segunda-feira, 6 de setembro de 2010

BUTECO DO BIGODE NUM DOMINGO RADIANTE.


BUTECO DO BIGODE NUM DOMINGO RADIANTE.
DILMA SERÁ UMA NUVEM VERMELHA APODRECIDA E PASSAGEIRA
Foi num dia de domingo, lindo dia de sol, o toldo do buteco estava mais colorido e até o curió de algum vizinho cantava animadamente, pode?
Mas além do bar do Bigode ficava a Sede da Associação da Comunidade, este prédio outrora abrigava uma rádio FM a Alternativa, um jornalzinho da comunidade, um consultório médico e odonto, uma academia de Tay Kon Dô, hoje só abrigam uma escola municipal, a única parte do prédio ainda conservada, o mato entra pelo prédio, sobe as janelas, os letreiros anunciando o acima descrito está apagado, o símbolo da renovação da comunidade não se lê mais: AMAJOSA.
Mas não é só isso que está às moscas, debaixo do radiante e lindo sol de domingo, espraia matos, capins e cupins, lama e buracos, poeira e desalento, assim caminha a comunidade João Sampaio I.
O que estava ruim era o gosto da cervejinha, e sob meus argumentos desesperados, estava Roque um lutador na lona, ao erguer seu brinde aos presentes que éramos nós dois e mais o Bigode em pessoa, ele lembrou da anterior administração, como que me cobrando a dívida de seu desânimo e por conseguinte de todos moradores, ele salientou em alto e bom tom que eu os tinha abandonado.
Não é que me senti um canalha mesmo sabendo que não era bem assim?
Mano, me vi obrigado a vender meu imóvel e me mudar daqui, mano meu mandato tinha acabado e eu apoiei uma pessoa em que acreditava continuar meu trabalho, pessoa que não deixa de ser uma excelente pessoa, mas que não tinha conseguido administrar o que a comunidade nos confiou em construir e preservar.
Com a chegada barulhenta da turma que vinha do “racha” domingueiro, paragrafamos o tema.
Tibiriçá era o nome do momento, foi assim que a turma esportiva de fins de semana estava conversando, parecia um prolongamento, um adendo ao tema que debatíamos anteriormente. Este Tibiriçá nunca chegou a ser Presidente da Associação, sempre na ativa e em segundo plano, onde gosta de trabalhar, tanto ajudando uma administração como e aí com mais veemência, atrapalhando e prejudicando quem trabalha simplesmente por não apoiar politicamente ou por outro motivo mais bestial ainda, mesmo com a Associação há mais de um ano sem comandante, não se dispôs a concorrer, agora de repente e em ano político, diz que vai ser o Presidente que nunca a comunidade teve, certamente será, quem viver verá.
Mas Carlos o padeiro, muito comedido, comentava que minha atuação estava parecida com a do atual Presidente da república e a pretensa sucessora que apóia, ele foi taxativo:
- Não se empresta competência, não há repasse disto, pode haver, como no caso do amigo, repasse de apoio, mas cada um é um, Vê nosso amigo, praticamente ergueu a Comunidade, trouxe água que não havia há 10 anos, escola, praças, PM-Box, pavimentação, campo de esportes, dinamizou o transporte, a cultura, reativou as festividades, nos deu auto estima, e foi muito bem assessorado pela que vinha a ser depois sua sucessora, mas quando ficou no poder o que fez? Nada porque não tinha o tino do amigo aqui.
- Você acha que o caso Lulla / Dilma vai ser igual?
- Certamente, ela não tem o carisma e nem a capacidade e inteligência de lidar com pessoas como Lula, é arrogante e prepotente, fez escola na violência e tem amigos dentro do mundo do crime desde sua atuação no regime militar, é antipática por natureza mesmo e não sabe lidar com o povo. Daí para o desastre é só ver.
Meu domingo foi abatido em pleno e lindo vôo.
O Bigode chegou de repente com outra garrafa de cerveja e uma dose de “ODETE” o preparado especial, como já conhece os amigos, bigode me sabia abatido, seu olhar e seu gesto me consolaram, ali estava diversos amigos, dando urras, tentando me alegrar e me pedindo para voltar.
Bem talvez quem sabe uma nuvem passageira, mas o futuro com Dilma se prenuncia tempestade assim mesmo ainda creio que eu como tantos brasileiros espelhados naqueles amigos ali no “Bigode”, terão forças para lutar mesmo contra uma onda desligada, negra e barulhenta,que pinta de vermelho apodrecido o meu País neste futuro tão próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário