domingo, 27 de setembro de 2020
eu que mordi a poeira
EU QUE MORDI A POEIRA
OUVI UMA GARGALHADA...
ERA DO MEU ESPELHO E ME DISSE: MORDEU COM O QUÊ?
SÓ SEI QUE MORDI, MAS ME ENGANEI, ERA UM TRAVESSEIRO.
CURVEI-ME PARA TRÁS, PARA EQUILIBRAR OS ÂNGULOS. .
SENTI INVEJA DE INANA ELA FAZ 1 ANO EM 3.600 ANOS.
TUDO A MINHA VOLTA É POEIRA DO QUE FOI
MOVEIS INCLINADOS, VIDAS QUEBRADAS, TRINCADAS, TRUNCADAS.
SOMBRAS DE PEDAÇOS, POEIRA EM TEMPESTADE PELO SOLO DE MEU CHÃO.
NEM RAIO DE SOL ATRAVESSA A TEMPESTADE, NEM DO CHÃO NEM DE MIM.
SE AINDA VEJO IMAGENS BORRADAS,
QUE SEJA UMA TEMPESTADE DE POEIRA EM MINHA ÍRIS.
O QUE EU VEJO, SÓ COM A ÍRIS DA MINHA ALMA, ENXERGO.
CÁ TEM SONS E IMAGENS, EM UM VÍDEO DE CONSTANTES ATUALIZAÇÕES,
E NA MINHA ALMA A PASSAR TODOS OS MOMENTOS,
TODOS MEUS MOMENTOS QUE PASSARAM.
ME QUEDO A ASSISTIR EM GRANDE TELA DE 360 GRAUS, EU EM MIM DE CABELOS LONGOS, BOTAS SALTO ALTO, CALÇAS BOCA DE SINO, CAMISAS QUADRICULADAS, GOLA LEVANTADA.
VEJO O VIOLÃO, A CANÇÃO, O MICROFONE, A LUA, E O SERTÃO.
VEJO DENTES A CAIR NA SACRISTIA DE MEU BATISMO DE IDOSO.
E VEJO A EXTREMA UNÇÃO DE UM CADÁVER VIVO
VIVENDO SEM APRENDER MAIS, SEM VIAJAR MAIS, SEM PASSEAR MAIS.
NADANDO SEM ÁGUA, CAVALGANDO SEM CAVALO, DIRIGINDO SEM AUTO.
ARTICULANDO EM CÂMARA LENTA PARA O EXTERIOR,
O QUE A MENTE DITA VELOZMENTE, DA CABEÇA O INTERIOR.
AMANDO EXTERIORMENTE,
O QUE O CORAÇÃO TRADUZ DA SAUDADE E DOS AMORES.
SEM PODER EXPRIMIR,
SEM PODER ESCREVER,
SEM PODER GRAVAR.
SÓ UMA CARCAÇA JÁ ESTRAGADA,
SEM MAIS UTILIDADE,
AINDA SENDO USADA
PARA VIVER.
EU,
J.Torquato
.
quinta-feira, 24 de setembro de 2020
FOMOS HERÓIS NA FRANÇA DA PRIMNEIRA GUERRA MUNDIAL - TAMBÉM
De Osmar Gaddo:
Quando uma amiga francesa me disse que tinha visto uma placa alusiva à participação dos brasileiros na Primeira Guerra Mundial no jardim do Hôpital de Vaugirard em Paris, franzi a testa e a corrigi com um sorriso condescendente: “Segunda Guerra”. Ela me sorriu de volta: “Não, Primeira. Me lembro de ter visto as datas 1914-1918. Tenho certeza.”
Oi??!!! Como assim? Nós não participamos da Primeira Guerra Mundial!!! Ou participamos?? Vasculhei todos os cantos da minha memória procurando uma referencia sobre isso e não encontrei nenhuma. Só encontrei o sorriso dela de certeza absoluta. Constrangida com minha ignorância, me fingi de morta mas registrei mentalmente que ia checar aquela informação.
Foi assim que desci na estação de metrô Convention (linha 12) e fui caminhando pela rue Vaugirad em direção à Porte de Versailles. Cinco minutos de caminhada e cheguei ao Jardim do Hôpital de Vaugirard. O lugar é um pequeno oásis verde com uma longa alameda ladeada por gramados verdinhos, muitos bancos e árvores. Flanei pelo lugar a procura da placa e depois de alguns minutos eu a encontrei. Sim, lá estava ela. Meu francês é bem meia-boca mas deu pra entender o que estava escrito: “Aqui se ergueu o hospital franco-brasileiro dos feridos de guerra criados e mantidos pela colônia brasileira de Paris como contribuição na causa aliada 1914-1918. Placa inaugurada por ocasião do 80° aniversário da presença da Missão Médica Brasileira Especial na França.”
Gelei. Uma Missão Médica Brasileira na França na Primeira Guerra Mundial? Como eu nunca ouvi falar sobre isso?!!!! Como é que eu conheço toda a história do American Field Service, uma organização voluntária de norte-americanos para tratar os feridos durante a Primeira Guerra e nunca sequer ouvi falar de uma Missão Médica do meu próprio país???!!!! Imperdoável!!!
Com a ajuda do meu incansável amigo google, sentei em um dos bancos e pesquisei sobre o assunto. Descobri uma história fantástica de coragem, sacrifício e competência quando um navio brasileiro (La Plata) saiu do porto do Rio de Janeiro em 1918 iniciando uma viagem que seria, difícil, perigosa e trágica.
O perigo rondava os mares com a presença dos famigerados U-boats alemães, submarinos de alta tecnologia que afundavam qualquer barco (política da Guerra Submarina Irrestrita) militar, mercante ou de passageiros, mesmo de países neutros. Inicialmente neutro, o Brasil só se declarou em estado de guerra em outubro de 1917 posicionando-se com os Aliados (EUA, França, Grã-Bretanha) por ter tido vários navios mercantes civis brasileiros afundados pelos alemães. Sem uma marinha ou exercito preparado para conflitos da envergadura de potências belicosas como Alemanha, Rússia, EUA e Grã-Bretanha, a ajuda do Brasil para o esforço de guerra foi muito mais voltada à causa humanitária. É aí que entra a Missão Médica Militar Brasileira (MMMB).
O La Plata levava a bordo 168 brasileiros entre médicos, cirurgiões, enfermeiros e farmacêuticos voluntariados para a missão, além de alguns oficiais da marinha e exército, cujo objetivo era chegar a Marsellha e de lá seguir para Paris para instalar e operar um hospital com capacidade para 500 leitos para cuidar dos feridos da guerra.
Os franceses cederam o belo prédio de um antigo convento jesuíta na rue Vaugirard e o hospital brasileiro foi instalado ali recebendo principalmente soldados franceses classificados como “grandes feridos”. Quando a Guerra terminou no final de 1918, o hospital, considerado pelos franceses como de ponta, ainda funcionou até 1919 atendendo a população civil francesa que ainda lutava contra a pandemia da gripe espanhola que varreu a Europa naquele ano. Com a desmobilização do hospital militar, alguns médicos foram convidados a permanecer na França, mas a maioria retornou ao Brasil.
Os franceses jamais se esqueceram desse ato fraterno dos brasileiros e alí estava eu diante da prova, em frente àquela placa. Fiquei envergonhada por desconhecer essa história, que é muito mais emocionante que vcs possam imaginar. Fiquei pensando: Pq não nos falam sobre isso na escola? Pq escondem de nós os nossos heróis? Pq nos autodenominamos “terra do samba e futebol” quando somos tão mais que isso?
Estou escrevendo esse post por duas razões: a primeira é para mostrar como os franceses são gratos por nossa ajuda; a segunda é para desafiar vc a ir além da nossa mediocridade escolar. Se estiver em Paris, visite o Jardin Hôspital Vaugirard (metrô Convention), mas antes, para dar significado à sua visita, conheça essa história em detalhes em http://www.revistanavigator.com.br/navig20/art/N20_art2.pdf e também no livro “O Brasil na Primeira Guerra” de Carlos Darós (ed. Contexto).
Sim, nós também temos nossos heróis... e não são aqueles q jogam bola ou participam de reality shows.
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
BRUXULEIA
BRUXULEIA
NETOS LUXO DE VISIONÁRIO
NETOS LUXO DE VITRINE, INTOCÁVEIS
NETOS VITRINE NO SMARTFONE
NETOS ATERRORIZADOS PELOS ADULTOS,
QUE DIZEM SEREM ASSASSINOS DE AVÓS
NETOS LUXO LONGE
AVÓ MISÉRIA BRUXULEIA.
J.Torquato (o alagoano)
FICA EM... HÁ 2.300 ANOS
DE: Ricardo Romero
POR: José Torquato:
💫 FICA EM 💫
CASA
Fazem 2300 anos, muito antes do Islã, os árabes descobriram que obrigar as pessoas a cobrir o nariz e a boca, quebrava sua vontade e individualidade, e as despersonalizava.
As tornavam mais submissas. Por isso impuseram a toda mulher o uso obrigatório de um véu sobre o rosto.
Logo o Islã converteu isso em um símbolo de submissão da mulher à Alah, ao homem dono do Harem,e ao Rei.
A psicologia moderna explica isso: sem um rosto não existimos como Seres independentes. A criança se olha no espelho entre dois e três anos e se descobre como um ser independente. Poucos animais prestam atenção no espelho, somente os golfinhos e os chimpanzés, o restante somente se individualiza por outros meios, por exemplo seu olfato...
Aquele que não conhece a sua história está condenado a repeti-la...
☣️FICA EM CASA ☣️:
Que nós te deixaremos sem trabalho e levaremos tua empresa a bancarrota, essa que te custou tantos anos em criar.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Que nós decidimos por ti; a que horas podes sair e em que condições.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Que "nós" (teus donos) decidiremos como vais morrer e quando.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Mesmo que não tenhas dinheiro para comprar comida.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Mesmo que restem poucos anos de vida à tua mãe ela te necessite.
☣️FICA EM CASA ☣️:
E não veja teus netos com dúvida que talvez te contagiem.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Mas ainda assim tens que seguir pagando teus impostos mesmo que não geres entradas.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Enquanto nós criamos cortinas de fumaça para que te distraias e vivas confuso com coisas banais e absurdas, e não vejas o que realmente estamos fazendo com teus direitos.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Enquanto reinventamos a economia tirando-te teu meio de sobrevivência, porque não podes fazer nada, e te empurraremos algum "estudo" que te faça acreditar que tudo está bem, e os policiais farão com que cumpras “nossas” ordens.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Porque se saíres fora de tua casa corres o risco de morrer de uma gripe com 2% de mortalidade.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Assim podemos executar nosso plano sem escutar protestos, porque de nada te servem teus direitos porque estão restritos .
☣️FICA EM CASA ☣️:
Assim podemos te controlar melhor com nossos dispositivos aéreos ainda que tu penses que são naves espaciais de outro planeta.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Assim podemos continuar com nossa agenda mundial sem interferências.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Que nós te deixaremos uma lista de entretenimento virtual para que não faças perguntas sobre a nova normalidade.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Que nós estamos trabalhando duro para nos asseguramos de que a cada dia estejas mais distante de teus vínculos e te meteremos mais medos.
☣️FICA EM CASA ☣️:
E cuidado com o que fazes porque teus vizinhos também atuam como nossos policiais.
☣️FICA EM CASA ☣️
Não te exponhas à luz solar, nem aos germes, assim terminamos de destruir teu sistema imunológico.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Falando banalidades ao telefone de coisas absurdas enquanto nós escutamos tuas chamadas e nos aproximamos um pouco mais do plano perfeito.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Não uses o pouco dinheiro que te resta, assim o tiramos de circulação e criamos uma só moeda.
☣️FICA EM CASA☣️:
Assim podemos subir torres radioativas sem que percebas isso.
☣️FICA EM CASA ☣️:
E se sair, tens que colocar uma máscara, para gerar separação, não imunidade .
☣️FICA EM CASA ☣️:
Te afastes de tudo que te faz humano, assim nossa interferência é mais sutil e não encontrarás culpáveis.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Assim vamos estudando teu comportamento já que isso será a nova normalidade.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Como quando o modelo hitleriano dava ordens e as pessoas cumpriam.
Só que ele fazia isso com armas e nós com teu medo.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Não lutes por teus direitos como cidadão nem por tua família, te queremos dócil, não rebelde.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Sem liberdade, sem trabalho, sem férias, sem capacidade de discernir, sem viagens, sem futuro, sem escola, mas com Netflix.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Enquanto seguimos gestando uma ditadura graças à tua ignorância e tolerância.
☣️FICA EM CASA ☣️:
Até que te desumanizes por completo e percas a empatia pela tua gente criando uma divisão impossível de remediar.
☣️FICA EM CASA☣️:
E REPITA ESTA MENSAGEM MIL VEZES E DIGA PARA OUTROS QUE TAMBÉM REPITAM.
PORQUE DE TANTO REPETIR , VAIS ACABAR ACREDITANDO.
NÃO POR DOIS MESES OU UM ANO, SENÃO PELO RESTO DE TUA VIDA.
Entera-te, não te querem saudável, te querem escravo.
Pelo VERDADEIRO DESPERTAR E PELA VERDADEIRA LIBERDADE !!!
💫......🙋♂.......💫
Copiado de Ricardo Romero
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
SEM LUZ
SEM LUZ
SEM LUZ
J.tORQUATO
PERDI MEU FONE DE OUVIDO,
DANEI-ME MAIS PELO SENTIMENTO DE PERDA,
PROCUREI POR TODOS OS CANTOS SEM ÓCULOS
CADÊ MEUS ÓCULOS?
DEPOIS DE UM TEMPO DESCOBRI-O NA MINHA TESTA
MAS E MEU FONE? DOIS DIAS PROCURANDO.
ESTAVA EM CIMA DE MEU PC, À MINHA VISTA.
QUEDEI-ME A PENSAR... TRANSPOSIÇÃO QUÂNTICA DA MATÉRIA?
AÍ ME DEI CONTA QUE EU TAMBEM ESTAVA À VISTA,
QUE QUASE TODOS NÃO ME VIAM, MAS ME OLHAVAM SEMPRE.
EU NÃO, NUNCA, FUI TELETRANSPORTADO,
NÃO ERA BRINQUEDO DE ESPÍRITOS BRINCALHÕES.
EU ESTAVA LÁ, CÁ, AQUI. TODOS PASSAVAM E...
NÃO ME VIAM.
TEMPOS OUTROS, VIRAVAM A CABEÇA PARA ME RE OLHAR AO PASSAR,
AGORA ME OLHAM E NÃO ME VÊEM, VIREI FONE DE OUVIDO.
SOU UMA PESSOA COM A IDADE DE UM FONE DE OUVIDO,
SOU A ÁGUA ABUNDANTE DISTANTE DO DESERTO DA JUVENTUDE,
SEM SABOR, SEM VALOR, SEM MATÉRIA, SEM LUZ.
SOU IDOSO.
J.Torquato