sexta-feira, 29 de novembro de 2024

DÍZIMA TARIFÁRIA

 DÍZIMA TARIFÁRIA




j.Torquato

ALGO ESTAVA ME SUFOCANDO, EM TORNO DE MEU PESCOÇO, ESTAVA SEM AR, DEBATIA-ME ATORDOADO E APAVORADO, TENTAR GRITAR NEM PENSAR. COLOQUEI MINHAS MÃOS NO INSTRUMENTO QUE ESTAVA ME SUFOCANDO, ERAM MÃOS!!!!

ACORDEI.

OLHEI EM VOLTA E PENSEI PUXA QUE PESADELO!! ESTAVA AINDA TUDO ESCURO NO MEU QUARTO. LEVANTEI-ME E FUI EM DIREÇÃO AO BANHEIRO, MOLHAR MEU CORPO NAQUELA MANHÃ DE SETEMBRO. SE É QUE ERA MANHÃ, SE É QUE ERA SETEMBRO, SE É QUE ERA MEU QUARTO DE MINHA CASA. PORQUE AO ABRIR A PORTA E DEIXAR A CLARIDADE ENTRAR, NOTEI QUE ESTAVA NUMA CASA DIFERENTE COM DIATRUBUIÇÃO DE CÔMODOS DIFERENTE, PAREDES DE CORES DIFERENTES, ALIÁS, CORES QUE EU NUNCA TINHA VISTO ANTES.

AI SIM

GRITEI,

ONDE PORRA EU ESTAVA? NÃO HAVIA NINGUÉM NA CASA QUE POR SINAL ERA MUITO GRANDE, HAVIA O CÔMODO QUE DEVIA SER COZINHA, NÃO HAVIA BOCA DE FOGÃO, NÃO HAVIA PANELAS, TALHERES, NADA QUE LEMBRASSE UMA COZINHA A NÃO SER UMA PIA DE METAL E UMA TORNEIRA ESQUISITA APERTEI EM CIMA E SAIU ÁGUA QUENTE, FERVENDO, COM UM ODOR DE LIMÃO. DEI UM PULO PARA TRÁZ ESCONDENDO MINHAS MÃOS. SENTI ALGO NO AMBIENTE, ESTAVA SENDO OBSERVADO, TENTEI CORRER E ALGO BATEU NO MEU PEITO, VAI DESNORDEADO, ME LEVANTEI PARA CONTINUAR A FUGA MAS ALGO ME AGARROU PELO PESCOÇO E APERTOU FORTEMENTE, EU SUFOCAVA, TENTAR GRITAR NEM PENSAR. COLOQUEI MINHAS MÃOS NO INSTRUMENTO QUE ESTAVA ME SUFOCANDO, ERAM MÃOS!!!!

ACORDEI.

DEI UM PULO DA CAMA AINDA COM AS MÃOS NO PESCOÇO, ACENDI A LUIZ NO INTERROMPTOR QUE ERA O DE SEMPRE, E O MEU QUARTO SE ME APARECEU ILUMINADO, COM TV E CANA DESFEITA, COM ELA AO MEU LADO DORMINDO COMO UM ANJO, FUI PARA O BANHEIRO QUE ERA O MEU, NA CASA QUE ERA A MINHA E TOMEI O MEU BANHO, DEPOIS TROQUEI DE ROUPA DEI UM BEIJO NA “BELA ADOMERCIDA” E FUI TRABALHAR.

ANTES DE ENTRAR NA LOJA, JÁ HAVIA COBRADORES ME ESPERANDO, ADVOGADOS TAMBÉM ESTAVAM ANSIOSOS PELA MINHA PRESENÇA, EU TENHO DE TRABALHAR PARA PODER VOS PAGAR EU DISSE ABRINDO A PORTA DE ROLO DA LOJA, CLIENTE? NENHUM. ADVOGADOS E COBRADORES? UMA DEZENA.

COMECEI A ATENDER, NOS EMAILS MAIS COBRANÇAS, EM MENSAGENS TAMBÉM AVISO DE FALTA DE PAGAMENTO, ATRAZOS, PENDENCIAS NA JUSTIÇA. CLIENTES? AINDA NENHUM.

POR VOLTA DO MEIO DIA JÁ HAVIA MOVIMENTO, MAS OS COBRADORES LEGAIS E ILEGAIS NÃO SE AFASTAVAM DE MIM, ME SENTI SUFOCADO, OLHEI NA TELA E ESTAVA OS IMPOSTOS NÃO PAGOS EM QUE ME AMEAÇAVAM, TENTEI CONTINUAR RESPIRANDO, NOS NOTICIÁRIOS DIZIAM QUE O MINISTRO DA ECONOMIA ESTAVA CRIANDO MAIS IMPOSTOS, PARA QUEM FOSSE OTÁRIO EM TRABALHAR E PRODUZIR AQUI NESTE PAÍS, IMPOSTO PARA QUEM CRIAR ANIMAIS EM CASA, IMPOSTOS PARA QUEM FOSSE A PRAIA RESPIRAR BRISAS SALGADA, E O IMPOSTO SOBRE PESSOAS VIVAS, ISPV ANUAL QUE EU TB ESYTAVA ATRAZADOS, POR CAUSA DOS IMPOSTOS PREFERI PAGAR ALUGUEL QUE FICAVA MENSAL E ANUALMENTE MAIS BARATO, VENDI MEU CARRO, RELOQUEI SEM ÔNUS, UM QUARTO DE MINHA CASA PARA UM SEM TETO CADASTRADO PELO MST, PARA ASSIM TER DIREITO A DESCONTO DE 10% SOBRE O ISIA, IMPOSTO SOBRE IMOVEL ALUGADO. E VENDI MEU RELÓGIO PARA NÃO TER DE PAGAR IMPOSTO ANUAL PARA TER POSSE DELE, ANDO DE SANDÁLIAS DE TIRA, PORQUE O SAPATO TAMBÉM PASSOU A TER IMPOSTOS ANUAIS. EM SUMA COMECEI A OLHAR OS COBRADORES E OS ADVOGADOS E ME SENTIR SUFOCADO, EU SUFOCAVA, TENTAR GRITAR NEM PENSAR. COLOQUEI MINHAS MÃOS NO INSTRUMENTO QUE ESTAVA ME SUFOCANDO, ERAM MÃOS!!!!

ACORDEI.

NÃO, NEM ERAM MÃOS FISICAS E NEM ACORDEI MAIS.

ESTAVA MORTO EM VIDA.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

AGORA É COM VOCÊS

 AGORA É COM VOCÊS

JTorquato


OLHEI NA FOLHINHA, O PRÓXIMO FIM DE SEMANA MUI PRÓXIMO, TALVEZ DEPOIS DO FERIADO E ANTES DO FERIADÃO.

OLHEI UMA TERÇA FEIRA, E PENSEI SE VIVO ESTIVER, AINDA VOU DEVER, E DEVENDO MAIS.

NA DÉCADA DE SETENTA DIZIAM QUE NÓS BRASILEIROS NASCÍAMOS JÁ EM PECADO ORIGINAL, SEJA O QUE DIABOS FOR ISSO, E DEVENDO AO FMI. ACRESCENTO DEVENDO AS LOJAS, AO MERCADINHO, AO AÇOUQUE, A FARMÁCIA, AO MÉDICO, AO DENTISTA, A ESCOLA, AO VIZINHO, AO COLEGA DE TRABALHO, A AGIOTAS, AO BANCO.

PAGAMOS PARA NASCER, NA MAIORIA EMPOBRECIDA DAS VEZES, PAGAMOS A PRAZO, EM PARCELAS A PERDER DE VISTA OU ATÉ PERDERMOS A VISÃO DE VELHOS MUITO USADOS E MAL CONSERVADOS. MAS AO PAGARMOS PARA MORRER DEIXAMOS AO NACITURNO DA VEZ, PRESTAÇÕES DESTE PAGAMENTO.

TROCO O “PAGAMOS PARA NASCER, VIVER E MORRER” POR DIVIDISÃO EM “PRESTAÇÕES DESTES PAGAMENTOS”. E VIVEMOS EM DÍVIDA ETERNA COMO O “PECADO” ETERNO ORIGINAL, PRIMORDIAL, QUE A RELIGIÃO NOS IMPÕE, SENDO QUE NESTE CASO DEVER É A NOSSA RELIGIÃO, E O AGIOTA SEJA PARTICULAR OU PÚBLICO, BANCO, GOVERNO OU VIZINHO, O SACERDOTE DESTA RELIGIÃO.

ASSIM NÃO SE ESPANTEM SE AO MORRER EU TENHA NOS LÁBIO UM LEVE SORRISO DE MONA LISA. PARLANDO SUBJETIVO:

- EU ME LIVREI, AGORA É COM VOCÊS.

FUI

By JTorquato

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

A CIDADE ESCONDEU

 

A CIDADE ESCONDEU

JTorquato







SOMOS VELHOS AMIGOS, SOMOS ANTIGOS IRMÃOS, SOMOS EX VIZINHOS, SOMOS TUDO NUMA CIDADE E NÃO SOMOS NADA.

A VIDA COMO TUSINAME NOS CARREGA PARA TODOS OS LADOS, FAZ-NOS INVADIR PRAIAS ALHEIAS, TERRENOS, MORROS E PISCINAS, LAGOAS E JARDINS, VAMOS PARA TODOS OS LADOS DA CIDADE OU PARA LADO NENHUM. FICAMOS ENTÃO ESTÁTICOS NUM PONTO COMERCIAL SETE DIAS POR SEMANA. COMO UM PONTO NO MAPA DO GOOGLE. FIXO ENQUANTO EXISTIR.

MAS E OS MANOS, OS PARENTES, OS AMIGOS ANTIGOS E NOVOS VIZINHOS?

E OS EX COLEGAS DE TRABALHO DA ESCOLA SECUNDÁRIA, PRIMÁRIA, DO CURSO DE DATILOGRAFIA, DE INGLÊS, DE TAQUIGRAFIA, DE TELEGRAFIA, DAS AULAS DE CULINÁRIAS, DAS DE CORTE E COSTURA, DAS DE BORDADO?

E OS AMIGOS QUE CAÇAVAM CARANGUEJOS NOS MANGUES NA ERA DO NATAL, PARA BEBER COM PINGA NA ESQUINA DO ANO NOVO?.

E O GEMIDO DEDILHADO DO VIOLÃO DO LUCIANO? E AS CANÇÕES QUE FORAM FEITAS PARA TODOS NÓS, CANTADAS COM CABEÇAS BALANÇANDO OS CARACÓIS DE NOSSOS CABELOS?

ONDE ESTÃO ELES O VIOLÃO E AS CANÇÕES NESTA MALDITA CIDADE?

QUAL É A MÚSICA E QUANTO É DE CAÇACHA COMO PUNIÇÃO POR NÃO ACERTAR FÁVIO CAVALCANTE?

CADÊ VOCÊS

A CIDADE ESCONDEU.

MINHA IRMÃ DO CORAÇÃO, MEU IRMÃO MAIS PRÓXIMO DA PRÓXIMA BRIGA, MEU AMIGO DE CAMINHADA, DE CACHAÇADA, DE VIOLÃOZADAS, MEUS PRIMOS E PRIMAS EM SUAS ETERNAS BELEZAS ILUMIDADAS COMO ÁRVORES DE NATAL. O PÃO, O BOLO, O QUEIJO DE REINO, NA MADRUGADA DO DIA 25 DE DEZEMBRO. COMO A CIDADE CONSEGUE...

ESCONDER-ME

MINHA NAMORADA PRIMEIRA, À JANELA COMO CAROLINA ONDE ESTÁ VOCÊ, JÁ VOVÓ AINDA CANTANDO MÁRCIO GREYCK, NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE PERDI VOCE,,, VOCÊS, UMA PRAÇA, UM COLORIDO JOGO DE LUZES E PAPEL, O PASTORIL NO PRADO.

ATÉ O PRADO

A CIDADE ME ESCONDEU.

A ESQUINA QUE COMEMORAVA ANO NOVO COM VIOLÃO, FAROFA, CACHAÇA, E CARANGUEJO AINDA ESTÁ LÁ...

ESTÁ?

PODE SER MAIS UMA ESQUINA QUE A CIDADE ME ESCONDEU?

 

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

ESTE BÃO É O MEU MUNDO

 

ESTE NÃO É MEU MUNDO





2024-11-jtorquato

AI O MENINO SE ME APAREÇE COM CABOS, SSD”S, PUGLES, PEN DRIVE DE SISTEMA INTEIRO, ATRAVESSA A RUA COM OS CABOS COLORIDOS VOANDO COMO PENAS NUM PÁSSARO. EU ME REVIRO DENTRO DE MIM, ELE É JOVEM DA GERAÇÃO INFORMÁTICA GERAL, NASCEU TECLANDO, NASCEU FALANDO COMPUTÊS, NASCEU VIA SATÉLITE COM UM APARECLHO TECNOLÓGICO À MÃO, SUA CAMISETA É INTELIGENTE, SEU TÊNIS IDEM, TODOS COM TECNOLOGIA DE I.A. E EU COM MEU SISTEMA ANALÓGICO QUE ATRAVESSOU DÉCADAS, UM SÉCULO E ATÉ UM MILÊNIO, ABISMADO COM OS MILAGRES QUE MINHA AVÓ CERTAMENTE CHAMARIA. ME VEJO COMO OS SELVAGENS HUMANOS PRIMITIVOS QUANDO SE ENCONTRARAM COM OS EXTRATERRESTRES NO PASSADO, COM TODAS GERINGONÇAS TECNOLÓGICAS, E O TRANSFOMARAM IMEDIATAMENTE EM SANTO E O TERRENO DO APORTE, UM TEMPLO. EU SOU O PRIMITIVO ANCIÃO DO PASSODO, MAS AINDA PRESENTE, USANDO ESTA INCOMPREENSÍVEL TECNOLOGIA DE MEU NETO, DO MIMIÓGRAFO A ÁLCOOL A IMPRESSORA LASERJET, DO CADERNO AVANTE BRASIL AO CELULAR SANSUG/LG/MOTO NO PULSO COMO UM RELÓGIO DE MANDRAKE. DO TELEGRAMA AO EMAIL, ZAP. MAS A ESPITIRUALIDADE E A POSTURA ESTES NÃO DEVEMOS A ELES, SÃO ESCULHAMBADOS AO ANDAR, VESTIR, DE POSTURA, DE FALA. NÃO TÊM ELEGANCIA NEM CHARME, NÃO TEM CLASSE. SÃO CÍNICOS, PRÁTICOS, INSENSÍVEIS, DE ESTUPIDEZ BRUTA. DIRETO AO PONTO ERRRRR. AO TECLADO.

NÃO PRECISO ME BELISCAR, NÃO ESTOU NA SESSÃO DA TARDE DO CINE IDEAL, ESTOU VIVENDO UM MUNDO QUE NÃO É E NUNCA SERÁ O MEU MUNDO.

By JTorquato

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

JUSTIÇA DE BANDIDOS

 

JUSTIÇA DE BANDIDOS.


JTorquato

Maceió-Novembro-2024



COM TREZE ANOS, VESTIDO DE BRANCO ATÉ OS SAPATOS DE VERNIZ, COM O LIVRO IMITAÇÃO DE CRISTO SOB OS BRAÇOS, E O TERÇO TAMBÉM BRANCO NAS MÃOS, EU ME APROXIMAVA TREMENDO DO CONFESSIONÁRIO ONDE DEPOSITARIA MEU SALDO DE PECADOS DA SEMANA.

CRESCI VENDO O BRASIL SEMPRE EM CRISE ECONÔMICA, PRIMEIRO SÓ SE FALAVA DO FMI, MORATÓRIA, INFLAÇÃO DE 82% AO MÊS, RECENTEMENTE SE FALA DE TAXA SELIC, JUROS ALTOS, E NOVAMENTE INFLAÇÃO.

“NERA” QUE TUDO SEMPRE FOI TÃO MAL ASSIM, CLARO QUE HAVIA A ESPERANÇA, CUJA QUAL TÃO DISTANTE E FRIA, AGARRÁVAMOS COM FUROR, DURANTE DELFIN NETO NO REGIME MILITAR, CHEGAMOS A SER A 8ª ECONOMIA DO MUNDO, VINDO LÁ DE BAIXO, DA 89ª PÓSIÇÃO SE NÃO ME ENGANO. E DEPOIS RESPIRAMOS ESPERANÇA COM PLENA CONVICÇÃO QUE ELA ERA PALPÁVEL, ERA VERDE E AMARELA, A ESPERANÇA ERA PATRIÓTICA, E ESTAVA DANDO FRUTOS, MAIS EMPREGOS, MENOS IMPOSTOS, MAIS FACILIDADE DE SER DONO DE UMA BUDEGA, UM SALÃO, O BRASIL ENFRENTAVA A COVID COM ALTANEIRA POSTURA E NOS ORGULHAMOS DE SERMOS UMA NAÇÃO QUE SAIU QUASE ILESO DA CRISE CHINESA. GRAÇAS AO COMANDANTE ESPERANÇA: JAIR MESSIAS BOLSONARO.

MAS O BRASIL NÃO ACREDITAVA EM SÍ E ACHAVA QUE TUDO AQUILO ERA SÓ SONHOS, E ACREDITOU COMO SEMPRE (COMO MEU AVÔ DIZIA AO ASSISTIR AOS COMÍCIOS NAS ESQUINAS DOS BAIRROS = ELE NÃO PRESTA, MAS FALA BONITO!!!) NAS FACILIDADES DE FINS DE SEMANA VIAJANDO DE AVIÃO A TREIS MIL RÉIS, PICANHA COM CERVEJA GELADINHA NO QUINTAL, NA VARANDA, NA PRAÇA, NA FAZENDA, OU NUMA CASINHA DE SAPÊ, TUDO QUASE “DI GRATIS” CONFORME AFIRMAVA O ETERNO LADRÃO DE DIVISAS DA NAÇÃO E DE ESPERANÇA DE UM POVO. JULGADO E CONDENADO, FOI ALÇADO E PRESENTEADO PELA NOSSA JUSTIÇA, COM A CADEIRA DE PRESIDENTE DO BRASIL. JOGADO COMO SEMPRE, GARGAMTA ADENTRO DO POVO QUEDADO ABESTADO BOQUIABERTO E SEM AÇÃP. PASSANDO A ACREDITAR “GLOBALMENTE” QUE O SER SEBOSO E CRIMINOSO, CHEFE DE FACÇÃO E MOVIMENTOS CRIMINOSOS, ERA UM SANTO PAI DOS POBRES E TRAZIA EM SUA BAGAGEM CRIMINAL, MUITO AMOR PARA DISTRIBUIR JUNTO COM A PICANHA.

E NOVAMENTE VOLTAMOS A 1984, ESPERANDO O PIOR, OUTROS FMI, OUTRAS INFLAÇÕES DE 2 DIGTOS AO MÊS, OUTRA VEZ A FRASE “BRASILEIRO JÁ NASCE DEVENDO ATÉ AO FMI”.

ENTREGAMOS O BARSIL NÃO SÓ A UMA JUNTA DE CRIMINOSOS QUE ABOCANHARAM O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO, MAS A UMA GANG DE CRIMINOSOS COM O CHEFE MOR NO COMANDO DE 40 LARÁP.... MINISTROS, E SUA NAÇÃO ORCRIM DENTRO DA NARCO NAÇÃO BRASIL.

BANDIDO NÃO COMBATE BANDIDO

BANDIDO VIBRA, TORÇE, VOTA E SOLTA FOGOS PARA POSSE DE BANDIDO.

BANDIDO NUNCA É OUTRA COISA, MESMO QUE SE LHE PASSE UMA FAIXA PRESIDENCIAL DA MAIS ALEGRE E AMOROSA DAS NAÇÕES, PELO PEITO SEBOSO.

É UM BANDIDO - UM PRESIDENTE E UMA JUSTIÇA DE BANDIDOS.

ERA TUDO QUE EU TINHA PARA CONFESSAR SEU PADRE.