sábado, 21 de abril de 2012

A FORCA BRASILEIRA


MINHA HOMENAGEM AOS BRASILEIROS QUE COMO EU TIRADENTA TODO SANTO DIA.

MINHAS SAUDAÇÕES AOS FRENQUENTADORES ALEGRES E VIBRANTES DAS FILAS MADRUGADEIRAS DOS PANS, SUS, HOSPITAIS, MATERNIDADES, PROGRAMAS SOCIAIS, INSS E ETC. COM SUAS CADEIRAS E BANQUINHOS, PANOS À QUISA DE LENÇOL PARA ENGANAR O FRIO DA MADRUGADA, PITANDO UM CIGARRO PARA ENGANAR A FOME, E A NOITE CLAREA NUM NOVO DIA, ATÉ CHEGAR A HORA QUWE A REPARTIÇÃO VAI ABRIR E CERTAMENTE VAI TE DIZER PARA VOLTAR OUTRA VEZ.

TIRADENTARAM OS REMÉDIOS, A CONSULTA, OS MÉDICOS, SUA CONTA SOCIAL, SUA INTERNAÇÃO, TIRADENTARAM TUDO DE VOCE, BRASILEIRO DE QUINTA CATEGORIA, ASSALARIADO QUANDO TEM SORTE.

ESCONDEM DE TI OS DIREITOS HUMANOS E CIVIS MAIS BÁSICOS, TIRADENTARAM TAMBÉM SUA HONRA, HUMILHAM-VOS/NOS EM CIMA DA NOSSA INGNORÂNCIA E MEDO DE NÃO SER ATENDIDO E ATÉ MORTO POR FALTA DE ATENDIMENTO SE AO MENOS FIZERMOS CARA FEIA. CALADOS MEDROSOS, PISADOS, RESPEITANDO POR TEMOR DE QUE VENHA COISA PIOR QUE SUA ATUAL VIDA. MAL SABEMOS QUE SOMOS NÓS QUE PAGAMOS O SALÁRIO DELES, DO VIGILANTE QUE TE EMPUURA E GRITA CONSIGO, AO GOVERNADOR;/PREFEITO/PRESIDENTE/SENADOR QUE AGORA ESTÁ SE ACORDANDO ESPREQUIÇANDO SOB ALVAS E CARAS COBERTAS QUE O AOLHEM DO AR CONDICIONADO NO SEU AMBIENTE LUXUOSO DE SONO.

SALVE SALVE TIRADENTES BRASILEIRO, NÃO TENS PÁTRIA PORQUE NADA DELA TE PERTENÇE.

NÃO TENS DIGNIDADE PORQUE MORRES DE MEDO DE TER QUE TER.

NÃO TENS RESPEITO A TÍ, PORQUE NUNCA TE RESPEITARAM.

MORRES ENFORCADO 365 DIAS AO ANO, E AINDA SORRIS HUMILDEMENTE QUANDO UMA ANTA TUBARÃO VEM A TUA CASA, APERTA TUA MÃO, PEDE SEU VOTO, E CORRE PARA LAVAR E HIGIENIZAR AS PATAS TUBARÃONÍTIUCAS.

TEU FILHO GAZEA AULAS PARA VADIAR TALVEZ JÁ ESTEJA NO MAL CAMINHO. TUA MULHER VESTE FARRAPOS SOBRE PELANCAS, AZEDA E MAL HUMORADA, DORME PARA ESQUECER QUE NÃO HÁ FEIJÃO PARA A PANELA.

O REUMATISMO E A ARTRITE NÃO TE DEIXA EM PAZ.

ENTÃO PODES SONHAR MANO, A FORCA TALVES SEJA O SÍMBOLO DA LIBERDADE PARA NÓS BRASILEIROS DE QUINTA. JÁ NÃO EXISTIMOS MESMO. OFICIALMENTE SÓ EXISTIMOS PARA O TRE.

QUE VENHA A MORTE, CERTAMENTE SERÁ MENOS DOLOROSA QUE SER BRASILEIRO DE QUINTA NESTE PAÍS DE CARRASCOS SOCIAIS.

JTorquato EL TIRADENTES BRASILEIRO.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CAFUFO DO LEQUE, BILHAR E VINHO DE IVETE DEPELEGRIN
PAPO PRIMEIRO
 

MACEIÓ DAS LOMBADAS






OUVINTE, PÉ DE OREIA E PALESTRANTE POSTADOR... TORQUATO



Elas estão por todos os cantos de Maceió. São muitas, em todas as ruas, avenidas, ruelas e quase todas ilegais, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a Lei 9.503, de 23.09.97, do parágrafo único de seu Artigo 94, que diz: “são proibidos a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN”. No Artigo 95 do mesmo Código contém a afirma que: é proibido a construção de qualquer obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres ou colocar em risco sua segurança sem a prévia autorização do órgão ou entidade de trânsito, prevendo multa, sanções cíveis e penas criminais e multa ao funcionário público responsável por não observar e fazer cumprir a lei. E no Artigo 334 afirma categoricamente: “As ondulações transversais existentes deverão ser homologadas pelo órgão ou entidade competente no prazo de um ano, a partir da publicação deste Código, devendo ser retiradas em caso contrário.”.

Este prazo terminou em 1998. Estamos no ano de 2012 e o que observamos com horror em nossa cidade é a proliferação de lombadas (muitas mal feitas, irregulares e sem autorização do órgão competente, que são feitas por moradores que acreditam ser esta a solução mais viável na prevenção de acidentes), gelo baiano e tantas outras aberrações que nos são impostas, causando prejuízo ao nosso carro e muitas vezes colocando a vida das pessoas em risco, pois dependendo da peça do automóvel danificada, esta pode causar um sério acidente. Lombada irregular não é a garantia de segurança é um agente causador de acidentes.

 Na Avenida Rotary construíram uma lombada sinalizada na subida de uma rua (ou ladeira) dificultando o tráfego. Pior do que isto, a lombada em questão mesmo sinalizada por uma placa, é quase invisível para o motorista em horários em que o sol reflete no para brisa do carro. Se o motorista não tem habilidade causa um acidente.

Bairros na periferia são os que mais apresentam estas irregularidades que nunca são fiscalizadas e a população em sua ignorância aprova este tipo de obra.

A lombada ideal é a eletrônica. Ela serve para qualquer rodovia principalmente as que apresentam variações de velocidade, para cada espaço há uma velocidade específica variando de 30 a 80 km/h nas áreas urbanas, podendo chegar a 110 km/h em áreas rurais. Com ela economiza-se espaço pois a distância de uma para outra deve ser de 1000 metros, portanto, o radar fotográfico responsável pela fiscalização  e emissão de multas tem alcance de 1000 metros. A maior vantagem é que a mesma não danifica o carro e se caso o motorista exceder a velocidade permitida é multado automaticamente, a fatura é enviada para a casa dele via correio, não há maior prejuízo para o proprietário do veículo e as chances de um acidente acontecer devido a quebra de uma peça reduz a zero.

Claro que lombadas eletrônicas não previnem 100% os acidentes. Educação no trânsito é primordial e deveria ser ensinada nas escolas. A combinação bebida e volante ainda são as maiores responsáveis pelas mortes no trânsito. Necessitamos urgente de uma revisão na Lei prevendo punição para os crimes de trânsito mais severas. Precisamos que funcionários públicos pagos pelo dinheiro do contribuinte de fato cumpra sua função e fiscalize nossas ruas, avenidas, vielas... lembrando que ele também possui carro próprio, transita em ruas com lombadas, tem prejuízos com as mesmas. A multa custa mais barato, não danifica o veículo e faz o motorista perder pontos na carteira, uma medida bem interessante pois quando excede na pontuação, a sua carteira é apreendida ou cassada. As lombadas irregulares não são capazes de cumprir a função fiscalizar, nem punir, ela não computa pontos que possam fazer o mau motorista perder a carteira.

A nossos governantes fica o alerta que o prazo final para a substituição das antigas lombadas para as eletrônicas findou-se em 2011. Estamos em 2012 e continuamos a ter prejuízos com os velhos inibidores de velocidade, as pessoas continuam sofrendo acidentes no trânsito e a chance de punir estes criminosos que não respeitam as Leis em Alagoas fica anulada devido a ineficiência dos órgãos responsáveis por um trânsito mais seguro para todos. Se o Estado fizer sua parte no sentido de eliminar estes objetos antigos e irregulares para diminuir a velocidade, substituindo pelos modernos e eficientes, já resolve boa parte da problemática referente a tráfego de veículos. Posteriormente após este passo, ações conjuntas com governo e sociedade podem fazer com que tenhamos um trânsito melhor e mais humano.







observação pertinente: O CAFUFO DO LEQUE, BILHAR E VINHO, É UM COMODO DO ESPÍRITO  DE IVETE DEPELEGRIM ONDE REUNIDOS, AMIGOS, TROCAM TEXTOS, TROÇAS, ARTIGOS, UNS OUVEM, OUTROS FICA DE ORÉIA IM PÉ. CHAMUSCAM CARNES E CACHOEIRAM VINHO. NO FINAL GANHA A SOCIEDADE, A COMUNIDADE, A NAÇÃO.

 



sábado, 14 de abril de 2012

UM DESPERTAR DE ORGULHO - jTorquato

Eu ouvia o ruído da chuva no telhado, sentia o cheiro da terra molhada,e acordei...

Olhei em volta, ouvindo o cair da chuva, o dia mal clareara, mas era hora de me aprontar e ir para o trabalho, fui pegar as roupas e me deparei com algo escrito em batom vermelho no espelho do quarda roupas: “Artigo 5º da Constituição Federal” e em letras menores

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Assinado K & K :

Lembrei-me então que eu dera um castigo as duas filhas minhas, não permitindo a saída delas para qualquer evento por uma semana, justo por causa das notas baixas na escola, tirando delas inclusive os equipamentos de informática, celulares e até os pen drives.

Bateu-me um orgulho danado, a Escola estava transmitindo em sua grade curricular, a Educação dos Direitos Humanos para os alunos do ensino Básico e médio. De uma coisa posso ter certeza, esta geração não seria a geração do “sim senhor”, seria a geração da contestação de seus direitos, das reivindicações legais, seria a geração de cabeça erguida, segura de si e de seus direitos e deveres.

            Um Pais não se basta, se seu povo desconhecer as leis, desconhecer seus direitos básicos. Será sempre um povo manipulável, deseducado, mal instruído, sempre com serviços públicos de qualidade duvidosa sendo empurrada garganta abaixo da população que não se mobiliza, conformada em sua ignorância de seus legítimos direitos constitucionais, de seus mais rudimentares direitos humanos. E assim tem sido com todas as gerações anteriores. Poucos e escolhido, foram as fatias da população que tiveram educação suficiente para reclamar e exigir seus direitos na década de 50/60/70/80 e 90, a grande massa de brasileiros estava alienada, rastejando seus dia a dias sem compreender a luta pelos direitos humanos, sendo propositadamente mantida na ignorância e na contra propaganda que DIREITOS HUMANOS era coisa para os marginais abraçarem contra a sociedade trabalhadora e pacata. E Exemplos houve em que em nome dos Direitos Humanos, desmoralizaram a Polícia, enganaram a Sociedade, protegeram  indivíduos altamente perniciosos a mesma sociedade que lhe garantia direitos, e estes exemplos foram amplamente divulgados e colocados como exemplo, danificando a imagem dos que lutavam pelas implantação dos Direitos Humanos para todos os Brasileiros. As leis dinossaurianas, os códigos penais senis, as brechas indecentes e propositais nas leis que regem esta sociedade, eram e ainda são as armas usadas contra nossos direitos individuais, cidadão, coletivo. E Nenhuma constituição ou código Legal pode estar acima das necessidades sociais de uma Nação, a garantia de uma lei justa começa pelo entendimento de cada individuo de seus direitos humanos.

Orgulhoso e nem apaguei o espelho, vibrante o batom vermelho ali ficava como um lembrete que meus filhos agora não eram mais marionetes ignorantes. Eram cidadões conscientes, seguros e reivindicantes. Uma geração para se orgulhar. A Educação dos Direitos Humanos nas Escolas estavam lançando sua semente para uma planta rígida e inquebrável.

O Som da chuva continuava mais forte, assim como o cheiro da terra, eu me revolvia feliz entre os lençóis e ... ACORDEI

Imediatamente corri ao guarda roupas, e olhei um espelho liso e vazio.



jTorquato (Supertor4)

Maceió, 14 de abril de 2012.

Maceió – AL.


domingo, 1 de abril de 2012

OUVIDOS SURDOS (QUE SE FAZEM)

ESTOU FALANDO HÁ MUITO TEMPO, MAS PARA OUVIDOS SURDOS.

jTorquato (supertor4) pres.APEA-AL, memb.CAE-AL, e SMTT-Maceió

Eu já adiantei que os Estudantes que fazem passeatas e gritam palavras de ordem contra o aumento da passagem, parece não querer ouvir nem ver o óbvio, não sei que mão os orienta, mas dá para pensar que estas mãos tem outras  diretrizes nada honestas. Na realidade nem parecem estar preocupadas com o sofrimento do trabalhador e da gente humilde da periferia, perece que o NEGÓCIO  DE AUMENTO DE PASSAGEM, é só uma dividendo político a ser pescado.

Quando se me deparo com um político honesto, ou pelo menos penso que assim seja, surpresa!!! Agem do mesmo jeito.

Não sei se eu não me faço entender, mas repito, a regulação do valor das passagens, agora não depende de3 cortes nos custos dos empresários, nem de ajustes técnicos do sistema, passa simplesmente pela responsabilidade dos Governos em suas três esferas:

a)    O sistema de vias de transporte que particularmente em MACEIÒ Não tem um mínimo de planejamento e continua a insistir em beneficiar os particulares, carros de um passageiro, ou seja, duplicações, viadutos, reecapamento asfáltico, novas vias de escoamento e etc.

b)    Não há via única para transportes coletivos, que trafega em meio a balbúrdia do transito comum entre motos, caminhões carros de passeio e bicicletas numa desorganização ímpar.

c)    Como assim não há conforto que faça passageiros de outros meios se transportarem para o coletivo de massa, não há pontualidade por motivos óbvios acima descritos, é a vagar dolorosa e lentamente, sob causticante calor, espremidos em pés dividindo suores, temendo uma quebra mecânica, que nós pagamos uma das passagens mais cara do Brasil, quiçá do mundo.

d)    Só nestes itens acima já damos a receita.

Mas tentamos pelo menos diminuir o aumento, fizemos de tudo para reduzir o impacto, debruçados sobre as planilhas da Transpal e do SMTT, nós do conselho do SMTT, com representantes de todos segmentos sociais da Capital Alagoana, sob o mesmo espírito de cooperação para com os segmentos como estudantis, Comunitários, trabalhadores da área e etc., passávamos a régua milimetricamente, vendo onde poderia cortar. Em princípio o aumento era um repasse de valores como aumento de peças, pneus, salários e benefícios concedidos a classe, aumento de valores na aquisição de carrocerias e acessibilidade.....ÔPA temos dois itens para cortar e assim diminuir a percentagem solicitada der reajuste de passagem: Renovação de frotas e Acessibilidade, não havia mais o que cortar. CORTAMOS.

            O Resultado desta audácia foi sentido durante o ano em curso 2009 e até em 2010, a passagem praticamente estancou, mas os ônibus envelheceram, quebraram, diminuíram, atrasavam por quebra diária, sem renovação, sem conservações, por outro lado, outra classe social pagava nossa ousadia, os deficientes.

Na Reunião em 2012, depois d analisar novamente as planilhas, em princípio foi Sá a da transpal que solicitava um reajuste ou repasse para R$ 2.49, a do dep. Técnico da SMTT estava defasada e teria de haver nova reunião, na nova apresentaram um repasse para R$ 2.30. IA COMEÇAR TUDO de novo. Eu simplesmente me posicionei a favor de um tema que ninguém queria se posicionar: Redução de impostos, TODOS ESTÁVAMOS FAZENDO NOSSA PARTE, inclusive com ÔNUS para os passageiros, únicos que pagam no final de tudo a covardia dos segmentos que simplesmente ignoram o Governo que nunca fez sua parte, para atirar num alvo mais midiático: EMPRESÁRIOS.

                        Eu afirmei que conforme contrato assinado entre Prefeitura e as Empresas, observa o que haveria o repasse de preços anualmente. E não havia meios legais para reduzir o solicitado, ou seja a passagem conforme repasse de valor de 1 ano e meio, ficaria mesmo em torno de R$1.50, mas se houvesse redução dos mais altos impostos das capitais brasileiras de 33%, a passagem ficaria a R$ 1,05 reais, com mais alguns benefícios fiscais, agora da esfera federal, poderia esta passagem mesmo com repasse legal e oficial aos empresários, descer da casa dos R$ 1.85.

            QUANDO ME apresentei aos programas de rádio e TV, alguns repórteres e jornalistas me disseram ser eu um Visionário, e que minha luta era inglória, É? ERA?

            “Eu não sou besta para tirar uma de herói” Raul Seixas”, existe em tramitação a Lei 0310/99, que já passou pela apreciação do senado em Novembro de 2011, com aprovação unânime, de que trata este projeto? Da redução dos impostos sobre as passagens dos coletivos, ah ah ah ah, o Governa faz a parte dele, IRF, Pis, COFINS, e outros, e faz convênio com AS PREFEITURAS E ESTADOS via Ministério das Cidades, para tal, VISSE VEREADORES DE OPORTUNIDADES ELEITORAIS? É necessário que tenham o Conselho de Transporte e Transito com representantes dos segmentos sociais, como já temos e os VEREDORES QUEREM ACABAR.

            O que o representante das comunidades dno Conselho do SMTT solicita AOS GOVERNANTES E LEGISLADORES é começar a reduzir agora as enormes e indecentes taxas de impostos, IPVA, Icms, ISS, Tx. ADM. Que deságua em mais de 33% de impostos que os periféricos e assalariados pagam para que cuidem só de viadutos, vias e rodovias, sem lembrar que NÓS EXISTIMOS E ESTAMOS OS SUBVENCIONANDO.



José Torquato CONTRA CPIS IMORAIS E SEM RESULTADOS PALPÁVEIS.

Contra mais vias para carros egoístas, e sim, mais espaço para trens e ÔNIBUs.