê ama Sandrinha." Amar quer dizer expor ao perigo que ele vive? Não querer deixar a vida que leva, mesmo estando diante de uma nova possibilidade? Amor agora é sinônimo de mau ao próximo, de egoísmo extremo?
Sandrinha nada tem de bonita a não ser por fora. Por dentro nutre sentimentos diversos como rancor pelo padrasto que denunciou o pseudo marido, um egoísmo exacerbado, pois quando grávida cobrava, inqueria, afrontava a todos, e prejudicava a mãe que cuidava dela com esmero.
Vivemos mais uma crise e não descrevo aqui a crise financeira pois esta aprendemos a lidar com ela diarimente, vivemos a crise da falta de valores, a crise Ética que produz desde a corrupção até a perda da infância dos seres que amamos e que pelos quais somos responsáveis.
Todos afirmam que a Educação Familiar antiga era severa demais. Concordo em partes, no referente a castigos e punições era SIM, mas no quesito VALORES (MORAL) NÃO. A prova está bem ao alcance de nossos olhos, crianças sendo mães embaladas pela ilusão que um bandido que as engravidou e não assumiu, pois mesmo que casem (feito Benê), certos pais não assumem seus atos e possuem o apoio de pais despreparados ou mesmo culpados diante do fato, que ao invés de encaminhar, corrigir, "passam a mão, encobrem, afinal são crianças, apenas crianças inocentes." Não há mais inocência, não há mais crianças e nem valores. Estão extinguindo a Ética e a Moral, colocaram Televisão no lugar delas para substituir e continuar a Alienação que anteriormente era causada pela religião.
Esta crise Ética em que estamos vivendo e com a qual temos dificuldades para lidar pois muitas pessoas confundem Éica ou nem mesmo sabem o que significa esta palavra na prática, é o resultado das ações que uma mídia podre como a nossa transmite para nossas crianças e jovens e que nós como pais, adultos deixamos passar batido, pois trabalhamos dia todo, nos envolvemos com tudo e deixamos nossos filhos de lado. A Escola e Televisão que os Eduque.
Não deve ser assim. Devemos orientar nossas crianças desde a mais tenra idade para serem no futuro adultos felizes e responsáveis pelas suas escolhas e não deixarmos que a televisão, a Internet com seus diversos conteúdos que os induzem ao erro os conduza e depois munidos de mil desculpas darmos um falso apoio a eles. Sim falso apoio, pois não permitindo que assumam seus deslizes infantis (que no caso citado gerou um outro indivíduo) é sim dar um falso apoio e ainda deixarmos implícito que se vier outro deslize que gere outro indivíduo talves até de outro pai, apoiamos. Não apoiamos, na verdade incentivamos e destruimos nossos filhos. É nosso dever colocá-los na Escola, fiscalizarmos atentamente os que o cercam e os orientar para o melhor mesmo que demonstrem resistência. A resistência é natural, mas daí sermos reféns dela sob a chantagem de trauma que pode causar na criança (aí lembram-se que são crianças, mas antes de acontecer algo, nem ligam pra detalhes cruciais, quem é o namorado de minha filha, ela tem 12 anos está brincando de namorar o que há de mau? e por ai vai...), NÃO é o correto.
Qual será o fim de Sandrinha e Bené?
A Rede Globo sabe.
Nós sabemos na vida real como eles acabam. Basta assistir TV, ler um jornal. Só basta sabermos sé é o que desejamos que aconteça a um filho nosso, que está nesta situação ou ainda pode vir a estar.
Mídia mais responsável, pais mais responsáveis com a EDUCAÇÃO GLOBAL DE NOSSAS CRIANÇAS, é o que pode reverter esta Crise Ética.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - UNOESC-BJA.

terça-feira, 20 de abril de 2010

ELES SABIAM - (Escândalo Pedofilia e Elite Arapiraquense)

ELES SABIAM - JEFFERSON MORAES ESTÁ CERTO.

Lembro de mim, calças curtas, cabelo aparado tipo Ronaldinho copa 2002, cabeça raspada em máquina zero, suspensório, sapato de verniz preto fazedor de calos nos calcanhares, uma delícia!!!
Saco de pipoca numa das mãos, bolsa escolar de duas partes de couro marrom, contendo livros, cadernos, lápis, borracha, esquadros, régua, transferidor, caderno de desenho, caderno de caligrafia, atlas, gibis. E figurinhas inda nos envelopes para a revista da copa de 1962.
A Subir pela ladeira da Catedral, ia a Escola Batista Alagoana, mas naquela tarde, nossa mãe nos acompanhava. Ela ia a uma entrevista com o Pe. Teófanes Augusto diretor do Colégio Guido de Fongalland, precurssor do CESMAC, para levar adiante a idéia de matricular meu irmão mais novo no curso ginasial de lá vez que estávamos fazendo a 5ª série do primário por não termos idade ainda de fazer o Exame de admissão para o ginasial, e que o curso (5ª série) estava no fim, e já completávamos a idade requerida. Eu ia para a Escola Industrial Deodoro da Fonseca, depois Escola Industrial federal de Alagoas, depois Escola Técnica Federal, depois CEFET depois...
O Pe. Teôfanes já era Cônego nestas alturas, mas ainda o chamávamos de Padre, em consideração familiar disse que por minha mãe ser pobre e desquitada, meu irmão iria estudar lá sem pagar (Colégio particular) e sem despesas com materiais didáticos, tudo por conta da Escola como se fosse uma Bolsa na atualidade. E Já que eu queria ser desenhista e queria estudar na Escola Técnica, meu irmão ficou mesmo com a vaga. Ah ah ah, lá não tinha curso de desenho artístico e pintei foi paredes, mas isto é outra história.
Naquela noite, na rua Caramurús, eufórico porque dentre todos ali, meu irmão seria o único a estudar numa instituição particular de fama, mau irmão alardeou, peito inchado, arrotando superioridade, que era parente do Pe. Teófanes. Prá quê mano? Foi uma gozação só na turma de despeitados, o Pe. Teofanes era Pirobo (viado, bicha, gay sei lá a ortografia frescural de agora) Meu irmão, vermelho, nos meteu, eu e ele, numa roubada, chegamos em casa nos arrastando, todo machucado e sangrando da tremenda batalha campal desencadeada.
Mesmo na minha época que considero mais ingênua, todos na cidade sabiam quem era quem, principalmente os padres ou grandes figuras da política, da musica, exemplo: Ivan Cury só para citar um.
O que se me espanta é que em Arapiraca, mesmo sendo agora uma cidade grande, inda guarda seus resquícios coloniais, ninguém haja sabido desta gangue sexual de depravados ocupando a elite, caminhando com altivez entre os poderosos de lá. Claro está que muitos sabiam, sabiam e olhavam para o outro lado, não há como escapar negando. Agora os mesmos companheiros de passarela Elitizada Arapiraquense, se dizem surpresos e chocados com o escândalo de pedofilia desbravado por coroinhas, espalhados em DVDs nas bancas de revistas a cinco reais, e finalmente expostos na mídia nacional.
Se pudesse ainda negavam, O Monsenhor negou na maior cara de pau, escolado nos políticos presentes em CPIS nacionais desde 2006, que era pedófilo para ser confrontado em seguida com imagens que já era do conhecimento da população, e dele, mas inda pensava que se safava, pois era o “tal” e os “Tais” neste Brasil, mesmo sendo flagrado com dim dim nas cuecas e meias, negam e vencem eleições em seguida. Por eu não? Deve ter-se perguntado.
Mas o povão sabia a boca miúda há muitos anos, e o povão só pega restos de fofocas. A Turma de cima sabia maiores detalhes que não espalhavam, que não importava, afinal eram meninos pobres, sem importância. E boa parte faria o mesmo se tivesse coragem, se Você pega um Pirobo, é Pirobo também, mas se você participa com sua discrição de atos de pedofilia não é nada, é só um ser social discreto. Afinal não são os meninos filhos dos doutores da turma.
PARA MIM QUEM SABIA E NADA FEZ, FEZ PIOR QUE QUEM ESTAVA FAZENDO, pode-se imputar ao ser pedófilo algum desvio mental, e ao ser contemplativo?
PARA MIM a culpa dos Monsenhores e demais pedófilos da Igreja de Arapiraca é menor que a culpa de toda população que sabia.
Eles sabiam, sabiam há muitos anos, sabiam vendo a veneração dos paroquianos, vendo a admissão de santidade pelo Papa João Paulo II, sabiam vendo os paroquianos construírem uma senhora casa para o descanso da velhice do Monsenhor, Sabiam vendo aquelas crianças crescerem.

Torquato
Publicado no Recanto das Letras em 20/04/2010
Código do texto: T2208764


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


POR: José Torquato de Barros Filho, Escritor Amador, Publicitário, residente em Maceió.


COMENTÁRIOS DO RECANTO DAS LETRAS:

Comentários

20/04/2010 22:55 - Ivete
Noivo Amado.... parece que virou clichê o "eu não sabia de nada," lembra de quem é esta frase??? O Vaticano sempre soube, a Igreja Instituição, sempre soube e a mim não me assusta o fato de que a Imprensa não sabia de nada. A Imprensa principalmente a brasileira que segue um padrão de conduta totalmente antiético, parcial, que protege a um Sistema, que possui donos, sabe, acoberta e protege quem lhe convém. Pior... as famílias sabiam, e em sua ignorância e pobreza, pensaram em não ser um ato tão cruel e desumando, muitas famílias, obtinham comida e roupas colocando os filhos em sacrifício e fechando os olhos. Talves nem soubessem que isto era crime inclusive por parte das próprias famílias, a série de Roberto Cabrini no Conexão Repórter postada no Blog, comprova. Como comprova tudo o que dissestes aqui em um outro vídeo lá postado, como Fer citou, que padres alagoanos produziram UM MANUAL DE PEDOFILIA, ONDE UM DOS ENSINAMENTOS, DIZ: "PROCURE FAMÍLIAS BEM POBRES E SEM INSTRUÇÃO, PREFERENCIALMENTE FILHOS SEM PAI, CONQUISTE A CONFIANÇA E TRAGA O MENINO PARA A IGREJA, AOS POUCOS GANHE A CONFIANÇA DESTE MENINO(...) APAVORANTE??? NÃO NOJENTO, ASQUEROSO... Está postado em meu blog Criticando a Mídia em teu texto, VÔMITOS, RELIGIÃO, CELIBATO E PEDOFILIA, último vídeo. Mais um trabalho de Roberto Cabrini, inclusive com as provas em mãos. Aqui não entra link, senão deixava para comprovar o que afirmo e tu afirmas. Realidade triste... inversão de valores, inclusive Valores Sacros. E ainda esperam voltar ao Poder que exerciam no passado, sabem que o perderam, mas riem, riem, crendo na sua impunidade por pertencerem a classe privilegiada. Classe que usou dinheiro dos fiés para tudo, inclusive financiando o crime hediondo que cometeram e cometem ao fazer de "bobos da corte sacra" pessoas com fé e idoneidade. Manchando o nome e história da Igreja. Continue... sei que nem sempre a crítica é bem vinda, mas se nos calamos diante disto, SOMOS CÚMPLICES. Bjo Tua Ive20/04/2010 21:47

- Ana Paula Carvalho
Torquato, como sempre, um texto com um tema muito saltante aos olhos e muito bem escrito, com uma opinião bem formada e bem posta. Parabéns...20/04/2010 21:35 -


Fernando
Torquato Magnífico texto!! Parabéns!!! Eles só não sabaim como criaram um MANUAL DE PEDOFILIA, a denúncia DOCUMENTADA POR ROBERTO CABRINI ESTÁ NA ÍNTEGRA EM TEU OUTRO TEXTO,VÔMITOS, RELIGIÃO, CELIBATO E PEDOFILIA, PSOTADO NO BLOG CRITICANDO A MÍDIA DE IVE, TUA NOIVA. VEJA LÁ, VEJAM TODOS LÁ. Continue.... Abraço de teus Fãs Eternos Fernando e Ronnie


20/04/2010 18:05 - Lourdes Braga Fracalossi
Oportuno e muito, muito bom! Parabéns pela MATÉRIA! Abraços


20/04/2010 16:58 - Torquato
Jefferson colocou que alguns Arapiraquenses deviam saber o que se passava nos bastidores da Igreja Católica, assim como em outras instituições. Eu já estava com esta matéria quase pronta, mas vendo a mesma ideia num conterrâneo decidí pô-lo em evidência.

20/04/2010 16:56 - Torquato
Jefferson Moraes Jornalista e apresentador da TV Pajuçara em Maceió - Al.

CONTROLE???? CENSURA??? O QUE VIRÁ EM UM BREVE FUTURO???

19/04/2010 17h11 - Atualizado em 19/04/2010 17h11
Google diz sofrer censura em 25% dos países em que atua
China e Vietnã foram citados no blog da companhia, nesta segunda-feira (19). Os nomes das outras 23 nações, no entanto, não foram revelados.
Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia-e-games/noticia/2010/04/google-diz-sofrer-censura-em-25-dos-paises-em-que-atua.html
Acesso em 20 Abr 2010.

Não sou favorável à censura, ao contrário: a abomino totalmente. Não existe DEMOCRACIA sem meios de comunicação independentes.
Foi neste blog que com orgulho e sem pretensão alguma que postei do texto de José Torquato, do Recanto das Letras: VÔMITOS, RELIGIÃO, CELIBATO E PEDOFILIA, o qual fala do escândalo sexual em Alagoas e agregando a ele os vídeos da reportagem documento do SBT, para reforçar a denúncia do autor. Depois percebi que um dos vídeos da série de cinco, foi retirado do YOUTUBE, "por violação de conduta."
Por que somente um? Com qual a intenção? Quem fez o pedido e quem autorizou a retirada?
Se um da série violou algo, os demais também, não é esta a lógica?
A reportagem do G1, link acima afirma que o Google que possui várias páginas e produtos está sendo bloqueado em países de regime autoritários, mas recebi denúncia que no Brasil, já há pessoas especializadas para "fiscalizar" o que é publicado e contra quem, ou seja, a censura já está em vigor em conta gotas (sem o exagero de alguns "orkutianos" desocupados e pagos para falarem e afirmarem asneiras na Rede), como no caso citado do YOUTUBE, o qual deixo a sugestão que acessem o texto e confiram, é o segundo da série de Roberto Cabrini.
Sou a favor de controle por parte dos pais. Os pais devem ter a autoridade e o bom senso de orientar seus filhos sobre o que assistem ou acessam na Rede, afinal eles tem a responsabilidade de Educar seus filhos com zelo. As escolas também tem este dever já que o Dever dela consiste em formar cidadãos aptos para pensar e nem tudo o que está disponível na Internet é bom, assim como nos demais meios de comunicação. Donos de Lan House, também devem estar atentos e se possível ter uma ala da Lan reservada a menores e com computadores adaptados com bloqueio de sites inadequados. Um menor em seu estabelecimento, naquele momento é responsabilidade sua.
A responsabilidade não é do Estado em fazer a vigília do que é visto, acessado, ouvido, lido, quando isto começa a surgir como vem ocorrendo disfarçadamente no Brasil e tendo a intenção de formalizar através do PNDH3, a responsabilidade PASSA A SER NOSSA.
CUIDADO... A CENSURA NOS RONDA... O QUE É DE UM JORNALISTA E DA IMPRENSA SEM VOZ E OPINIÃO??? O QUE É DE UM PAÍS SEM IMPRENSA???
HORA DA REFLEXÃO E DA AÇÃO. NÃO PODEMOS CONSCENTIR TAL ATO, É RETROCEDER NO TEMPO, É DAR, MUNIÇÃO AO INIMIGO QUE NÃO DESEJA UM BRASIL LIVRE, SOBERANO, AUTÔNOMO NO PENSAMENTO E NAS OPINIÕES. O MOTIVO SABEMOS, REPETIR AQUI É "BATER NA MESMA TECLA, ESCREVER UM TEXTO DE UMA PALAVRA SÓ."


POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ALERTA: INTERNET MAIS UMA FERRAMENTA A SER CUIDADOSAMENTE FISCALIZADA PELOS PAIS.



Uma amiga minha, professora em um grande colégio, procurou-me para fazer dois relatos com os quais fiquei sem palavras, levei dias para conseguir ordenar meus pensamentos.
Contou-me ela que na escola onde leciona, aconteceram dois fatos graves um, um crime via Rede, outro uma auto promoção vulgar, o que comprova o que autores como Morin, Mattellart, Guareschi e mesmo os mais antigos teóricos de Comunicação, como Adorno, Horkheirmer, Marx, Benjamim Freud, afirmam na Teoria Crítica e na Teoria Culturológica - A DECADÊNCIA E A ALIENAÇÃO QUE OS MEIOS DE COMUNCIAÇÃO CAUSAM QUANDO MAU UTILIZADOS.
O crime onde a vítima é uma menor com apenas quinze anos, tirou algumas fotos em confiança, via webcam para alguns amigos meninos, um deles espalhou as fotos dela nua em vários sites. A menina sofreu Bullyng na escola, entrou em choque, os pais ameaças, mas foram à Polílica Federal e ao Ministério Público, pois a menina é menor e sem conscentimento, não é permitido que divulguem sua imagem, não importa se nua ou não. Art. 5º, parágrafo X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; Constituição Federal de 1988. O processo já foi iniciado e contamos com a devida Justiça neste caso.
O segundo fato descrito pela professora diz respeito a duas irmãs, gêmeas, maiores de idade (19 anos), cursando Ensino Médio. Ambas fizeram um filme caseiro, pornográfico, com cenas altamente chocantes e o colocaram no maior site de vídeos acessado no país, segundo a professora, quando passaram o filme para o Colegiado em portas fechadas, professores passaram mal, tiveram que ser retirados da sala. A intenção era clara, quanto mais acessos, maiores as chances de alguém do meio contratá-las para fazer tais filmes, porque segundo a lenda o benefício financeiro é rápido. O Colegiado e a Direção optaram pelo desligamento das irmãs por violação de conduta, pois é um colégio tradicional e de alta reputação. A pedido dos pais, certamente via Ministério Público o vídeo, foi retirado do ar, mas o que ficou não foi um bom resultado para as meninas envolvidas, de alguma forma foram atingidas em seu psicólógico.
Neste caso não houve crime, houve a comprovação de fatos. "mentes vazias, oficina do diabo," enriquecer com o mínimo de esforço possível e sem BOA EDUCAÇÃO, porque mesmo estudando em uma excelente instituição como ambas estavam, isto não é a garantia da formação de bons cidadãos, mesmo porque o a EDUCAÇÃO COMO UM TODO NESTE PAÍS É UMA LÁSTIMA, deixa espaços para pais a cada dia mais preocupados com dinheiro, deixarem seus filhos sós e com "peninha," não os deixando trabalhar cedo, ou fazendo-se ocupar com algo que dê suporte a eles em momentos de solidão fora do colégio, inventando mil desculpas, inclusive que precisam estudar e que não possuem um raciocínio formado, não podem ser cobrados em nada. Deixando-os livres à mercê de veículos de comunicação que pregam descaradamente, amor bandido, meios de poder, fama, dinheiro rápido e como conseqüência, muita badalação, fotos em grandes revistas. O triste é que tais fatos não ocorrem somente em classe A, mas nas mais baixas também.
É o poder da mídia podre deste país, comprada/vendida, não fiscalizada devidamente. Não falo em censura, falo em um controle familiar, EDUCAÇÃO FAMILIAR, cujo os pais tem transferido para a Escola, por falta de tempo, comodidade, ou por serem relapsos mesmo, analfabetos funcionais ou doutores que primam mais pelo dinheiro e seu EGOCENTRISMO , do que pelos seus próprios filhos e para justificarem suas ações cretinas apoiam-se em Cristo, Deus, Deuses ou na sua cara de pau, "não tenho tempo e/ou empuram, remetem a questão a um passado histórico familiar," o qual mudar É IMPOSSÍVEL, pois até neste momento há justificativa, "não podemos machucar ninguém, magoar, ferir," MAS PODEM SIM FAZER MAL aos próprios filhos criando-os SEM PARÂMETROS E RESPONSABILIDADES (por amor) devido a cegueria, ao orgulho idiota de um machismo ou feminismo burros e atingir quem nada tem a ver com tais problemas. O exemplo está acima, "por amor da superproteção dos pais" duas meninas destruiram sua reputação e imagem, essenciais em mercado de trabalho competitivo.
A EDUCAÇÃO QUE FORMA CIDADÃOS É UMA, A FAMILIAR MÃE/PAI É OUTRA E AMBAS TEM QUE COMPLEMENTAREM-SE E COM RESPONSABILIDADE, NÃO BASEADA EM DESCULPAS E JOGUINHO DE EMPURRA, EXIMINDO PARTES E TRANSFERINDO PARA QUEM DESCONHECE O ASSUNTO.
FILHOS são seres do mundo, RESPONSABILIDADE DEVER NOSSO, DE PAIS. EDUCAÇÃO DEVER do ESTADO, CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS - Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000) Contirtuição Federal de 1988.
INTERNET, deve ser melhor revista, por pais, donos de Lan Houses, porque menores presente em seu estabelecimento é de vossa responsabilidade também, escolas, Universidades. É um excelente meio de comunicação, mas pior que que a televisão, pois a Rede trás o podre, o submundo asqueroso implicito muitas vezes em sites aparentemente inocentes.
AÇÃO CONJUNTA: ESTADO, PAIS, ESCOLAS = EDUCAÇÃO SOCIAL = MAIS GANHO PARA MELHOR DESENVOLVER UMA SOCIEDADE JUSTA = PAÍS DESENVOLVIDO, COM ALTO NÍVEL CULTURAL E EXCELENTE SOCIAL/ECONÔMICO. ESTE É O CAMINHO.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo
UNOESC-JOAÇABA

terça-feira, 13 de abril de 2010

VEJAM TODOS O QUE O STF NOS DEIXA COMO HERANÇA A NÃO OBRIGATORIEDADADE DO DIPLOMA PARA JORNALISTAS




CRITICA DE UM ESTUDANTE DE JORNALISMO - Zeca do RP2 ameaça alunos de Jornalismo da UEPG em Ponta Grossa, Paraná -

Meu colega Caco Jornalista, enviou-me por e-mail a primeira parte dos vídeos aonde um homem, apresentador de um programa sensacionalista policial no PR, do gênero "espreme a tela que sai sangue," onde a vulgaridade e a limitação intelectual do mesmo é acima do profissionalismo, que chega ao ponto de dizer que a crítica É ANTI ÉTICA, SENDO QUE ELE PRÓPRIO NÃO SABE O QUE É ÉTICA, caso soubesse seu comportamento, não seria xingar,fazer acusações que estudantes de jornalismo são soberbos e fumam maconha (claro que alguns sim, mas creio não ser aqui o caso, o texto do acadêmico foi bem construído) ameaçar inocentes com diversas ameaças e afirmar que ele será o responsável direto se algo vier a acontecer ao acadêmico em questão, pessoas trabalhadoras, estudantes e UMA CLASSE QUE O SUPREMO TENTA EXTINGUIR, mas aceitaria ou não a crítica com ARGUMENTOS SÓLIDOS.
Meu colega Nando Spessato, indignado em meu e-mail expressou-se: "Esse tipo de apresentador motiva os políticos a aprovarem leis que exigem diploma de jornalistas. Uma explosão de ignorância, soberba e boçalidade. Se ele se achasse com a razão, não precisaria falar tanto. Lembrei do que meu avô dizia... carroça vazia faz muito mais barulho... E a ouvinte ainda fala de ética..." (Luiz Fernando Spessato).
Concordo Nando. Mas que me deixa mais atônita ainda são telespectadores ligando e apoiando o "linchamento através das palavras usadas por este senhor."
Senhor Zeca, suas imagens e palavras e gestos "GRITAM POR SI," NÃO HÁ JUSTIFICATIVAS SUAS PARA TAMANHA FALTA DE INTELECTUALIDADE, ÉTICA, RESPEITO, POSTURA, BOM SENSO, O SENHOR É UMA FRAUDE, UMA SINTE, UM DOENTE... se o seu programa fosse o que afirmas ou descartava a crítica, ou a aceitava, mas preferiu comprovar através de seu comportamento, que não é um programa sério, que o senhor não apresenta solidez no que afirma, sendo mais um SENSACIONALISTA PÚTRIDO E DESONESTO.
Quanto ao seu público, lamento profundamente, a CULPA NÃO É DELES, FORAM EDUCADOS E CONDICIONADOS, PARA ALIENAMENTE O ACEITAREM COMO EXEMPLO. UM EXEMPLO DO PODRE QUE AFETA A MÍDIA DESTE PAÍS EM TODOS OS SEGMENTOS, O SENHOR NÃO É UM LÍDER DE AUDIÊNCIA, SE FOSSE SABERIA QUE USAR A PALAVRA IBOPE, NÃO É O CORRETO PARA DIZER QUE TEM ALTA AUDIÊNCIA. QUEM NÃO APRENDEU MUITA COISA FOI O SENHOR... E PIOR, DESCONHECE O QUE REALMENTE O CERCA NA REALIDADE MIDIÁTICA. TENHO PENA DO SENHOR...
Ahhh!!! UM GRANDE DETALHE NÃO AMEAÇASTES UM ACADÊMICO, AMEAÇASTES UMA INSTITUIÇÃO, A TODOS OS ACADÊMICOS DO PAÍS E À UMA CLASSE PROFISSIONAL QUE TEM MAIS DE CEM ANOS DE LUTAS E UMA MAGNÍFICA HISTÓRIA.

A SEGUIR OS VÍDEOS: ASSISTAM POR FAVOR E REFLITAM... É ASQUEROSAMENTE RIDÍCULO E INFELIZ.

Zeca do RP2 ameaça alunos de Jornalismo da UEPG em Ponta Grossa, Paraná - Parte 1/2



Zeca do RP2 ameaça alunos de Jornalismo da UEPG em Ponta Grossa, Paraná - Parte 2/2


Disponíveis em: http://www.youtube.com/

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - Formanda - UNOESC-JBA.

domingo, 11 de abril de 2010

QUERO EXPLICAÇÕES, PORQUÊ. ESTÁ EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO



Não estou aqui defendo o presidente da República, bem claro, mas, hoje me irrito e me indigno com a frase proferida por ele: "a Imprensa tem predileção por tragédias." Somente hoje concordo com ele. Os canais de televisão, todos os jornais, a mídia eletrônica tem mostrado a tragédia do Rio. Nos dói a Alma ao mesmo tempo que nos envergonha. E lá vem o jogo do "empurra, acusa, fala e nada diz."
Mas não é só o Rio que sofre com as chuvas. Santa Catarina ainda não reergueu-se e o Nordeste, principalmente a Bahia, tem sofrido muito com este desastre natural.
Expresso minha indignação aqui, porque o Sr. Presidente Falastrão afirmou que vai reconstruir o Chile, mandou homens e muito dinheiro para lá e para o Haiti, tudo bem, solidariedade é dever nosso ser praticada, mas aqui para o Brasil, o povo que o elegeu, ele disponibilizou 40 homens para ajudar no Rio, liberou uma quantidade ínfima de dinheiro, medicamentos e ainda não liberou o hospital de campanha que foi solicitado. Quando questionado sobre ter enviado mais dinheiro ao Nordeste para a Bahia, aos brados respondeu: "pura demagogia, querem fazer joguinho político com isto."
Não Sr. Presidente, o joguinho já foi feito. A Rede Globo somente divulgava a tragédia horrenda do Morro do Bumba, o Sr. sentiu-se supostamente agredido porque deu-nos a entender que ele privilegiara o Nordeste e que o Rio, não era tão grave o caso. Sua declaração nos faz lembra: "Bingo!!! o Feitiço virou contra o Feiticeiro." Mas obviamente que não, quanta utopia, porque não burrice explícita de nossa parte pensarmos assim... a nossa mídia tem donos poderosos e infuentes, "verdadeiros feiticeiros a mexer seus pauzinhos nos bastidores do Poder."
A minha revolta é que no dia da tragédia ocorrida no Rio, Niterói, a Rede Globo demonstrava certa indignação, fez três, apenas três leves comentários cobrando os Governos e ao Governo Federal explicações, mas agora calou-se, atentando apenas para o sensasionalismo, isto porque ela tem como Ética, NÃO ser sensacionalista. Somente ontem no JN falou-se da tragédia de mesmo teor na Região Nordeste, sofrendo sem ajuda, pois além da Bahia, tem mais Estados em situação calamitosa.
Por que se está em todos os meios de comunicação as catástrofes e as prováveis explicações sobre, por que não estão as cobranças ao Governo Federal sobre ajuda aos doentes, desesperados, desabrigados, doentes na Alma???? Por que somente ajuda máxima ao Haiti e ao Chile??? Qual é o interesse escuso??? Quem são os votantes neste ano???? Haitianos e Chilenos??? O voto deles vale no Brasil??? Que evolução...
Cadê a mídia nacional que não fala que o interesse é fazer bonito ao Obama, demonstrando-se solícito, prestativo em ajuda humanitária, mas fora do país, porque aqui dentro a Lei de Gerson vale mais do que a Constituição Federal, que se fosse seguida na íntegra de seu Artigo 5º, poderia sim haver tragédias, somos um país tropical, mas o número de desabrigados seria menor, de doentes menor e não precisaria de demagogia para ajudar a quem necessita, pois isto É DIREITO CONSTITUCIONAL.
Nossa mídia é desumana, o repórter é incapaz de demonstrar sentimento diante da dor das pessoas, do desespero, do luto e perdas e não consta em manual de jornalismo que o profissional deva ser um iceberg diante de um factual tão emocionalmente forte.
Nossa mídia é omissa, asquerosa, paga para fazer o que for conveniente ao Poder e ao Sistema.... que lástima.
A mim causa vergonha, NÓS SOMOS BRASILEIROS, NÓS DEVERÍAMOS ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR, SOMOS NÓS QUE ELEGEMOS ESTES BANDIDOS QUE USUFRUEM DE NOSSOS SEIS MESES DE IMPOSTOS PAGOS PARA QUE ELES DIVIRTAM-SE E RIAM AS NOSSAS CUSTAS.
SOMOS CULPADOS SIM, ACEITAMOS TUDO DA MÍDIA, TEMOS PREGUIÇA DE LER, DE VOTAR, NÃO SABEMOS VOTAR PORQUE NÃO LEMOS O MANUAL DO POVO BRASILEIRO, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, QUE AINDA NÃO MUDOU, ESTÁ EM VIGOR. SE A LESSEMOS E A INTERPRETÁSSEMOS NÃO ENTREGARÍAMOS NOSSSO VOTO A QUALQUER UM SEM QUALIFICAÇÃO E SEM CÉREBRO, MELHOR DIZENDO, COM UM POUCO DELE SOMENTE PARA METER A MÃO EM NOSSO BOLSO, NOS FAZER DE OTÁRIOS(QUE SOMOS MESMO) E POUSAR DE BOM MOÇO, PAI DOS POBRES FILHO DO BRASIL PARA ESTRANGEIRO VER, E BRASILEIRO ABESTALHADO ACREDITAR.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - UNOESC-JBA.

sábado, 3 de abril de 2010

NELSON RODRIGUES E BRETCH ESTAVAM MAIS DO QUE CERTOS




Nelson Rodrigues, grande dramaturgo e jornalista brasileiro, tinha absoluta razão ao afirmar: "A ignorância perdeu sua modéstia" é uma frase antiga, mas que se faz presente no nosso atual Brasil- Colônia.
A ignorância passou a ser venerada como algo bom, portanto se bom, não há nada de errado como a "imprensa de má fé", segundo palavras do sr. presidente Ignorante, que ao criticar a imprensa por demonstrar um 0000000,1% da podridão que assola esta país que Traduze-se bem nestes parágrafos: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."(BRETCH, BERTOLD).
Círculo Vicioso, texto circular à primeira vista, ditadura de mais de vinte anos, falsa redemocratização, povo ignorante, emburrecido, mídia coronelizada.... então a imprensa passa a ter má fé ao publicar um escândalo envolvendo o Governo, demostrando que há uma carência absurda no país inteiro, de Saúde, Educação, Segurânça Pública... mas segundo nosso maior ANALFABETO POLÍTICO (que esqueceu-se da carestia, do salário de metalúrgico, das contas pagas com seu suor, se é que algum dia foi trabalhador mesmo, porque a cada dia em que leio sua biografia, vejo QUE O FILHO DO BRASIL, sempre esteve ligado a alguém que lhe desse um "apoio moral R$)"" nosso país é um paraíso."
Paraíso de que??? de mentiras e corrupção, negociatas, dolar em garrafas de wiskky importado de cuba, na cueca do cara do PT, na meia do outro safado, paraíso de um povo condicionado, pago com uma miséria para votar nestes cretinos ladrões disfarçados de bons moços, os quais levam seis meses de nosso sacro trabalho para a primeira mulla dama calada, esticar a cara em clínica de estética???? Paraíso da AntiDemocracia e da ENORME DEMAGOGIA.
"A ignorância perdeu sua modéstia," está escancarada em tudo, até em nós que nos deixamos corromper em nosso comodismo diário, em nosso devaneio da Lei de Gerson: "levar vantagem em tudo, se o Governo pode eu também posso..." Se aquele bonitão burro, ignorante que em cadeia nacional e até internacional, afirma "AIDS, não dá em heteros" e ganha um milhão e meio com estas palavras preconceituosas e porquê não, INGNORANTES, pois AIDS dá em heteros e homos, dá até em macacos.
Só a Mídia não é ignorante. Ela nos manipula, nos corrompe, nos cega, nos condiciona, nos passam verdades distorcidas e apesarem de públicas, nossas, GANHAM MUITO DINHEIRO NOSSO, POIS OS DONOS, OS CORONÉIS MONOPOLISTAS, SÃO PAGOS COM NOSSO SUADO DINHEIRO.
E NELSON RODRIGUES E BRETCH, ESTÃO INFELIZMENTE COM A RAZÃO HOJE, MESMO TANTO TEMPO TENDO TRANSCORRIDO APÓS SUAS CONSTATAÇÕES...
Só a EDUCAÇÃO SOCIAL AMPLA NOS SALVA... MAS NÃO CREIO QUE SEJA PRA ESTE SÉCULO.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo - UNOESC-JBA

EXÉRCITO DE CUPINS CARA DE PAU NA AMAZÔNIA



NOTÍCIAS QUE NÃO FORAM ESCÂNDALOS

A Veja edição 2147 ano 43 nº 02 de 13 de janeiro de 2010 na pág 65 exibe uma denúncia capital para um país que se compromete com taxas ecológicas, e joga para debaixo do Tapete, escondendo suas cruéis verdades ao Povo Brasileiro, desviando-os com frases de efeito populista de palanque eleitoral permanente. "O MST descobriu na Selva um instrumento bem curioso para “promover a reforma agrária” no país: a MOTOSERRA. Com ela os sem-terra (?) estão D E S V A S T A N D O A AMAZONIA” inicia a reportagem.
A Reportagem denuncia que: "foi-se o tempo em que em que seus militantes tentavam dissimular as ações criminosas do grupo invocando a causa da reforma agrária”.
A Especialidade deste movimento agora é a invasão das fazendas no coração da Floresta Amazônica. Nesta região as terras são de difícil manejo para a agricultura, mas o que importa este pequeno detalhe, não é terras para cultivar em porções familiares, mesmo que tomadas à força. O que eles querem é EXTRAIR MADEIRA, cerca de 1000 propriedades hoje estão invadidas SÓ NO PARÁ. Madeiras nobres como IPÊ, JATOBÁ(?), CEDRO que têm altas cotações no mercado.
As Fazendas amazônicas são obrigadas a preservar por lei, 80% de suas áreas de florestas. Este Enorme tesouro é a meta primordial deste Movimento MST.
Veja sua bandeira, agora o MST mostra sua cara de modernidade CÍNICA SOB o quarda-chuva do Governo petista, trocando sua mítica FOICE símbolo dos trabalhadores do campo socialista pela MOTOSERRA, digamos que um símbolo bem mais a altura deste movimento cupineiro.
Santa Marta Fazenda em Tailândia a 240 Km de Belém-Pa, tem 20.000 hectares dos quais 16 000 de Floresta Nativa. OS SEM TERRA ESTÃO LÁ CUPINZANDO DESDE NOVEMBRO DE 2009. Não plantaram nada, nem um pé de mandioca, mas DIZIMARAM 2000 HECTARES DE MATA catando a preciosa madeira, pelos menos 100 mil metros cúbicos foram retirados da reserva desta fazenda, São aproximadamente 25 MIL ÁRVORES, equivalente a 40 MILHÕES DE REAIS. Ainda segundo a Veja, Dario Bernardes dono da Fazenda declarou revoltado “O QUE NÃO CONSEGUIRAM CORTAR, DESTRUÍRAM, DEIXANDO A TERRA ARRASADA”
Sendo lucrativa esta devastação outros movimentos rurais se associaram as madeireiras ilegais. É convocado os “SEM TERRA” DE araque entre os desempregados e desocupados da região, as Madeireiras cuidam da “logística”. Caminhões, tratores cuidam do transporte assassino das toras. Mas o pior, o resto da floresta é transformada em Carvão!!!!!!!!!!!!! Nos fornos construídos pelos próprios invasores.
TUDO ISTO ESTÁ DOCUMENTADO EM FOTOS E VÍDEOS JÁ EXIBIDOS AO MINISTRO GUILHERME CASSEL e o Presidente do Incra Rolf Hackbart. SILÊNCIO, SILÊNCIO, e cuidado pode vir aí a lei da mordaça para a Veja pagar o mesmo pato que o Jornal Paulista que fez denuncias do filho de Sarney.
Eu disse que estavam aquartelados, que Os Sem Terra do MST e dos movimentos congêneres, mais as Farc e outros do mesmo naipe, estavam se estruturando na esperança do PT continuar aí e lulla ter um cargo maior do que Presidente da Petrobrás ou da Vale do Rio Doce, de onde proverá a revolução Bolivariana, ou continuará a pregação populista que chamam de socialista nalgum órgão internacional de renome. Vendo uma de suas pretensões, de ser o líder da paz entre malucos primeiros mandatários de países polêmicos e os restante dos normais do planeta, com a intervenção da China concordando no desarmamento nuclear, Chave do problema do Irã apoiado por Lula, e vendo sua participação no Oriente Médio esfriar dolorosamente. Certamente em face da disputa eleitoral em tempo tão curto, optará mesmo por uma presidência de uma destas empresas de tetas grandes e ricas.
O MST sem vergonha nenhuma, muito mais de pés no chão, arrancou a máscara que não os identificava mais de movimento social, lançou-a ao lixo, e partiu de cara limpa mostrando o que são mesmos. UNS BANDIDOS só que organizado sem o ser oficialmente e apoiado pelo governo Petista, Estarão mais para Robin Hood pica pau. O Povo mantido na ignorância. Os defensores de Direitos Humanos rindo com a barriga, Os Políticos em geral planejando uma aproximação para fazer parte do banquete também. Mais o mais apavorante são os movimentos verdes. A Candidata Marina não dá nem um pio a respeito, se fosse uma devastação desta para construir uma represa energética, aí daria títulos na imprensa internacional, mas são os camaradas de Lula que estão lá vendendo CEDRO manos. Tudo que eles diziam abominar, estão fazendo e os demais pondo vistas grossas. O Partido Verde está calado e conivente, O Incra deve satisfações ao Governo tanto como o Ministro de Vossa Majestade o Barbudo, a barba substituiu o nariz do Pinóquio como símbolo da mentira.
E calados vão fazendo campanha, e na calada vão destruindo a Amazônia e gritando frases de efeito frente a TV
Motoserra e AR 15, o que será isto, que nova bandeira nos apresentarão? Será uma preta com caveiras?

Torquato
Publicado no Recanto das Letras em 03/04/2010
Código do texto: T2175258


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.



Comentários no Recanto das Letras



04/2010 17:45 - Fernando
KCT... maldita praga esta. E saber que querem mexer nos Direitos Humanos para ampliar o poder destruidor destes "cuins, cupinchas." Isto é nojento.... Abraço Pai, siga nas denúncias... e quero deixar um lembrete aqui aos leitores: NÃO PRECISAMOS DE HERÓIS, MÁRTIRES, MAS DE AÇÃO E VERDADE, TRANSPARÊNCIA!!!!! CHEGA DE LIXO PODRE AVERMELHADO NESTE PAÍS.
FERNANDO


Comentário:
03/04/2010 21:35 - Ivete
"Ou o Brasil acaba com as saúvas ou as saúvas acabam com o Brasil".(SAINT-HILAIRE). Esta frase foi dita nos anos 50, quando o Brasil tinhas como pragas naturais, as formigas saúvas, não que não existisse corrupção, tinha.Hoje as pragas que corroem esta colônia pouco evoluída, chamam-se cupins do MST, cupins da Via Campesina, cupins das grandes madereiras, todos como citou Fernando CUPINchas do Lulla...
Parodio a frase: "ou tomamos NOÇÃO DAS COISAS COMO ELAS SÃO e acabamos com o PT, ou o PT acaba conosco, com o Brasil."
Te Amo Noivo
Continue Sempre....
Beijo
Ive


POR: José Torquato de Barros Filho, Escritor Amador, Publicitário, residente em Maceió/AL.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

GOVERNO BRASILEIRO PREOCUPADO COM A DEMOCRACIA ALHEIA



Está em todos os jornais: "Governo Brasileiro preocupado com a Democracia em Giné-Bissau."
Não desmerecendo o povo sofrido do Haiti, mas já faz algum tempo que tropas brasileiras ocupam o Haiti para "consolidar a democracia," hoje também em missão solídária, mas nunca mensionam quantas mulheres perderam seus amados nas guerrilhas de rua lá travadas antes do infortúnio da Natureza.
Como o nosso Governo é solidário, magnânimo, generoso ao tratar-se da democracia estrangeira, porque quando o caso é aqui, recorre-se a mil desculpas para explicar a censura imposta ao Estadão, a censura a jornalistas de renome internacional, que não podem citar diretamente o nome do sr. presidente do Brasil, caso este for pego em uma de suas magníficas coisas das quais segundo ele: "eu nada sabia."
Fala-se em uma nova reforma constitucional, aonde o Governo deseja ter o controle da imprensa, aspira cortar direitos dos trabalhadores garantidos pela CLT, (Consolidação das Leis do Trabalho), serão cortes no direito à férias, indenização no caso de demissão, reformulação de aposentadorias... fala-se em Direitos Humanos, ampliando os Direitos aos Militantes do MST, negociando com eles antes de qualquer atitude, mesmo sem saber quem é a vítima, a prioridade será deles...
Será por isto que ele preocupa-se tanto na democracia dos outros, para desviar nossa atenção para não vermos que estamos sendo vítimas de uma nova ditadura que iniciou-se a oito anos atrás e vai lutar para perpertuar-se inclusive com o apoio de quem era contra, sempre oposição, como o VENDIDO PMDB?
E cadê a mídia nacional que nada fala a respeito? que uma linha se quer divulga, mas fica ao lado deste governo nojento que desembolsa milhões do nosso dinheiro para dar um "cala boca" bem dado sutilmente. Dinheiro que construiria casas, escolas, Universidades, hospitais, manteria uma segurança adequada e estruturada, moderna, dinâmica, asilos, orfanatos...
Povo ignorante, mídia comprada ignorante, pois acha que está se dando bem ao omitir e manipular fatos, está a cada dia desmoralizando-se.
Ficam pergutas: qual nosso futuro, o que vamos oferecer a nossos filhos, seremos eternos escravos midiáticos, vidiotizados, tão sem pensamento próprio eternamente e para sempre acreditando em "salvadores, enriquecimento e fama instantânea e sem esforço," trabalhando como burros de carga para dar ao Governo seis meses de luxo com nosso dinheiro, esperando mudança que nunca virá pois não sabemos buscá-la??????
Tempos Negros foram na Era Medieval??? SIM. Mas creio que se faz presente hoje, no presente do Brasil.

POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social- Jornalismo - UNOESC-JBA.